Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
- Técnico em ciências físicas e químicas
- Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes
Cargos relacionados:
- Técnico hidrometrista
- Técnico de abastecimento
- Auxiliar técnico de centro de operação do sistema de energia
- Laboratorista de água e controle ambiental
- Auxiliar técnico de distribuição de energia
- Técnico de central térmica
- Técnico de utilidade (produção e distribuição de vapor
- Técnico de saneamento e controle ambiental
- Técnico de meteorologia
- Auxiliar técnico de geração de energia
- Analista de estação de tratamento de efluentes
- Técnico de controle de meio ambiente
Principais locais de trabalho
Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes atuam na preservação da qualidade ambiental. Trabalham em equipe, em laboratórios e em atividades de campo, vinculados à administração pública, indústrias, empresas de consultoria, estações meteorológicas e de tratamento. Trabalham em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos nos horários diurnos e noturnos. Muitas vezes, trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis ou expostos a ruídos, material tóxico, radiação, altas temperaturas, frio intenso e umidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes
Essas ocupações requerem formação técnica de nível médio completa nas áreas do meio ambiente, saneamento e afins. O pleno exercício das atividades requer de um a dois anos de experiência. Geralmente, trabalham sob supervisão de profissionais de nível superior.
Funções e atividades do Técnico de gestão do meio ambiente
Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes devem:
- coordenar processos de controle ambiental, utilidades, tratamento de efluentes e levantamentos meteorológicos;
- monitorar a segurança no trabalho;
- coordenar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- implementar projetos;
- implementar ações de gestão ambiental;
- operar máquinas, equipamentos e instrumentos;
- realizar análises físico-químicas e microbiológicas dos efluentes;
Atividades
- monitorar cumprimento das normas e legislação no trabalho;
- comunicar-se;
- estabelecer prazos, ações e responsabilidades;
- agir com ética;
- estudar etapas de desenvolvimento do projeto;
- dar provas de liderança;
- definir local de armazenagem dos resíduos e efluentes;
- fornecer subsídios para elaboração do mapa de riscos;
- calibrar equipamentos e instrumentos (pluviógrafo, linígrafo, oxímetro e phmetro);
- capacitar operadores;
- aplicar ações corretivas;
- demonstrar dinamismo;
- analisar resultados das ações corretivas;
- suprir ambiente de análises com reagentes, vidrarias e equipamentos;
- fornecer subsídios para elaborar plano de manutenção;
- demonstrar iniciativa;
- controlar custos operacionais;
- programar aquisição e estocagem de matéria-prima e insumos;
- realizar inspeções e vistorias técnicas;
- controlar distribuição dos produtos gerados (vapor, ar e efluentes);
- adequar procedimentos operacionais;
- interpretar plantas, fluxogramas de projetos;
- ajustar parâmetros operacionais de otimização dos processos;
- avaliar capacidade produtiva do processo de ar, vapor, óleo e gases;
- avaliar amplitude dos impactos ambientais;
- fornecer informações para procedimentos de emergência;
- propor ações preventivas;
- identificar necessidades de treinamento;
- propor melhorias nas máquinas, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar capacidade de auto-organização;
- determinar vazões líquidas e índices inerentes ao controle do processo;
- encaminhar amostras para análises externas complementares;
- avaliar funcionamento das máquinas e equipamentos;
- cumprir procedimentos de emergência;
- manusear vidrarias, instrumentos e equipamentos;
- preservar amostras coletadas;
- identificar amostras e pontos de coletas;
- programar paradas para manutenção;
- dimensionar equipes de trabalho;
- interpretar mapa de riscos;
- informar sobre precauções de produtos e resíduos gerados no processo;
- definir medidas corretivas;
- elaborar laudos, relatórios e planilhas dos resultados analíticos;
- atender normas e legislação ambiental;
- controlar uso dos equipamentos de proteção (individual e coletiva);
- coletar amostras;
- manipular produtos químicos e biológicos;
- autocriticar-se;
- orientar implantação de projetos;
- distribuir tarefas;
- testar novos produtos químicos e equipamentos;
- identificar problemas operacionais na implantação de projetos;
- elaborar plano de trabalho;
- identificar procedimentos de operação;
- propor melhorias em projetos;
- orientar equipes de trabalho;
- demonstrar sociabilidade;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- identificar os aspectos ambientais e impactos associados;
- solicitar manutenção periódica das máquinas e equipamentos;
- avaliar eficiência dos processos;
- ajustar máquinas e equipamentos;
- manter bom relacionamento interpessoal;
- interpretar resultados analíticos;
- cumprir objetivos e metas ambientais;
- preparar ambiente para análises;
Setores que mais contratam Técnico de gestão do meio ambiente no mercado de trabalho
- Serviços de engenharia
- Construção de edifícios
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Testes e análises técnicas
- Construção de rodovias e ferrovias
- Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Outras obras de engenharia civil
- Obras de montagem industrial
- Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Administração pública em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Administração de obras
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Instalação e manutenção elétrica
- Locação de mão-de-obra temporária
- Captação, tratamento e distribuição de água