Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto agrícola
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- traçar plano operacional;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- operar aeronaves;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- realizar serviços especializados;
- comunicar-se;
Atividades
- pousar aeronave;
- participar de treinamentos de segurança;
- demonstrar liderança;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- proceder à partida e táxi;
- administrar o estresse;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- determinar velocidade e posição de;
- obter autorização para local de pouso;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- orientar-se espacialmente;
- taxiar aeronave;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- decolar aeronave;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- acionar apoios de terra;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- verificar condições meteorológicas;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- combater incêndio;
- obter autorização de voo;
- usar equipamentos de proteção individual;
- calcular número de voos para pulverização;
- operar descida;
- operar subida;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- ativar sistemas alternativos;
- desativar sistemas previstos;
- examinar amarração das cargas;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- comunicar-se por sinais;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- tomar decisões;
- combater causas da emergência;
- aplicar regras de voo visual;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- interpretar cartas e mapas;
- ajustar potência do motor;
- conviver com diferenças;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- calcular quantidade de combustível;
- consultar manuais da aeronave;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- manusear extintores de incêndio;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- preparar notificação de voo;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- expressar-se verbalmente;
- preencher comunicado de segurança;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- efetuar voo a baixa altura;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- operar cruzeiro;
- trabalhar em equipe;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar paciência;
- gerenciar procedimentos;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- preencher documentação de bordo;
- demonstrar raciocínio lógico;
- efetuar procedimentos de abandono;
- desligar motores;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- reconfigurar performance da aeronave;
- conferir peso da carga;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- mostrar-se apto fisicamente;
- operar aproximação;
Setores que mais contratam Piloto agrícola no mercado de trabalho
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Cultivo de soja
- Atividades de apoio à agricultura
- Criação de bovinos para corte
- Cultivo de outros cereais
- Cultivo de algodão herbáceo
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Cultivo de milho