Salário para o cargo de Supervisor de televendas
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de televendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de televendas

Um Supervisor de televendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.956,30 e R$ 6.784,82, com a média salarial de R$ 3.150,10 e o salário mediana em R$ 2.493,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de televendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.150,10 37.801,15 787,52 14,71
1º Quartil 1.956,30 23.475,65 489,08 9,14
Salário Mediana 2.493,00 29.916,00 623,25 11,64
3º Quartil 5.174,39 62.092,71 1.293,60 24,17
Teto Salarial 6.784,82 81.417,83 1.696,20 31,69


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.937 - 9.470 3.949,50 1.936,70 2.907,00 7.818,35 9.469,82
Rio de Janeiro - RJ 1.720 - 7.045 3.211,14 1.720,47 2.500,00 5.816,80 7.045,48
Curitiba - PR 1.713 - 6.515 3.001,74 1.712,74 2.451,00 5.378,82 6.514,99
Belo Horizonte - MG 1.846 - 6.160 3.012,75 1.846,40 2.474,00 5.085,65 6.159,90
Barueri - SP 2.138 - 7.655 3.549,38 2.137,79 2.756,50 6.319,87 7.654,81
Fortaleza - CE 1.596 - 5.074 2.534,42 1.596,45 2.232,00 4.189,37 5.074,29
Salvador - BA 1.599 - 5.358 2.553,86 1.599,43 2.094,00 4.424,00 5.358,49
Goiânia - GO 1.626 - 5.213 2.607,31 1.625,74 2.188,00 4.303,86 5.212,97
Brasília - DF 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Guarulhos - SP 1.734 - 4.869 2.439,14 1.733,98 1.928,00 4.019,52 4.868,56
Recife - PE 1.666 - 5.068 2.492,44 1.665,59 2.000,00 4.184,54 5.068,44
Botucatu - SP 2.129 - 2.798 2.199,17 2.129,23 2.179,00 2.309,70 2.797,57
Porto Alegre - RS 1.792 - 7.212 3.371,80 1.791,92 2.766,00 5.954,59 7.212,38
Mogi das Cruzes - SP 1.932 - 4.551 2.616,65 1.932,08 2.357,00 3.757,53 4.551,23
Campinas - SP 2.069 - 8.761 3.783,77 2.068,70 2.676,00 7.233,07 8.760,91
Florianópolis - SC 1.898 - 6.746 3.219,96 1.897,76 2.700,00 5.569,77 6.746,27
Montes Claros - MG 1.760 - 3.368 2.133,82 1.760,11 1.934,39 2.780,77 3.368,15
Uberlândia - MG 1.595 - 5.618 2.678,13 1.595,49 2.137,50 4.638,44 5.618,22
Ribeirão Preto - SP 1.841 - 7.767 3.466,31 1.840,88 2.704,00 6.412,26 7.766,73
São Bernardo do Campo - SP 1.927 - 6.302 3.110,56 1.927,08 2.647,00 5.203,31 6.302,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.873 - 8.472 3.621,70 1.873,02 2.754,00 6.994,81 8.472,32
Minas Gerais 1.611 - 5.470 2.677,19 1.611,28 2.417,00 4.516,47 5.470,49
Rio de Janeiro 1.643 - 6.528 2.966,66 1.642,91 2.325,00 5.389,53 6.527,96
Paraná 1.693 - 6.197 2.906,94 1.692,79 2.400,00 5.116,56 6.197,33
Bahia 1.575 - 4.868 2.399,32 1.574,88 1.971,00 4.018,81 4.867,71
Santa Catarina 1.833 - 7.636 3.413,73 1.832,64 2.674,00 6.304,00 7.635,60
Rio Grande do Sul 1.740 - 6.634 3.201,65 1.739,62 2.752,00 5.476,96 6.633,86
Ceará 1.565 - 4.869 2.464,73 1.565,44 2.100,50 4.019,65 4.868,72
Goiás 1.579 - 5.042 2.534,29 1.579,04 2.100,50 4.162,31 5.041,52
Pernambuco 1.631 - 4.474 2.374,17 1.630,51 2.000,00 3.693,80 4.474,04
Distrito Federal 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Espírito Santo 1.723 - 5.593 3.009,13 1.722,87 3.013,00 4.617,41 5.592,74
Rio Grande do Norte 1.812 - 4.035 2.392,45 1.811,76 2.141,00 3.331,10 4.034,73
Paraíba 1.547 - 3.755 2.260,32 1.547,22 2.264,00 3.099,80 3.754,57
Alagoas 1.650 - 3.269 2.060,49 1.649,67 1.941,00 2.698,51 3.268,52
Mato Grosso 1.459 - 4.326 2.226,09 1.458,82 1.802,00 3.571,94 4.326,44
Mato Grosso do Sul 1.600 - 4.762 2.459,49 1.599,52 2.095,00 3.931,65 4.762,14
Pará 1.532 - 4.115 2.264,49 1.532,02 2.017,67 3.397,39 4.115,02
Piauí 1.595 - 3.493 2.122,87 1.595,40 2.028,00 2.884,15 3.493,37
Maranhão 1.517 - 4.496 2.483,81 1.517,18 2.317,00 3.712,25 4.496,39
Amazonas 1.459 - 5.284 2.379,57 1.458,64 1.800,00 4.362,36 5.283,82
Sergipe 1.525 - 3.781 2.163,99 1.524,63 2.077,00 3.121,91 3.781,35
Tocantins 1.412 - 3.966 2.171,20 1.412,00 2.000,00 3.274,17 3.965,77
Rondônia 1.477 - 4.879 2.336,79 1.477,18 1.746,00 4.028,45 4.879,38
Acre 1.445 - 3.762 2.020,28 1.444,67 1.800,00 3.106,00 3.762,08
Amapá 1.446 - 3.503 2.042,41 1.446,25 2.000,00 2.892,00 3.502,88
Roraima 1.412 - 3.150 1.752,20 1.412,00 1.553,00 2.601,00 3.150,41


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de televendas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com flexibilidade;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • treinar novos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • promover reuniões;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • elaborar programação de férias;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • conferir faturas;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com empatia;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • agir com desenvoltura;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • definir recursos de trabalho;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • rever rotinas de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • selecionar pessoal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • identificar prioridades;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • atuar com dinamismo;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • tabular dados;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • estimar volume de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • definir perfil para cargos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • manter-se atualizado;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor promoções de funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • recolher numerário dos guichês;
    • orçar custos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • definir rotinas de trabalho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • promover rodízio de funções;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • controlar movimentação de questionários;
    • analisar relatórios;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • liderar equipe;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • criticar questionários preenchidos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • dimensionar equipe de trabalho;


    Setores que mais contratam Supervisor de televendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo