Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação técnica;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • ministrar treinamento;

Atividades

  • redimensionar equipamentos;
  • efetuar ajustes;
  • consultar manual de instalação;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • treinar equipe de trabalho;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • demonstrar habilidade manual;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • executar rotinas de teste;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar entroncamento;
  • demonstrar iniciativa;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • absorver novas tecnologias;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • instalar cabeamento;
  • substituir componentes do sistema;
  • treinar usuário final;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • elaborar rotinas de teste;
  • analisar relatórios técnicos;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • especificar mão-de-obra;
  • organizar o tempo;
  • demonstrar poder de concentração;
  • interagir com os clientes;
  • demonstrar visão espacial;
  • ativar o sistema;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • orientar equipes de trabalho;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • trocar componentes;
  • testar conexões;
  • redimensionar a rede;
  • levantar o custo do projeto;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • verificar alimentação do sistema;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • trabalhar em equipe;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • especificar planos de trabalho;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • elaborar esquemas;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • verificar a infraestrutura;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • interpretar especificações e normas técnicas;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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