Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.876,49 e R$ 6.716,09, com a média salarial de R$ 3.117,08 e o salário mediana em R$ 2.360,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.117,08 37.404,92 779,27 14,80
1º Quartil 1.876,49 22.517,91 469,12 8,91
Salário Mediana 2.360,00 28.320,00 590,00 11,21
3º Quartil 5.121,98 61.463,74 1.280,49 24,32
Teto Salarial 6.716,09 80.593,10 1.679,02 31,89


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.884 - 5.541 2.792,61 1.883,67 2.103,20 4.574,88 5.541,23
Belo Horizonte - MG 1.711 - 2.619 1.877,21 1.710,50 1.845,00 2.162,50 2.619,28
Cotia - SP 4.056 - 11.950 6.388,91 4.056,40 5.822,00 9.865,80 11.949,75
Vitoria - ES 1.908 - 3.377 2.096,84 1.908,00 1.908,00 2.788,00 3.376,91
São Luís - MA 1.486 - 2.998 1.760,93 1.486,00 1.590,00 2.475,33 2.998,20
Belém - PA 1.945 - 4.870 2.951,75 1.945,00 2.727,00 4.020,60 4.869,87
Criciúma - SC 2.910 - 3.917 2.974,84 2.910,00 2.910,00 3.234,00 3.917,12
Nova Lima - MG 1.650 - 2.507 1.791,60 1.650,00 1.776,00 2.069,50 2.506,64
Fortaleza - CE 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Joanópolis - SP 2.768 - 4.809 3.273,56 2.767,50 3.098,00 3.970,00 4.808,58
Rio de Janeiro - RJ 1.560 - 7.947 3.286,00 1.560,00 2.656,00 6.561,00 7.946,88
Manaus - AM 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Campo Grande - MS 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Nova Iguaçu - RJ 3.152 - 6.788 4.331,00 3.152,00 4.307,50 5.604,00 6.787,73
Natal - RN 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Florianópolis - SC 2.000 - 11.768 6.703,34 2.000,00 9.253,00 9.716,00 11.768,31
Macapá - AP 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Cuiabá - MT 1.983 - 8.338 2.963,20 1.983,00 1.983,00 6.884,00 8.338,11
Salvador - BA 1.500 - 6.063 3.160,80 1.500,00 3.164,00 5.006,00 6.063,42
Goiânia - GO 1.455 - 4.351 2.381,72 1.455,00 2.087,60 3.592,02 4.350,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.884 - 7.866 3.471,16 1.884,10 2.865,00 6.494,62 7.866,48
Minas Gerais 1.701 - 5.210 2.417,19 1.700,67 1.845,00 4.301,80 5.210,47
Rio de Janeiro 1.529 - 7.023 3.088,26 1.528,60 2.500,00 5.798,40 7.023,20
Espírito Santo 1.908 - 3.676 2.182,86 1.908,00 1.908,00 3.035,20 3.676,33
Maranhão 1.528 - 5.864 2.403,70 1.527,60 1.590,00 4.841,20 5.863,81
Santa Catarina 2.228 - 9.588 3.956,77 2.227,50 2.910,00 7.916,00 9.588,10
Pará 1.689 - 4.660 2.711,44 1.689,33 2.727,00 3.847,07 4.659,68
Rio Grande do Sul 1.671 - 7.694 3.055,62 1.671,00 2.321,00 6.352,00 7.693,73
Bahia 1.969 - 5.707 3.070,67 1.969,33 2.771,50 4.711,67 5.706,91
Paraná 1.667 - 3.331 2.203,78 1.667,00 2.300,00 2.750,00 3.330,88
Ceará 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Goiás 1.518 - 5.547 2.716,39 1.518,00 2.515,00 4.580,01 5.547,45
Mato Grosso 1.983 - 6.489 3.288,25 1.983,00 2.906,50 5.357,00 6.488,56
Rondônia 1.412 - 4.078 2.512,78 1.412,00 2.677,00 3.367,00 4.078,21
Amazonas 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Mato Grosso do Sul 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Amapá 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Norte 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Pernambuco 1.412 - 4.501 3.164,80 1.412,00 3.559,00 3.716,00 4.500,93


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • definir preço de vendas de produtos;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • orçar custos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • agir com criatividade;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • elaborar programação de férias;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • promover reuniões;
    • atuar com dinamismo;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • analisar relatórios;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • tabular dados;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • agir com empatia;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • justificar diferenças de caixa;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • confrontar dados coletados;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • controlar as emoções;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • propor fechamento de contratos;
    • promover rodízio de funções;
    • agir com flexibilidade;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • propor promoções de funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • liderar equipe;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • conferir faturas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • rever rotinas de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • controlar movimentação de questionários;
    • selecionar pessoal;
    • recolher numerário dos guichês;


    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Comércio atacadista de material elétrico
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Cartunista