Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • prestar assistência técnica ao cliente;

Atividades

  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • orientar equipes de trabalho;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • testar conexões;
  • verificar a infraestrutura;
  • substituir componentes do sistema;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • consultar manual de instalação;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • avaliar entroncamento;
  • demonstrar poder de concentração;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • elaborar esquemas;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • redimensionar a rede;
  • ativar o sistema;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • demonstrar visão espacial;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • analisar relatórios técnicos;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • especificar planos de trabalho;
  • organizar o tempo;
  • trocar componentes;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • levantar o custo do projeto;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • executar rotinas de teste;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • instalar cabeamento;
  • verificar alimentação do sistema;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • especificar mão-de-obra;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • redimensionar equipamentos;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • interagir com os clientes;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • treinar equipe de trabalho;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • demonstrar iniciativa;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • treinar usuário final;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • elaborar rotinas de teste;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • absorver novas tecnologias;
  • demonstrar habilidade manual;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • efetuar ajustes;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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