Salário para o cargo de Operador de rede de teleprocessamento
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de rede de teleprocessamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rede de teleprocessamento

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • cuidar da segurança operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários;
  • comunicar-se na rede;
  • monitorar sistemas;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • operar sistemas de comunicação;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;

Atividades

  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • administrar situações de conflitos;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • ordenar sequência de impressão;
  • consultar plano de contingência;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • prestar apoio técnico à rede;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • acompanhar processo de impressão;
  • trabalhar em equipe;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • registrar término do atendimento;
  • priorizar operações emergenciais;
  • organizar cronograma de atividades;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • participar de ginástica laboral;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • identificar localização do usuário;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • avaliar resultados de impressão;
  • tomar decisões;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • manter controle emocional;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • regular climatização do ambiente;
  • transmitir mensagens e dados;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • executar plano de contingência;
  • respeitar hierarquia;
  • localizar área de atendimento;
  • executar cronograma de atividades;
  • cumprir prazos;
  • agir com ética;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • comprometer-se com o trabalho;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • rotular mídia digital;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • acionar suporte técnico especializado;


Setores que mais contratam Operador de rede de teleprocessamento no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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