Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • elaborar documentação técnica;
  • reparar equipamentos;
  • ministrar treinamento;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;

Atividades

  • demonstrar habilidade manual;
  • verificar alimentação do sistema;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • ativar o sistema;
  • redimensionar a rede;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • elaborar esquemas;
  • elaborar rotinas de teste;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • substituir componentes do sistema;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • efetuar ajustes;
  • organizar o tempo;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • especificar mão-de-obra;
  • absorver novas tecnologias;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • testar conexões;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • verificar a infraestrutura;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • avaliar entroncamento;
  • trocar componentes;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • instalar cabeamento;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • orientar equipes de trabalho;
  • demonstrar poder de concentração;
  • executar rotinas de teste;
  • consultar manual de instalação;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • especificar planos de trabalho;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • treinar equipe de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • levantar o custo do projeto;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • treinar usuário final;
  • interagir com os clientes;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • analisar relatórios técnicos;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar visão espacial;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • redimensionar equipamentos;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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