Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar treinamento;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;

Atividades

  • testar conexões;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • demonstrar habilidade manual;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • elaborar esquemas;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • levantar o custo do projeto;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • orientar equipes de trabalho;
  • absorver novas tecnologias;
  • especificar mão-de-obra;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • redimensionar equipamentos;
  • avaliar entroncamento;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • consultar manual de instalação;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • interagir com os clientes;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • verificar alimentação do sistema;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • instalar cabeamento;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • treinar usuário final;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • organizar o tempo;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • efetuar ajustes;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • verificar a infraestrutura;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • treinar equipe de trabalho;
  • elaborar rotinas de teste;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • substituir componentes do sistema;
  • demonstrar poder de concentração;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • analisar relatórios técnicos;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • redimensionar a rede;
  • trocar componentes;
  • ativar o sistema;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • executar rotinas de teste;
  • demonstrar visão espacial;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • demonstrar iniciativa;
  • especificar planos de trabalho;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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