Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto agrícola
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- trabalhar com segurança;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- traçar plano operacional;
- operar aeronaves;
- realizar serviços especializados;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
Atividades
- tomar decisões;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- comunicar-se por sinais;
- conviver com diferenças;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- verificar condições meteorológicas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- reconfigurar performance da aeronave;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- demonstrar autocontrole;
- administrar o estresse;
- operar subida;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- combater causas da emergência;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- manusear extintores de incêndio;
- combater incêndio;
- acionar apoios de terra;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- preencher documentação de bordo;
- operar cruzeiro;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- operar aproximação;
- conferir peso da carga;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- ativar sistemas alternativos;
- aplicar regras de voo visual;
- examinar amarração das cargas;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- taxiar aeronave;
- calcular número de voos para pulverização;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- efetuar voo a baixa altura;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- calcular quantidade de combustível;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- demonstrar raciocínio lógico;
- decolar aeronave;
- operar descida;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- expressar-se verbalmente;
- obter autorização para local de pouso;
- desativar sistemas previstos;
- desligar motores;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- participar de treinamentos de segurança;
- orientar-se espacialmente;
- gerenciar procedimentos;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- operar sistema de pulverização agrícola;
- determinar velocidade e posição de;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- demonstrar liderança;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- efetuar procedimentos de abandono;
- proceder à partida e táxi;
- trabalhar em equipe;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- preencher comunicado de segurança;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- obter autorização de voo;
- usar equipamentos de proteção individual;
- ajustar potência do motor;
- preparar notificação de voo;
- consultar manuais da aeronave;
- pousar aeronave;
- demonstrar paciência;
- interpretar cartas e mapas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- mostrar-se apto fisicamente;
Setores que mais contratam Piloto agrícola no mercado de trabalho
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Cultivo de soja
- Atividades de apoio à agricultura
- Criação de bovinos para corte
- Cultivo de outros cereais
- Cultivo de algodão herbáceo
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Cultivo de milho