Salário para o cargo de Operador de telemarketing técnico
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing técnico

Um Operador de telemarketing técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing técnico

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • descrever o produto;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • negociar valores;
    • identificar problemas;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • identificar clientes potenciais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • negociar valor de débitos;
    • esclarecer dúvidas;
    • confirmar dados cadastrais;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • informar restrições ao crédito;
    • orientar o usuário;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar objetividade;
    • definir formas de pagamento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • realizar triagem de atendimento;
    • registrar respostas em papel;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • finalizar pendência técnica;
    • informar relação custo-benefício;
    • depurar informações;
    • abordar o cliente;
    • tomar decisões;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • calcular encargos do débito;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • comunicar débitos;
    • consultar supervisor;
    • administrar conflitos;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • consultar histórico;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • finalizar contato;
    • acionar serviços emergenciais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar empatia;
    • solicitar informações ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • autocontrolar-se;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • negociar datas de pagamento;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar paciência;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • atualizar listas;
    • fornecer informações;
    • apresentar produtos e serviços;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • seguir o código de ética;
    • consultar manuais;
    • negociar descontos;
    • informar sanções contratuais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • avaliar perfil de consumo;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • confirmar dados;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • oferecer soluções;
    • argumentar com o cliente;
    • direcionar atendimento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • finalizar pendências de serviços;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • consultar área técnica;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing técnico no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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