Salário para o cargo de Operador de rede de teleprocessamento
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de rede de teleprocessamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rede de teleprocessamento

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • cuidar da segurança operacional;
  • comunicar-se na rede;
  • monitorar sistemas;
  • operar sistemas de comunicação;
  • atender usuários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • efetuar procedimentos de trabalho;

Atividades

  • zelar pela qualidade das informações;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • identificar localização do usuário;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • priorizar operações emergenciais;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • executar plano de contingência;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • comprometer-se com o trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • consultar plano de contingência;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • participar de ginástica laboral;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • localizar área de atendimento;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • demonstrar iniciativa;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • avaliar resultados de impressão;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • registrar término do atendimento;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • cumprir prazos;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • manter controle emocional;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • respeitar hierarquia;
  • tomar decisões;
  • administrar situações de conflitos;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • acompanhar processo de impressão;
  • executar cronograma de atividades;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • regular climatização do ambiente;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • ordenar sequência de impressão;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • agir com ética;
  • organizar cronograma de atividades;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • rotular mídia digital;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • transmitir mensagens e dados;


Setores que mais contratam Operador de rede de teleprocessamento no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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