Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de rede de teleprocessamento
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- cuidar da segurança operacional;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- operar sistemas de comunicação;
- monitorar sistemas;
- atender usuários;
- comunicar-se na rede;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- executar testes de conexão e comunicação;
- transmitir mensagens e dados;
- tomar decisões;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- cumprir prazos;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- consultar plano de contingência;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- regular climatização do ambiente;
- criptografar arquivos e mensagens;
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- avaliar resultados de impressão;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- priorizar operações emergenciais;
- organizar cronograma de atividades;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- demonstrar iniciativa;
- prestar apoio técnico à rede;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- participar de ginástica laboral;
- comprometer-se com o trabalho;
- identificar localização do usuário;
- agir com ética;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- zelar pela qualidade das informações;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- consultar manuais e documentação básica;
- testar funcionamento dos aplicativos;
- acompanhar processo de impressão;
- registrar ocorrência de problema técnico;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- limpar equipamento periodicamente;
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- administrar situações de conflitos;
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- executar cronograma de atividades;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- acompanhar desempenho da rede;
- ordenar sequência de impressão;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- respeitar hierarquia;
- rotular mídia digital;
- executar plano de contingência;
- decriptar arquivos e mensagens;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- testar fontes de alimentação de energia;
- localizar área de atendimento;
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- registrar término do atendimento;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- trabalhar em equipe;
- manter controle emocional;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- acionar suporte técnico especializado;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- verificar resultados de processos e operações;
- receber solicitação de suporte técnico;
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- cumprir normas e regulamentos;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- ajustar equipamentos para operação;
- demonstrar capacidade de concentração;
- manter-se atualizado profissionalmente;
Setores que mais contratam Operador de rede de teleprocessamento no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais