Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;

Atividades

  • efetuar ajustes do sistema;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • interagir com os clientes;
  • orientar equipes de trabalho;
  • elaborar rotinas de teste;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • demonstrar visão espacial;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar entroncamento;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • testar conexões;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • organizar o tempo;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • demonstrar poder de concentração;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • demonstrar habilidade manual;
  • instalar cabeamento;
  • trocar componentes;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • redimensionar equipamentos;
  • levantar o custo do projeto;
  • verificar alimentação do sistema;
  • especificar planos de trabalho;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • treinar usuário final;
  • ativar o sistema;
  • verificar a infraestrutura;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • treinar equipe de trabalho;
  • absorver novas tecnologias;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • executar rotinas de teste;
  • efetuar ajustes;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • elaborar esquemas;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • redimensionar a rede;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • analisar relatórios técnicos;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • especificar mão-de-obra;
  • substituir componentes do sistema;
  • consultar manual de instalação;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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