Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • testar sistemas de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • ministrar treinamento;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • trocar componentes;
  • redimensionar equipamentos;
  • demonstrar visão espacial;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • especificar planos de trabalho;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • redimensionar a rede;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • ativar o sistema;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • consultar manual de instalação;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • demonstrar iniciativa;
  • efetuar ajustes;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • verificar alimentação do sistema;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • elaborar esquemas;
  • substituir componentes do sistema;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • verificar a infraestrutura;
  • levantar o custo do projeto;
  • absorver novas tecnologias;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • treinar equipe de trabalho;
  • instalar cabeamento;
  • demonstrar poder de concentração;
  • executar rotinas de teste;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • analisar relatórios técnicos;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • treinar usuário final;
  • especificar mão-de-obra;
  • demonstrar habilidade manual;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • organizar o tempo;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • avaliar entroncamento;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • trabalhar em equipe;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • interagir com os clientes;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • testar conexões;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • orientar equipes de trabalho;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • elaborar rotinas de teste;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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