Corretor de seguros · CBO 3545-05
Corretores de seguros / Complexidade 3 de 8

Corretor de seguros · CBO 3545-05

CBO 354505 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras. realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato. representa o segurado junto à seguradora.

Também chamado de Securitário

O ofício do Corretor de seguros em uma frase CBO 354505

Síntese

O Corretor de seguros (CBO 3545-05) comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras. Realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato. Representa o segurado junto à seguradora. Presta assistência ao segurado em caso de sinistro. Adota estratégias de "marketing" para ampliar seu conjunto de clientes. Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas e controlando fluxo de caixa. Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Opera sistemas informatizados em todas as etapas de trabalho. Cumpre procedimentos legais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 3545-05 se traduz na rotina

Planeja a comercialização de apólices de seguros – tais como seguro de automóvel, seguro de vida, seguro contra incêndio e seguro contra roubo -, para empresas e indivíduos. Mantém relacionamento com empresas seguradoras e negocia taxas e comissões. Organiza cadastro de potenciais clientes.

Elabora roteiro e agenda visitas a clientes potenciais. Realiza visita, identificando as necessidades do cliente e personalizando a oferta de opções de seguro a partir das informações levantadas. Orienta o cliente na seleção da empresa seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo. Solicita inspeção de risco. Negocia proposta e oferece promoção ao cliente. Fecha contrato, conferindo os dados para apólice. Verifica a emissão da apólice e confirma seu envio ao segurado.

Representa o cliente junto à seguradora, intermediando a relação entre seguradora e segurado e contatando os departamentos da seguradora para solucionar eventuais problemas. Participa em reuniões – presencialmente ou usando ferramentas de comunicação virtual - com segurados e seguradora.

Fornece informações aos segurados sobre contratos e faz ajustes para contemplar alteração do risco. Controla os pagamentos dos clientes.

Presta assistência ao segurado no caso de sinistro, coletando dados sobre a ocorrência, montando processo, comunicando a seguradora sobre o sinistro, acertando com a seguradora o pagamento a ser providenciado, e acompanhando o sinistro até sua liquidação.

Busca a fidelização dos clientes, dando atendimento personalizado, mandando mensagens em datas especiais - como aniversário - e distribuindo brindes.

Adota estratégias de "marketing" – tais como serviço de mala-direta, divulgação de imagens e vídeos em redes sociais, criação de página (“website”) na internet, adequação de anúncios ao meio de comunicação utilizado, entre outras - para ampliar seu conjunto de clientes.

Opera sistemas informatizados em diferentes atividades realizadas antes, durante e após a venda de seguro, tais como cadastramento de clientes, seguradoras e produtos, agendamento de visitas aos clientes, elaboração de cotação, proposta, cálculo e endosso, transmissão de proposta à seguradora, controle de vendas, controle de valores a receber, e registro de sinistros.

Mantém-se atualizado em relação à sua área de atuação, pesquisando informações sobre seguros na internet e participando de reuniões, seminários e programas para conhecer novos produtos e serviços. Pode propor a criação de novo produto de seguro.

Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas, controlando fluxo de caixa, recrutando e selecionando pessoal, e estabelecendo atribuições e rotina de trabalho de cada integrante da equipe.

Pode supervisionar trabalho da equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Elabora correspondências e redige documentos.

Monitora a organização, a classificação e o arquivo de documentos - físicos e digitais – relacionados à comercialização de apólices de seguros.

Pulso do mercado para CBO Corretor de seguros

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3545-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3545-05

Os principais empregadores concentram-se em: Corretagem de Seguros, Concessionárias (Carros Novos), Sindicatos, Concessionárias de Motos, Apoio Administrativo, Preparação de Documentos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da fundação escola nacional de seguros (funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro.

Saberes que sustentam o CBO 3545-05

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 13 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente222
Ciências exatas e informáticaCiência da computaçãoSistemas de informação334
Matemática e estatísticaEstatística322
Matemática aplicada333
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática333
Internet333
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional333
Legislação previdenciária333
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho333
Outros conhecimentos de direito - legislação do seguro445
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação e expressão334
Português: leitura e interpretação de textos334
Português instrumental334
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 44 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosAdministração e gestãoOutros conhecimentos de administração e gestão - administração de empresas corretoras de seguros334
Levantamento de informaçõesAplicação de questionários222
Entrevista333
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho334
Processos administrativos e organizacionaisProcessos administrativos332
Processos contábeis e financeirosOutros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - fluxo de caixa333
Outros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - rotinas administrativas e financeiras relacionadas a seguros444
Outros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - rotinas de pagamentos de indenizações444
Processos de recursos humanosDinâmica das relações interpessoais333
Liderança333
Rotinas de desenvolvimento de pessoas333
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho de equipes de trabalho333
Saúde e segurançaErgonomia222
Segurança no trabalho222
Processos de comércioAtendimento ao clienteCódigo do consumidor333
Serviços de atendimento ao cliente334
ComercializaçãoDivulgação de produtos e serviços333
Orçamento334
Pós-venda334
Processo de venda434
Outros conhecimentos de comercialização - comercialização de apólices de seguros445
ComprasCotação333
Importação e exportaçãoTransporte internacional e seguro222
MarketingPerfil de clientes433
Outros conhecimentos de marketing - marketing aplicado à comercialização de seguros444
Planejamento de operações comerciaisTransportes e seguro322
Serviços financeiros e afinsNormas técnicas e regulamentadoras em serviços financeiros e afinsOutros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras em serviços financeiros e afins - normas técnicas e regulamentadoras relacionadas a seguros333
Serviços bancáriosSeguros444
Sistema financeiro nacionalMercado de capitais222
Seguros e resseguros433
Tecnologia dos serviços financeiros e afinsMatemática financeira333
Sinistros434
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - análise de riscos em seguro433
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - classes especiais de seguro: seguro de transporte, seguro residencial, seguro de riscos cibernéticos, seguro compreensivo, outros444
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - elaboração de proposta de apólices e contratos para as diversas modalidades de seguro444
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - fundamentos do seguro445
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - inspeções e laudos médicos para análise de proposta de seguro333
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - seguro contra incêndio445
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - seguro contra roubo445
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - seguro de automóvel445
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - seguros de vida e previdência: seguro de pessoas, saúde e previdência suplementar, outros445
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - seguros e capitalização334
Outros conhecimentos de tecnologia dos serviços financeiros e afins - tipos de cobertura de seguro445
Tendências e inovação em serviços financeiros e afinsOutros conhecimentos de tendências e inovação em serviços financeiros e afins - tendências e inovações na área de seguros334

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa33
Expressão oral44
Compreensão escrita44
Expressão escrita44
Aprendizado ativo33
Persuasão44
Negociação44
Habilidade de orientar serviços33
RaciocínioRaciocínio abstrato para resolução de problemas44
Raciocínio analítico33
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)33
Trabalho com númerosTranscrição de dados33
Comparação de dados33
Classificação de dados33
Compreensão numérica33
Análise de dados33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisReconhecimento de fala33
Clareza de fala44
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Habilidades práticas 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Troca de informações33
Fornecimento de informações33
Cooperação44
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços33
Orientação de pessoas33
Supervisão33
Percepção da realidade social33
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas44
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade22
Habilidades organizacionaisAnálise sistêmica33
Análise de riscos44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores3
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham na área de seguros e previdência privada. Enquanto pessoas físicas, trabalham por conta própria. Enquanto pessoas jurídicas, mantêm uma equipe de corretagem, sob sua supervisão.

Verbos do dia a dia do CBO 354505

O que se faz na prática
Buscar atualização na área de seguros
Cadastrar-se na seguradora
Intermediar a relação entre seguradora e segurado
Orientar o cliente sobre seguro
Verificar a emissão da apólice
Buscar a fidelidade do cliente
Elaborar proposta, cálculo e endosso
Transmitir segurança
Agir com otimismo e perseverância
Redigir documentos
Usar o telefone para se relacionar com seguradora e segurado
Contatar os departamentos da seguradora

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Corretor de seguros (CBO 3545-05) pertence à família dos Corretores de seguros, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
35 Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
354 Técnicos de nivel médio em operações comerciais
3545 Corretores de seguros
354505 Corretor de seguros

Profissões irmãs na família CBO 3545

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Corretor de seguros

CBO 354505

Qual é o CBO do Corretor de seguros?

O código é CBO 3545-05 (ou CBO 354505 sem o hífen), dentro da família 3545 (Corretores de seguros), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Corretor de seguros?

Comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras. Realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato. Representa o segurado junto à seguradora. Presta assistência ao segurado em caso de sinistro. Adota estratégias de "marketing" para ampliar seu conjunto de clientes…

Que formação é necessária para o CBO 3545-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Corretagem de Seguros, Concessionárias (Carros Novos), Sindicatos, Concessionárias de Motos.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3545-05

Mesmo subgrupo · CBO 354