Quanto ganha um Piloto agrícola
Um Piloto agrícola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.091,88 e R$ 6.892,17, com a média salarial de R$ 3.889,65 e o salário mediana em R$ 3.554,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.889,65 | 46.675,78 | 972,41 | 18,15 |
1º Quartil | 3.091,88 | 37.102,52 | 772,97 | 14,43 |
Salário Mediana | 3.554,00 | 42.648,00 | 888,50 | 16,58 |
3º Quartil | 5.256,26 | 63.075,17 | 1.314,07 | 24,52 |
Teto Salarial | 6.892,17 | 82.706,05 | 1.723,04 | 32,16 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Luís Eduardo Magalhaes - BA | 3.554 - 5.716 | 3.826,77 | 3.554,00 | 3.554,00 | 4.719,39 | 5.716,26 |
Rio Verde - GO | 3.170 - 4.305 | 3.346,75 | 3.170,00 | 3.170,76 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Primavera do Leste - MT | 3.398 - 4.670 | 3.590,24 | 3.397,72 | 3.554,00 | 3.855,25 | 4.669,59 |
São Desiderio - BA | 2.755 - 9.921 | 4.643,60 | 2.755,14 | 3.682,00 | 8.190,71 | 9.920,84 |
Davinópolis - MA | 3.554 - 4.305 | 3.554,01 | 3.554,00 | 3.554,00 | 3.554,04 | 4.304,75 |
Tangara da Serra - MT | 3.100 - 4.493 | 3.485,09 | 3.100,33 | 3.554,00 | 3.709,04 | 4.492,50 |
Chapadão do Sul - MS | 2.200 - 4.305 | 3.038,58 | 2.200,00 | 3.454,00 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Guaraci - PR | 1.527 - 4.305 | 2.575,54 | 1.526,67 | 2.162,00 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Quirinópolis - GO | 3.450 - 4.305 | 3.530,46 | 3.450,44 | 3.554,00 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Lagoa da Confusão - TO | 3.401 - 4.803 | 3.799,38 | 3.400,55 | 3.965,00 | 3.965,10 | 4.802,65 |
Campo Novo do Parecis - MT | 2.100 - 5.154 | 3.326,67 | 2.100,00 | 3.554,00 | 4.254,80 | 5.153,54 |
Correntina - BA | 3.158 - 8.009 | 5.185,03 | 3.157,80 | 5.263,00 | 6.612,40 | 8.009,14 |
Araguaína - TO | 3.658 - 7.204 | 5.315,75 | 3.658,40 | 5.777,00 | 5.948,00 | 7.204,40 |
Balsas - MA | 3.030 - 6.793 | 4.032,63 | 3.029,75 | 3.554,00 | 5.608,25 | 6.792,88 |
Santa Helena de Goiás - GO | 3.744 - 5.466 | 4.081,67 | 3.744,00 | 4.100,00 | 4.512,50 | 5.465,68 |
Tupaciguara - MG | 3.554 - 4.305 | 3.554,00 | 3.554,00 | 3.554,00 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Formosa - GO | 3.000 - 4.305 | 3.361,51 | 3.000,00 | 3.502,37 | 3.554,00 | 4.304,71 |
Campo Verde - MT | 3.554 - 6.923 | 4.094,45 | 3.554,00 | 3.554,00 | 5.715,80 | 6.923,15 |
Sapezal - MT | 3.909 - 10.685 | 6.409,23 | 3.909,33 | 6.502,00 | 8.821,58 | 10.684,96 |
Jatai - GO | 3.168 - 5.604 | 3.846,21 | 3.168,00 | 3.960,00 | 4.627,00 | 5.604,36 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Mato Grosso | 2.750 - 8.245 | 4.177,17 | 2.749,52 | 3.554,00 | 6.807,42 | 8.245,35 |
Goiás | 3.079 - 5.068 | 3.582,65 | 3.079,34 | 3.554,00 | 4.184,27 | 5.068,12 |
Rio Grande do Sul | 2.296 - 5.404 | 3.465,26 | 2.296,39 | 3.554,00 | 4.461,74 | 5.404,19 |
Bahia | 3.158 - 8.020 | 4.346,69 | 3.158,18 | 3.554,25 | 6.621,36 | 8.019,99 |
São Paulo | 2.757 - 6.990 | 3.902,59 | 2.757,36 | 3.554,00 | 5.770,68 | 6.989,62 |
Mato Grosso do Sul | 2.465 - 8.753 | 4.182,29 | 2.464,64 | 3.554,00 | 7.226,63 | 8.753,12 |
Paraná | 1.808 - 5.343 | 3.214,59 | 1.807,59 | 3.554,00 | 4.411,03 | 5.342,77 |
Maranhão | 3.014 - 6.053 | 3.773,43 | 3.013,94 | 3.554,00 | 4.997,60 | 6.053,25 |
Tocantins | 3.030 - 8.654 | 4.653,13 | 3.029,98 | 3.965,00 | 7.144,54 | 8.653,68 |
Minas Gerais | 2.203 - 5.893 | 3.533,75 | 2.202,57 | 3.554,00 | 4.865,37 | 5.893,08 |
Pará | 2.295 - 9.450 | 4.288,62 | 2.294,54 | 3.538,00 | 7.802,11 | 9.450,15 |
Piauí | 3.024 - 6.460 | 3.884,69 | 3.024,29 | 3.554,00 | 5.333,71 | 6.460,35 |
Rondônia | 2.650 - 4.907 | 3.449,38 | 2.650,00 | 3.554,00 | 4.051,21 | 4.906,95 |
Alagoas | 3.170 - 3.840 | 3.170,00 | 3.170,00 | 3.170,00 | 3.170,00 | 3.839,60 |
Santa Catarina | 3.225 - 4.305 | 3.475,52 | 3.225,37 | 3.554,00 | 3.554,25 | 4.305,01 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto agrícola
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- obter autorização para local de pouso;
- comunicar-se por sinais;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- operar subida;
- expressar-se verbalmente;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- ajustar potência do motor;
- demonstrar raciocínio lógico;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- ativar sistemas alternativos;
- preencher documentação de bordo;
- pousar aeronave;
- realizar operações resgate e salvamento;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- operar aproximação;
- verificar condições meteorológicas;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- efetuar voo a baixa altura;
- conferir peso da carga;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- combater causas da emergência;
- analisar dimensões do heliponto;
- decolar aeronave;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- aplicar regras de voo visual;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- acionar apoios de terra;
- desligar motores;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- preencher comunicado de segurança;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- obter autorização de voo;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- manusear extintores de incêndio;
- reconfigurar performance da aeronave;
- examinar amarração das cargas;
- combater incêndio;
- usar equipamentos de proteção individual;
- efetuar acrobacias;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- efetuar procedimentos de abandono;
- proceder à partida e táxi;
- gerenciar procedimentos;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- consultar manuais da aeronave;
- participar de treinamentos de segurança;
- orientar-se espacialmente;
- determinar velocidade e posição de;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- realizar inspeção externa da aeronave;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- demonstrar paciência;
- operar descida;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- lançar paraquedistas;
- demonstrar liderança;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- interpretar cartas e mapas;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- calcular quantidade de combustível;
- preparar notificação de voo;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- efetuar voo pairado;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- calcular número de voos para pulverização;
- desativar sistemas previstos;
- operar cruzeiro;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- mostrar-se apto fisicamente;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar autocontrole;
- administrar o estresse;
- taxiar aeronave;
- tomar decisões;
- tirar fotografias aéreas;
- conviver com diferenças;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
Setores que mais contratam Piloto agrícola no mercado de trabalho
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Cultivo de soja
- Atividades de apoio à agricultura
- Criação de bovinos para corte
- Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente
- Cultivo de milho
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Cultivo de algodão herbáceo
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br