Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • reparar equipamentos;
  • elaborar documentação técnica;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • elaborar rotinas de teste;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • verificar a infraestrutura;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • analisar relatórios técnicos;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • elaborar esquemas;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • treinar equipe de trabalho;
  • demonstrar iniciativa;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • substituir componentes do sistema;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • absorver novas tecnologias;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar entroncamento;
  • ativar o sistema;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • trocar componentes;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • organizar o tempo;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • demonstrar habilidade manual;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • redimensionar a rede;
  • demonstrar poder de concentração;
  • instalar cabeamento;
  • interagir com os clientes;
  • demonstrar visão espacial;
  • efetuar ajustes;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • testar conexões;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • redimensionar equipamentos;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • especificar mão-de-obra;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • consultar manual de instalação;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • treinar usuário final;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • orientar equipes de trabalho;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • levantar o custo do projeto;
  • especificar planos de trabalho;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • verificar alimentação do sistema;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • executar rotinas de teste;
  • elaborar esquemas para projetos;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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