Salário para o cargo de Registrador imobiliário
CBO 2413-25 > Tabeliães e registradores

Registrador imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador imobiliário

Um Registrador imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.359,82 e R$ 16.056,08, com a média salarial de R$ 6.154,38 e o salário mediana em R$ 4.050,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.154,38 73.852,59 1.538,60 28,88
1º Quartil 2.359,82 28.317,86 589,96 11,07
Salário Mediana 4.050,00 48.600,00 1.012,50 19,01
3º Quartil 12.245,05 146.940,65 3.061,26 57,46
Teto Salarial 16.056,08 192.672,99 4.014,02 75,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goianésia - GO 1.606 - 3.204 2.268,20 1.606,00 2.645,00 2.645,00 3.203,70
Cafelândia - SP 1.626 - 7.034 2.992,00 1.626,00 2.021,00 5.807,50 7.034,22
Palmeira das Missões - RS 2.344 - 16.352 5.407,33 2.344,00 3.850,00 13.500,00 16.351,61
Pitanga - PR 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.820 - 25.981 8.760,32 1.820,40 5.403,50 21.450,20 25.981,13
São Paulo 1.835 - 13.090 4.995,25 1.835,00 3.920,00 10.807,60 13.090,49
Goiás 1.671 - 10.655 3.721,67 1.670,67 2.645,00 8.797,00 10.655,19
Rio Grande do Sul 2.285 - 24.400 6.902,09 2.285,00 4.800,00 20.145,00 24.400,23
Santa Catarina 5.262 - 17.457 10.262,44 5.262,00 10.775,00 14.413,00 17.457,46
Bahia 1.412 - 6.750 2.746,63 1.412,00 1.725,00 5.572,50 6.749,58
Paraná 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23
Tocantins 7.812 - 15.414 11.743,20 7.812,00 12.726,00 12.726,00 15.414,11


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador imobiliário

Tabeliães e registradores devem:

  • conservar acervo;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • prestar informações;
  • autenticar documentos e fatos;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;

  • Atividades

    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • registrar escritos particulares;
    • analisar a vontade do usuário;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • receber pagamentos de títulos;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • elaborar informações estatísticas;
    • promover atualização dos funcionários;
    • escrever corretamente;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • registrar embarcações marítimas;
    • guardar sigilo;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • prenotar títulos;
    • ler o ato ao usuário;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • raciocinar logicamente;
    • lavrar protestos de títulos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • atuar com eficiência;
    • manter-se atualizado;
    • decidir rapidamente;
    • empregar criatividade;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • agir com urbanidade;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • ouvir o usuário;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • registrar casamentos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • fornecer certidões;
    • registrar títulos e documentos;
    • redigir atas notariais;
    • examinar documentos;
    • administrar acervo;
    • autenticar livros;
    • agir com imparcialidade;
    • fazer uso da paciência;
    • registrar nascimentos;
    • registrar protesto de títulos;
    • selecionar funcionários;
    • recolher tributos dos usuários;
    • pagar tributos;
    • expressar-se com clareza;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • registrar operações imobiliárias;
    • adequar espaço físico;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • protocolar títulos;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • treinar pessoal;
    • empreender inovações;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • suportar pressões externas;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • matricular imóveis;
    • coordenar os serviços;
    • agir eticamente;
    • apontar soluções para problemas;
    • emitir notificações;
    • expedir intimações;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • aprovar testamento cerrado;
    • registrar óbitos;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • adquirir equipamentos;
    • averbar alterações de estado civil;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • registrar contratos marítimos;
    • fornecer informações verbais;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • cancelar registros;


    Setores que mais contratam Registrador imobiliário no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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