Quanto ganha um Reparador de telefone
Um Reparador de telefone trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.462,07 e R$ 2.440,47, com a média salarial de R$ 1.676,82 e o salário mediana em R$ 1.580,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.676,82 | 20.121,84 | 419,21 | 7,80 |
1º Quartil | 1.462,07 | 17.544,84 | 365,52 | 6,80 |
Salário Mediana | 1.580,00 | 18.960,00 | 395,00 | 7,35 |
3º Quartil | 2.014,87 | 24.178,44 | 503,72 | 9,37 |
Teto Salarial | 2.440,47 | 29.285,64 | 610,12 | 11,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
- Montadores e instaladores de equipamentos eletroeletrônicos em geral
- Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações
Cargos relacionados:
- Reparador de instalações telefônicas
- Especialista em linha de transmissão
- Instalador de telefones
- Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações
- Instalador de centrais telefônicas
- Instalador mantenedor de telefonia
- Instalador de estações telefônicas
- Reparador de linhas e aparelhos
- Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório
- Instalador de equipamentos de comunicação
- Instalador-reparador de redes e cabos telefônicos
- Instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia
Principais locais de trabalho
Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).
O que é preciso para trabalhar na área dos Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações
O exercício desse cargo requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Reparador de telefone
Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações devem:
- reparar linhas e aparelhos de telecomunicações;
- controlar resultados de funcionamento;
- preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- instalar linhas e aparelhos de telecomunicações;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- zelar pelo patrimônio;
- controlar-se emocionalmente;
- disponibilizar documentação técnica;
- aceitar ideias;
- levantar material gasto;
- elaborar relatório final;
- identificar pares em caixas terminais;
- lidar com clientes;
- instalar telefones com sistemas de ondas portadoras;
- dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito;
- instalar telefones públicos;
- atualizar armários de distribuição;
- substituir jumpers;
- identificar as causas dos defeitos;
- proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas (baterias);
- armazenar equipamentos de energia;
- apresentar soluções;
- programar telefones públicos;
- instalar fiação interna;
- analisar indicadores de desempenho;
- trabalhar em equipe;
- aceitar materiais, serviços e equipamentos;
- demonstrar organização;
- atualizar distribuidor geral (dg);
- fechar ordens de serviço;
- transportar equipamentos de energia;
- jampear distribuidor geral (dg);
- redirecionar ordem de serviços;
- interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- selecionar materiais, ferramentas e equipamentos;
- eliminar causas dos defeitos;
- seguir métodos e procedimentos;
- prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia;
- manter equipamentos de proteção limpos;
- resolver situações inesperadas;
- jampear terminais;
- utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo;
- interpretar ordens de serviço;
- instalar linhas privadas (lp) e linhas privadas para comunicação de dados (lpcd);
- instalar equipamentos terminais de assinantes;
- obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho;
- identificar conexões, pares, cabos e terminais;
- testar linhas telefônicas;
- planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- comunicar-se;
- jampear armário de distribuição (ard);
- identificar terminais telefônicos;
- instalar fiação externa;
Setores que mais contratam Reparador de telefone no mercado de trabalho
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Manutenção de estações e redes de telecomunicações
- Instalação e manutenção elétrica
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Serviços de engenharia
- Outras atividades de telecomunicações
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Construção de edifícios
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Atividades de teleatendimento
- Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
- Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas