Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de rede de teleprocessamento
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários;
- comunicar-se na rede;
- operar sistemas de comunicação;
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- monitorar sistemas;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- cuidar da segurança operacional;
Atividades
- executar testes de conexão e comunicação;
- tomar decisões;
- consultar plano de contingência;
- localizar área de atendimento;
- respeitar hierarquia;
- cumprir prazos;
- administrar situações de conflitos;
- executar plano de contingência;
- prestar apoio técnico à rede;
- zelar pela qualidade das informações;
- cumprir normas e regulamentos;
- consultar manuais e documentação básica;
- agir com ética;
- executar cronograma de atividades;
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- registrar término do atendimento;
- trabalhar em equipe;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- acompanhar desempenho da rede;
- testar funcionamento dos aplicativos;
- demonstrar capacidade de concentração;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- ajustar equipamentos para operação;
- demonstrar iniciativa;
- criptografar arquivos e mensagens;
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- receber solicitação de suporte técnico;
- decriptar arquivos e mensagens;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- avaliar resultados de impressão;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- organizar cronograma de atividades;
- limpar equipamento periodicamente;
- participar de ginástica laboral;
- manter controle emocional;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- ordenar sequência de impressão;
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- acionar suporte técnico especializado;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- regular climatização do ambiente;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- testar fontes de alimentação de energia;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- transmitir mensagens e dados;
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- comprometer-se com o trabalho;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- verificar resultados de processos e operações;
- registrar ocorrência de problema técnico;
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- rotular mídia digital;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- acompanhar processo de impressão;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- priorizar operações emergenciais;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- identificar localização do usuário;
Setores que mais contratam Operador de rede de teleprocessamento no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais