Salário para o cargo de Registrador de títulos e documentos
CBO 2413-30 > Tabeliães e registradores

Registrador de títulos e documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador de títulos e documentos

Um Registrador de títulos e documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.494,03 e R$ 3.031,64, com a média salarial de R$ 1.767,51 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador de títulos e documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,51 21.210,09 441,88 8,08
1º Quartil 1.494,03 17.928,38 373,51 6,83
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,85
3º Quartil 2.312,06 27.744,68 578,01 10,57
Teto Salarial 3.031,64 36.379,66 757,91 13,85


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Vila Velha - ES 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Manaus - AM 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro - RJ 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
São Paulo - SP 1.555 - 11.289 3.512,77 1.554,67 1.840,00 9.320,67 11.289,47
Uberlândia - MG 1.445 - 13.724 8.087,20 1.445,22 10.593,00 11.331,00 13.724,45
Americano do Brasil - GO 1.570 - 2.041 1.590,91 1.570,00 1.570,00 1.685,00 2.040,92
Belo Horizonte - MG 1.700 - 3.161 1.977,38 1.700,00 1.800,00 2.609,50 3.160,70
Feira de Santana - BA 1.473 - 1.896 1.534,33 1.473,00 1.565,00 1.565,00 1.895,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Espírito Santo 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Amazonas 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
Minas Gerais 1.426 - 14.298 5.419,47 1.426,24 3.247,00 11.804,57 14.298,05
São Paulo 1.504 - 10.477 3.276,11 1.503,50 1.840,00 8.649,75 10.476,84
Goiás 1.517 - 3.088 1.760,73 1.517,33 1.570,00 2.549,67 3.088,23
Rio Grande do Sul 2.025 - 16.923 6.180,69 2.025,00 4.000,00 13.971,67 16.922,90
Santa Catarina 1.738 - 8.224 3.222,78 1.737,50 2.409,00 6.790,00 8.224,25
Bahia 1.447 - 1.896 1.519,88 1.446,50 1.549,00 1.565,00 1.895,57
Paraná 1.500 - 6.129 2.991,71 1.500,00 2.857,00 5.060,00 6.128,82
Pernambuco 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador de títulos e documentos

Tabeliães e registradores devem:

  • aconselhar o usuário do serviço;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • conservar acervo;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • prestar informações;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • administrar acervo;
    • registrar contratos marítimos;
    • protocolar títulos;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • treinar pessoal;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • atuar com eficiência;
    • agir eticamente;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • adequar espaço físico;
    • agir com urbanidade;
    • expedir intimações;
    • analisar a vontade do usuário;
    • examinar documentos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • cancelar registros;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • empregar criatividade;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • fazer uso da paciência;
    • autenticar livros;
    • elaborar informações estatísticas;
    • fornecer certidões;
    • recolher tributos dos usuários;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • expressar-se com clareza;
    • raciocinar logicamente;
    • contratar serviços de terceiros;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • registrar nascimentos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • fornecer informações verbais;
    • aprovar testamento cerrado;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • registrar casamentos;
    • suportar pressões externas;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • agir com imparcialidade;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • apontar soluções para problemas;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • matricular imóveis;
    • registrar títulos e documentos;
    • registrar operações imobiliárias;
    • pagar tributos;
    • promover atualização dos funcionários;
    • receber pagamentos de títulos;
    • ler o ato ao usuário;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • adquirir equipamentos;
    • selecionar funcionários;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • ouvir o usuário;
    • decidir rapidamente;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • registrar óbitos;
    • empreender inovações;
    • coordenar os serviços;
    • registrar escritos particulares;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • registrar protesto de títulos;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • guardar sigilo;
    • prenotar títulos;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • lavrar protestos de títulos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • redigir atas notariais;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • emitir notificações;
    • manter-se atualizado;
    • averbar alterações de estado civil;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • escrever corretamente;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;


    Setores que mais contratam Registrador de títulos e documentos no mercado de trabalho

    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cartórios
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Fotocópias
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista