Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assistência técnica ao cliente;

Atividades

  • elaborar rotinas de teste;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • levantar o custo do projeto;
  • avaliar entroncamento;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • executar rotinas de teste;
  • treinar equipe de trabalho;
  • orientar equipes de trabalho;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • trocar componentes;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • demonstrar visão espacial;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • substituir componentes do sistema;
  • demonstrar poder de concentração;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • ativar o sistema;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • trabalhar em equipe;
  • efetuar ajustes;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • absorver novas tecnologias;
  • instalar cabeamento;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • verificar a infraestrutura;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • elaborar esquemas;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • demonstrar habilidade manual;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • especificar mão-de-obra;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar manual de instalação;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • organizar o tempo;
  • interagir com os clientes;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • analisar relatórios técnicos;
  • especificar planos de trabalho;
  • treinar usuário final;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • testar conexões;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • redimensionar a rede;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • redimensionar equipamentos;
  • verificar alimentação do sistema;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • configurar os softwares do equipamento;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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