Salário para o cargo de Supervisor de recepcionistas
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de recepcionistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepcionistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepcionistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • agir com desenvoltura;
    • promover reuniões;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • orçar custos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • controlar as emoções;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor admissões de funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • treinar novos funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • atuar com dinamismo;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • liderar equipe;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • manter-se atualizado;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar ligações telefônicas;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir faturas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • controlar movimentação de questionários;
    • elaborar programação de férias;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • agir com flexibilidade;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • selecionar pessoal;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor promoções de funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir recursos de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • analisar relatórios;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • tabular dados;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • recolher numerário dos guichês;
    • confrontar dados coletados;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • agir com criatividade;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • definir perfil para cargos;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepcionistas no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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