Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.654,59 e R$ 5.974,41, com a média salarial de R$ 2.692,16 e o salário mediana em R$ 1.893,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.692,16 32.305,90 673,04 12,69
1º Quartil 1.654,59 19.855,05 413,65 7,80
Salário Mediana 1.893,00 22.716,00 473,25 8,92
3º Quartil 4.556,34 54.676,06 1.139,08 21,48
Teto Salarial 5.974,41 71.692,89 1.493,60 28,16


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.719 - 6.829 2.909,23 1.718,55 1.988,50 5.638,32 6.829,31
Barueri - SP 1.648 - 4.592 2.210,96 1.648,16 1.690,00 3.791,07 4.591,86
Curitiba - PR 1.459 - 5.568 2.534,02 1.459,20 2.000,00 4.597,04 5.568,07
Belo Horizonte - MG 1.498 - 5.555 2.435,57 1.497,81 1.750,00 4.586,56 5.555,38
Porto Alegre - RS 1.412 - 5.785 2.309,61 1.412,00 1.412,00 4.775,96 5.784,79
Rio de Janeiro - RJ 1.465 - 5.214 2.393,63 1.464,85 1.786,00 4.304,71 5.213,99
Embu - SP 1.475 - 3.010 1.833,36 1.475,06 1.561,00 2.484,75 3.009,60
Osasco - SP 1.436 - 3.812 1.972,23 1.436,00 1.573,00 3.147,17 3.811,95
Recife - PE 1.454 - 5.594 2.331,95 1.453,64 1.571,00 4.618,78 5.594,40
Santo André - SP 1.756 - 6.970 3.246,44 1.756,31 2.081,00 5.754,55 6.970,09
Campinas - SP 1.689 - 8.096 3.261,69 1.688,99 2.277,00 6.684,19 8.096,09
Fortaleza - CE 1.445 - 4.012 2.092,84 1.444,83 1.737,00 3.311,96 4.011,55
Brasília - DF 1.459 - 4.609 2.204,94 1.459,19 1.800,00 3.804,83 4.608,53
Florianópolis - SC 1.479 - 7.783 3.219,72 1.478,69 2.500,00 6.425,74 7.783,05
Goiânia - GO 1.454 - 4.682 2.283,12 1.453,89 1.838,00 3.865,10 4.681,53
Contagem - MG 1.446 - 5.197 2.349,54 1.446,16 1.731,00 4.290,64 5.196,95
Uberlândia - MG 1.463 - 6.484 2.723,54 1.462,78 1.929,00 5.353,37 6.484,16
Salvador - BA 1.413 - 4.158 1.969,46 1.413,25 1.477,00 3.433,15 4.158,33
Ribeirão Preto - SP 1.683 - 7.294 2.966,83 1.683,00 1.958,00 6.021,58 7.293,52
São Bernardo do Campo - SP 1.502 - 8.042 3.234,72 1.502,49 1.927,00 6.639,23 8.041,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.619 - 6.496 2.777,52 1.619,42 1.936,00 5.363,03 6.495,86
Paraná 1.491 - 6.339 2.717,77 1.490,60 1.986,00 5.233,68 6.339,19
Minas Gerais 1.469 - 6.824 2.761,61 1.469,03 1.838,00 5.633,68 6.823,69
Rio Grande do Sul 1.412 - 6.255 2.584,95 1.412,00 1.829,00 5.164,26 6.255,10
Santa Catarina 1.682 - 7.235 3.152,22 1.682,08 2.400,00 5.973,36 7.235,11
Rio de Janeiro 1.476 - 4.871 2.309,71 1.476,09 1.800,00 4.021,18 4.870,58
Pernambuco 1.443 - 4.926 2.205,31 1.442,54 1.571,00 4.067,30 4.926,43
Goiás 1.444 - 6.605 2.816,38 1.443,91 2.000,00 5.453,13 6.604,99
Mato Grosso 1.514 - 8.524 3.552,61 1.513,77 2.377,00 7.037,72 8.524,29
Bahia 1.413 - 4.804 2.162,62 1.413,40 1.581,00 3.965,80 4.803,50
Espírito Santo 1.438 - 3.668 1.932,53 1.438,40 1.600,00 3.027,93 3.667,52
Ceará 1.439 - 3.955 2.110,41 1.438,54 1.785,00 3.265,54 3.955,32
Pará 1.423 - 3.043 1.809,57 1.422,68 1.675,00 2.512,15 3.042,79
Distrito Federal 1.459 - 4.609 2.204,94 1.459,19 1.800,00 3.804,83 4.608,53
Mato Grosso do Sul 1.512 - 6.280 2.652,96 1.512,43 1.868,00 5.185,06 6.280,30
Rondônia 1.443 - 3.747 1.933,92 1.443,20 1.600,00 3.093,68 3.747,16
Maranhão 1.442 - 6.393 2.498,14 1.441,68 1.590,00 5.278,47 6.393,44
Paraíba 1.412 - 2.523 1.619,48 1.412,00 1.510,00 2.083,30 2.523,36
Tocantins 1.427 - 7.392 2.953,67 1.427,12 2.000,00 6.102,81 7.391,90
Amazonas 1.432 - 4.210 2.048,23 1.432,26 1.500,00 3.475,83 4.210,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.946 1.705,71 1.412,00 1.440,00 2.432,27 2.946,04
Alagoas 1.412 - 2.518 1.604,41 1.412,00 1.445,00 2.079,22 2.518,42
Sergipe 1.412 - 2.833 1.764,98 1.412,00 1.604,50 2.339,31 2.833,45
Piauí 1.416 - 2.774 1.765,00 1.416,29 1.800,00 2.290,21 2.773,98
Roraima 1.412 - 2.597 1.664,54 1.412,00 1.601,00 2.143,69 2.596,50
Amapá 1.412 - 2.179 1.513,51 1.412,00 1.435,00 1.798,89 2.178,87
Acre 1.412 - 2.152 1.500,38 1.412,00 1.412,00 1.776,33 2.151,55


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • fazer itinerário de visitas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • analisar potencial de clientes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • requisitar assistência técnica;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • visitar área industrial da empresa;
    • requisitar material de divulgação;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • entregar produtos vendidos;
    • organizar material de trabalho;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • preencher contrato;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • organizar eventos científicos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar criatividade;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de reuniões;
    • requisitar troca de produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • explicar objetivos da visita;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • agendar horário;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • relatar visitas;
    • definir autonomia para negociação;
    • implementar estratégias de marketing;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • atender solicitação de clientes;
    • contatar clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • implantar contratos de serviços;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • renovar contratos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar resiliência;
    • definir estratégia de marketing;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar senso ético;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • tomar decisões;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • definir participação no mercado;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • prever vendas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • classificar clientes por potencial;
    • treinar novos funcionários;
    • fornecer amostras;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • entrevistar novos candidatos;
    • explicar formas de pagamento;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • calcular custo do produto;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • receber pagamento do produto;
    • consultar publicações técnicas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • trabalhar sob pressão;
    • integrar novos funcionários;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • contornar situações adversas;


    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo