Salário para o cargo de Reparador de telefone
CBO 7313-20 > Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

Reparador de telefone - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam, instalam e reparam - em estabelecimentos comerciais, industriais, residenciais, rurais, urbanos e órgãos públicos - linhas e aparelhos de telecomunicações, equipamentos de comutação e telefonia, de transmissão e telefonia e de energia em telefonia. Reparam aparelhos de telecomunicações em laboratório. Instalam e mantêm redes de cabos. Controlam resultados de funcionamento de linhas, aparelhos, redes de cabos e equipamentos instalados, testando, analisando indicadores de desempenho e registrando informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Reparador de telefone

Um Reparador de telefone trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.462,07 e R$ 2.440,47, com a média salarial de R$ 1.676,82 e o salário mediana em R$ 1.580,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Reparador de telefone

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.676,82 20.121,84 419,21 7,80
1º Quartil 1.462,07 17.544,84 365,52 6,80
Salário Mediana 1.580,00 18.960,00 395,00 7,35
3º Quartil 2.014,87 24.178,44 503,72 9,37
Teto Salarial 2.440,47 29.285,64 610,12 11,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
      • Montadores e instaladores de equipamentos eletroeletrônicos em geral
        • Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).


O que é preciso para trabalhar na área dos Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

O exercício desse cargo requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Reparador de telefone

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações devem:

  • reparar linhas e aparelhos de telecomunicações;
  • controlar resultados de funcionamento;
  • preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • instalar linhas e aparelhos de telecomunicações;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • zelar pelo patrimônio;
  • controlar-se emocionalmente;
  • disponibilizar documentação técnica;
  • aceitar ideias;
  • levantar material gasto;
  • elaborar relatório final;
  • identificar pares em caixas terminais;
  • lidar com clientes;
  • instalar telefones com sistemas de ondas portadoras;
  • dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito;
  • instalar telefones públicos;
  • atualizar armários de distribuição;
  • substituir jumpers;
  • identificar as causas dos defeitos;
  • proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas (baterias);
  • armazenar equipamentos de energia;
  • apresentar soluções;
  • programar telefones públicos;
  • instalar fiação interna;
  • analisar indicadores de desempenho;
  • trabalhar em equipe;
  • aceitar materiais, serviços e equipamentos;
  • demonstrar organização;
  • atualizar distribuidor geral (dg);
  • fechar ordens de serviço;
  • transportar equipamentos de energia;
  • jampear distribuidor geral (dg);
  • redirecionar ordem de serviços;
  • interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • selecionar materiais, ferramentas e equipamentos;
  • eliminar causas dos defeitos;
  • seguir métodos e procedimentos;
  • prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia;
  • manter equipamentos de proteção limpos;
  • resolver situações inesperadas;
  • jampear terminais;
  • utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo;
  • interpretar ordens de serviço;
  • instalar linhas privadas (lp) e linhas privadas para comunicação de dados (lpcd);
  • instalar equipamentos terminais de assinantes;
  • obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho;
  • identificar conexões, pares, cabos e terminais;
  • testar linhas telefônicas;
  • planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
  • comunicar-se;
  • jampear armário de distribuição (ard);
  • identificar terminais telefônicos;
  • instalar fiação externa;


Setores que mais contratam Reparador de telefone no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Construção de edifícios
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Atividades de teleatendimento
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas




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