Salário para o cargo de Registrador de títulos e documentos
CBO 2413-30 > Tabeliães e registradores

Registrador de títulos e documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador de títulos e documentos

Um Registrador de títulos e documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.494,03 e R$ 3.031,64, com a média salarial de R$ 1.767,51 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador de títulos e documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,51 21.210,09 441,88 8,08
1º Quartil 1.494,03 17.928,38 373,51 6,83
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,85
3º Quartil 2.312,06 27.744,68 578,01 10,57
Teto Salarial 3.031,64 36.379,66 757,91 13,85


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Vila Velha - ES 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Manaus - AM 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro - RJ 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
São Paulo - SP 1.555 - 11.289 3.512,77 1.554,67 1.840,00 9.320,67 11.289,47
Uberlândia - MG 1.445 - 13.724 8.087,20 1.445,22 10.593,00 11.331,00 13.724,45
Americano do Brasil - GO 1.570 - 2.041 1.590,91 1.570,00 1.570,00 1.685,00 2.040,92
Belo Horizonte - MG 1.700 - 3.161 1.977,38 1.700,00 1.800,00 2.609,50 3.160,70
Feira de Santana - BA 1.473 - 1.896 1.534,33 1.473,00 1.565,00 1.565,00 1.895,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Espírito Santo 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Amazonas 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
Minas Gerais 1.426 - 14.298 5.419,47 1.426,24 3.247,00 11.804,57 14.298,05
São Paulo 1.504 - 10.477 3.276,11 1.503,50 1.840,00 8.649,75 10.476,84
Goiás 1.517 - 3.088 1.760,73 1.517,33 1.570,00 2.549,67 3.088,23
Rio Grande do Sul 2.025 - 16.923 6.180,69 2.025,00 4.000,00 13.971,67 16.922,90
Santa Catarina 1.738 - 8.224 3.222,78 1.737,50 2.409,00 6.790,00 8.224,25
Bahia 1.447 - 1.896 1.519,88 1.446,50 1.549,00 1.565,00 1.895,57
Paraná 1.500 - 6.129 2.991,71 1.500,00 2.857,00 5.060,00 6.128,82
Pernambuco 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador de títulos e documentos

Tabeliães e registradores devem:

  • autenticar documentos e fatos;
  • prestar informações;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • conservar acervo;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);

  • Atividades

    • registrar chancelas mecânicas;
    • promover atualização dos funcionários;
    • ouvir o usuário;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • registrar embarcações marítimas;
    • prenotar títulos;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • registrar casamentos;
    • adquirir equipamentos;
    • averbar alterações de estado civil;
    • registrar operações imobiliárias;
    • administrar acervo;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • adequar espaço físico;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • coordenar os serviços;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • decidir rapidamente;
    • atuar com eficiência;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • lavrar protestos de títulos;
    • redigir atas notariais;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • examinar documentos;
    • agir com urbanidade;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • suportar pressões externas;
    • empregar criatividade;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • treinar pessoal;
    • pagar tributos;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • apontar soluções para problemas;
    • receber pagamentos de títulos;
    • matricular imóveis;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • emitir notificações;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • cancelar registros;
    • selecionar funcionários;
    • registrar nascimentos;
    • registrar óbitos;
    • aprovar testamento cerrado;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • empreender inovações;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • agir com imparcialidade;
    • fazer uso da paciência;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • fornecer certidões;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • guardar sigilo;
    • expressar-se com clareza;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • recolher tributos dos usuários;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • registrar escritos particulares;
    • registrar títulos e documentos;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • autenticar livros;
    • manter-se atualizado;
    • registrar contratos marítimos;
    • fornecer informações verbais;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • escrever corretamente;
    • analisar a vontade do usuário;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • registrar protesto de títulos;
    • raciocinar logicamente;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • contratar serviços de terceiros;
    • ler o ato ao usuário;
    • expedir intimações;
    • elaborar informações estatísticas;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • agir eticamente;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • protocolar títulos;


    Setores que mais contratam Registrador de títulos e documentos no mercado de trabalho

    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cartórios
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Fotocópias
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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