Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto agrícola
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- traçar plano operacional;
- trabalhar com segurança;
- operar aeronaves;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- realizar serviços especializados;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
Atividades
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- desligar motores;
- administrar o estresse;
- combater incêndio;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- efetuar voo a baixa altura;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- calcular número de voos para pulverização;
- manusear extintores de incêndio;
- comunicar-se por sinais;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- usar equipamentos de proteção individual;
- operar cruzeiro;
- preencher documentação de bordo;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- verificar condições meteorológicas;
- proceder à partida e táxi;
- operar subida;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- combater causas da emergência;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- participar de treinamentos de segurança;
- efetuar procedimentos de abandono;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- mostrar-se apto fisicamente;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- obter autorização de voo;
- preencher comunicado de segurança;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- consultar manuais da aeronave;
- examinar amarração das cargas;
- decolar aeronave;
- ativar sistemas alternativos;
- taxiar aeronave;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- tomar decisões;
- operar aproximação;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- demonstrar autocontrole;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- orientar-se espacialmente;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- demonstrar raciocínio lógico;
- reconfigurar performance da aeronave;
- determinar velocidade e posição de;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- trabalhar em equipe;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- demonstrar paciência;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- aplicar regras de voo visual;
- preparar notificação de voo;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- expressar-se verbalmente;
- operar descida;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- gerenciar procedimentos;
- calcular quantidade de combustível;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- ajustar potência do motor;
- desativar sistemas previstos;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- realizar inspeção externa da aeronave;
- interpretar cartas e mapas;
- demonstrar liderança;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- conferir peso da carga;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- acionar apoios de terra;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- pousar aeronave;
- conviver com diferenças;
- obter autorização para local de pouso;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
Setores que mais contratam Piloto agrícola no mercado de trabalho
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Cultivo de soja
- Atividades de apoio à agricultura
- Criação de bovinos para corte
- Cultivo de outros cereais
- Cultivo de algodão herbáceo
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Cultivo de milho