Salário para o cargo de Recepcionista de casas de espetáculos
CBO 5199-45 > Outros trabalhadores dos serviços

Recepcionista de casas de espetáculos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Prestam serviços diversos a empresas e pessoas. Instalam painéis e cartazes, limpam e guardam veículos, lavam vidros e outros utensílios, combatem pragas. Fazem a leitura e inspeção de medidores e instalações, engraxam artigos de couro. Recolhem bolas durante a prática de esportes (tênis, vôlei etc.), Recepcionam espectadores em casas de espetáculos, cinemas, teatros e outros locais de diversão.

Quanto ganha um Recepcionista de casas de espetáculos

Um Recepcionista de casas de espetáculos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,98 e R$ 3.584,19, com a média salarial de R$ 1.730,73 e o salário mediana em R$ 1.373,30 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de casas de espetáculos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.730,73 20.768,78 432,68 8,24
1º Quartil 1.131,98 13.583,71 282,99 5,39
Salário Mediana 1.373,30 16.479,60 343,33 6,54
3º Quartil 2.733,46 32.801,51 683,36 13,01
Teto Salarial 3.584,19 43.010,32 896,05 17,06


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Outros trabalhadores de serviços diversos
        • Outros trabalhadores dos serviços

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.927 - 3.917 2.438,62 1.927,00 2.250,00 3.233,51 3.916,53
Curitiba - PR 2.291 - 4.413 3.358,46 2.290,70 3.643,20 3.643,20 4.412,75
São Paulo - SP 1.220 - 4.210 1.892,98 1.220,00 1.476,82 3.476,00 4.210,24
Cruz Alta - RS 1.230 - 1.533 1.256,02 1.230,00 1.265,63 1.265,63 1.532,97
Fortaleza - CE 1.082 - 1.332 1.089,19 1.081,57 1.081,58 1.100,00 1.332,35
Goiânia - GO 1.060 - 1.989 1.262,41 1.060,00 1.085,15 1.642,09 1.988,95
Ribeirão Preto - SP 1.142 - 2.708 1.742,33 1.142,00 1.849,00 2.236,00 2.708,31
Avaré - SP 1.045 - 1.335 1.064,00 1.045,00 1.045,00 1.102,00 1.334,78
Brasília - DF 1.051 - 1.453 1.108,29 1.051,31 1.092,45 1.200,00 1.453,48
Volta Redonda - RJ 1.201 - 1.510 1.235,10 1.201,00 1.239,01 1.246,28 1.509,53
Colombo - PR 1.045 - 1.335 1.056,40 1.045,00 1.045,00 1.102,00 1.334,78
Joinville - SC 1.045 - 1.335 1.056,40 1.045,00 1.045,00 1.102,00 1.334,78
Paranaguá - PR 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.546 - 3.782 2.298,32 1.545,55 2.250,00 3.122,38 3.781,92
São Paulo 1.045 - 2.634 1.450,27 1.045,00 1.344,15 2.174,46 2.633,77
Paraná 1.045 - 4.413 2.448,52 1.045,00 3.071,60 3.643,20 4.412,75
Rio Grande do Sul 1.088 - 1.874 1.282,84 1.087,76 1.265,63 1.547,05 1.873,84
Santa Catarina 1.045 - 1.591 1.149,99 1.045,00 1.090,91 1.313,41 1.590,84
Ceará 1.082 - 1.332 1.088,24 1.081,57 1.081,58 1.100,00 1.332,35
Mato Grosso do Sul 1.101 - 1.973 1.329,28 1.101,00 1.250,00 1.629,00 1.973,09
Goiás 1.060 - 1.989 1.295,93 1.060,00 1.110,30 1.642,09 1.988,95
Distrito Federal 1.051 - 1.453 1.108,29 1.051,31 1.092,45 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Outros trabalhadores dos serviços

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de casas de espetáculos

Outros trabalhadores dos serviços devem:

  • atender cliente;
  • limpar veículos (trens, Ônibus, automóveis e aviões);
  • executar atividades administrativas;
  • encaminhar espectadores para os assentos;
  • recolher bolas (tênis, futebol e outros);
  • demonstrar competências pessoais;
  • apurar consumo de Água, luz e gás;
  • guardar automóveis;
  • combater pragas urbanas;
  • engraxar artigos de couro;
  • instalar painéis e cartazes;

  • Atividades

    • reparar eventuais danos causados no local de instalação;
    • polvilhar conduítes com veneno;
    • retocar coloração de artigos de couro;
    • orientar a manobra dos carros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar sobre normas e regras da empresa;
    • manter-se atualizado;
    • entregar flores;
    • estimar necessidades de material;
    • demonstrar conhecimento técnico;
    • lavar piso do trem;
    • supervisionar áreas de colocação de painéis;
    • chamar atenção dos espectadores;
    • acompanhar o espectador até o assento;
    • detectar fraudes no medidor;
    • confeccionar painel luminoso;
    • operar elevadores hidráulicos;
    • retirar detritos (goma de mascar, bitucas de cigarro e outros);
    • avisar sobre objetos esquecidos;
    • polir automóvel;
    • orientar sobre o tratamento das pragas;
    • pulverizar superfícies com veneno;
    • selecionar produtos a serem aplicados;
    • tampar furos;
    • verificar objetos esquecidos pelos clientes;
    • fechar portas;
    • fixar estacas dos painéis;
    • hidratar couro (sapatos, artefatos e bancos de automóveis);
    • cavar buraco para fixação do painel;
    • identificar o tipo de couro para tratamento adequado;
    • colocar placas de sinalização;
    • conferir número de carros no pátio do estacionamento;
    • localizar o assento;
    • retirar cartaz velho;
    • entregar bola para jogador (tênis);
    • lustrar artigos de couro;
    • sinalizar entrada e saída de jogadores;
    • verificar defeitos no medidor;
    • perfurar local para descupinização;
    • aplicar pretinho nos pneus e frisos de portas;
    • retirar pichações;
    • orientar tráfego de veículos (local de vagas);
    • lustrar automóvel;
    • limpar painéis;
    • imergir objetos em inseticidas;
    • acompanhar o cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • colar cartaz;
    • dar provas de preparo físico;
    • esclarecer dúvidas nas contas;
    • registrar ocorrências no microcoletor;
    • guardar material;
    • avisar sobre irregularidades;
    • limpar tapetes;
    • providenciar lugares extras;
    • recepcionar veículos;
    • comunicar irregularidades à empresa;
    • recolher material esportivo;
    • preencher ordem de serviço;
    • verificar localização das instalações hidráulicas e elétricas;
    • entregar panfletos informativos das empresas;
    • zelar pela segurança dos veículos;
    • aplicar xampu automotivo;
    • aplicar produtos para combate das pragas;
    • confeccionar caixilhos e placas;
    • pulverizar piso, motor e assoalho externo;
    • demonstrar dinamismo;
    • acompanhar efeitos do tratamento;
    • aspirar bancos e porta-malas;
    • analisar objetos para tratamento;
    • demonstrar autocontrole;
    • anotar as avarias existentes;
    • esfregar piso dos trens;
    • tratar cliente com cordialidade;
    • limpar cabines, paredes externas e internas de trem;
    • emitir conta de água;
    • marcar pontuação do jogo no placar (tênis);
    • retirar pó das superfícies de desinfestação;
    • indicar a saída;
    • distribuir iscas;
    • limpar sapatos com solvente;
    • manusear equipamentos de impressão de contas;
    • enxugar quadra (vôlei, futsal, tênis e outros);
    • limpar janelas e vidros;
    • orientar sobre utilização de produtos e serviços;
    • limpar bancos;
    • pintar placas;
    • instalar equipamentos elétricos e mecânicos;
    • aspirar a linha de marcação (quadras de tênis de saibro);
    • passar rodo na quadra de vôlei;
    • recolher os papéis retirados das placas;
    • manter painel;
    • lavar rodas, caixa e pára-lamas;
    • calcular pesos e medidas do painel;
    • cadastrar clientes mensalistas;
    • distribuir os programas;
    • registrar entrada e saída de veículos;
    • abrir portas;
    • lavar pára-brisas;
    • indicar assentos;
    • acompanhar os espectadores até os camarins dos artistas;
    • vistoriar a parte externa do veículo com o cliente (na chegada do veículo);
    • identificar praga e insetos para eliminação;
    • iluminar o caminho;
    • encaminhar conta para análise;
    • lavar assoalho externo do veículo;
    • aspirar resíduos e água;
    • requisitar material, equipamentos e utensílios;
    • acompanhar casos especiais (deficientes, idosos e eventuais emergências);
    • zelar pela segurança do estacionamento;
    • passar graxa;
    • demonstrar atenção a detalhes;
    • conferir o ingresso;
    • montar painel luminoso;
    • preencher formulários;
    • orientar sobre manutenção do medidor;
    • retirar resíduos de artigos de couro;
    • ler medidor de consumo;
    • limpar pegadores;
    • colocar painel;
    • escovar caixilhos;
    • entregar avisos para consumidores (irregularidades);
    • limpar portas;
    • recolher objetos esquecidos;
    • levantar usuários não cadastrados;
    • colar cartazes em postes e muros;
    • encaminhar documentos e registros;
    • identificar localização do medidor;
    • apresentar-se profissionalmente (asseio, uniforme e identificação);
    • administrar conflitos;
    • sinalizar vagas para os motoristas;
    • esfregar motor;
    • preparar veneno;
    • orientar em casos de emergência;
    • enxugar bola de vôlei;
    • colocar protetor de meia;
    • escovar sapatos;
    • pegar bolas;
    • colar faixas;
    • preparar cola;
    • enxaguar veículo;
    • encerar automóvel;
    • reparar danos às instalações hidráulicas e elétricas;
    • limpar cantos de portas;
    • controlar entrada e saída dos veículos;
    • orientar quanto ao funcionamento do estacionamento (horário, preço, serviços de manobrista e outros);
    • secar motor;
    • preparar massa para tampar furos;
    • operar caixa;
    • desinfetar trens;
    • identificar adequação da categoria do consumidor;
    • pincelar objetos com veneno;
    • moldar placas de acrílico;
    • atualizar cadastro;
    • expurgar móveis e objetos de arte (câmara de gás);
    • medir local de instalação do painel;
    • lavar área externa dos veículos;
    • isolar área;
    • colar adesivos;
    • retirar painéis;
    • esclarecer pontos de vazamento;
    • aplicar gel (contra baratas e formigas);
    • varrer piso;
    • correr para pegar bola;
    • entregar conta de luz, gás e água;
    • alterar dados cadastrais;
    • devolver bola para mesário;
    • localizar o foco da infestação;
    • secar área externa e interna do veículo;


    Setores que mais contratam Recepcionista de casas de espetáculos no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de exibição cinematográfica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Construção de edifícios
    • Outras atividades esportivas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: