Salário para o cargo de Montador de pneus
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Montador de pneus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Montador de pneus

Um Montador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.223,12 e R$ 2.863,68, com a média salarial de R$ 1.586,80 e o salário mediana em R$ 1.411,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Montador de pneus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.586,80 19.041,64 396,70 7,27
1º Quartil 1.223,12 14.677,43 305,78 5,60
Salário Mediana 1.411,00 16.932,00 352,75 6,47
3º Quartil 2.183,96 26.207,55 545,99 10,01
Teto Salarial 2.863,68 34.364,13 715,92 13,12


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 2.784 1.691,55 1.288,23 1.566,36 2.298,69 2.784,25
Rio de Janeiro - RJ 1.185 - 2.716 1.542,19 1.185,36 1.331,00 2.242,07 2.715,67
Goiânia - GO 1.092 - 2.293 1.416,12 1.091,60 1.358,50 1.893,27 2.293,19
Curitiba - PR 1.327 - 2.273 1.533,82 1.327,23 1.450,00 1.876,99 2.273,47
Belo Horizonte - MG 1.125 - 2.192 1.391,02 1.124,70 1.291,00 1.809,49 2.191,71
Uberlândia - MG 1.101 - 1.941 1.276,33 1.100,80 1.174,88 1.602,10 1.940,51
Contagem - MG 1.093 - 2.405 1.429,90 1.092,83 1.274,06 1.985,55 2.404,96
Brasília - DF 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Guarulhos - SP 1.445 - 2.706 1.779,28 1.444,81 1.676,22 2.234,29 2.706,24
São Bernardo do Campo - SP 1.384 - 2.881 1.777,59 1.384,26 1.600,00 2.378,55 2.880,97
Campo Grande - MS 1.120 - 2.427 1.430,38 1.120,03 1.276,00 2.003,85 2.427,12
Rondonópolis - MT 1.157 - 2.461 1.525,16 1.157,40 1.461,40 2.032,11 2.461,35
Fortaleza - CE 1.112 - 2.190 1.386,96 1.111,66 1.300,00 1.808,46 2.190,46
Itajaí - SC 1.288 - 2.419 1.544,53 1.288,32 1.400,00 1.997,19 2.419,06
Manaus - AM 1.090 - 2.302 1.373,85 1.090,26 1.183,51 1.900,46 2.301,90
Maringá - PR 1.458 - 2.611 1.725,01 1.458,10 1.600,00 2.155,81 2.611,18
Sete Lagoas - MG 1.152 - 1.905 1.327,44 1.152,23 1.296,13 1.573,19 1.905,50
Porto Alegre - RS 1.244 - 2.238 1.478,24 1.243,75 1.388,53 1.847,84 2.238,16
Serra - ES 1.130 - 2.334 1.464,02 1.129,75 1.396,13 1.927,14 2.334,21
São Luís - MA 1.111 - 2.154 1.380,36 1.111,42 1.251,70 1.778,57 2.154,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 4.353 2.026,73 1.315,10 1.600,00 3.593,66 4.352,75
Minas Gerais 1.080 - 2.223 1.363,69 1.080,14 1.229,22 1.835,11 2.222,74
Paraná 1.227 - 2.290 1.511,35 1.226,85 1.448,96 1.890,25 2.289,53
Rio Grande do Sul 1.229 - 3.030 1.623,03 1.229,03 1.365,00 2.501,32 3.029,67
Santa Catarina 1.270 - 2.386 1.527,47 1.269,92 1.400,80 1.969,63 2.385,68
Goiás 1.073 - 2.361 1.435,64 1.072,87 1.372,80 1.949,30 2.361,05
Mato Grosso 1.086 - 2.627 1.544,98 1.085,73 1.436,24 2.169,18 2.627,38
Rio de Janeiro 1.191 - 2.801 1.570,48 1.190,86 1.341,93 2.312,60 2.801,09
Mato Grosso do Sul 1.139 - 2.479 1.509,75 1.138,70 1.405,30 2.046,96 2.479,34
Pará 1.079 - 2.233 1.388,31 1.078,56 1.300,00 1.843,99 2.233,50
Bahia 1.048 - 2.190 1.332,10 1.047,98 1.200,00 1.807,78 2.189,64
Espírito Santo 1.087 - 2.115 1.334,11 1.086,66 1.200,00 1.746,40 2.115,30
Pernambuco 1.072 - 1.914 1.261,84 1.071,99 1.189,00 1.579,82 1.913,53
Ceará 1.052 - 2.135 1.304,18 1.051,77 1.168,00 1.762,52 2.134,82
Maranhão 1.085 - 2.163 1.369,64 1.085,28 1.251,70 1.785,54 2.162,71
Rondônia 1.092 - 2.137 1.308,87 1.092,38 1.178,00 1.764,28 2.136,95
Alagoas 1.070 - 1.814 1.274,46 1.070,35 1.282,53 1.497,93 1.814,34
Tocantins 1.076 - 1.948 1.284,05 1.076,18 1.217,00 1.608,03 1.947,70
Distrito Federal 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Paraíba 1.047 - 1.797 1.189,66 1.047,05 1.110,00 1.483,47 1.796,82
Amazonas 1.090 - 2.318 1.387,45 1.089,90 1.258,63 1.913,52 2.317,71
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.709 1.186,67 1.045,16 1.148,88 1.410,62 1.708,58
Piauí 1.049 - 1.899 1.245,72 1.048,71 1.108,92 1.568,24 1.899,50
Sergipe 1.077 - 1.690 1.212,82 1.076,75 1.189,42 1.395,13 1.689,82
Acre 1.109 - 1.682 1.192,07 1.108,90 1.128,60 1.388,74 1.682,09
Amapá 1.052 - 2.443 1.434,91 1.051,97 1.364,63 2.017,21 2.443,30
Roraima 1.054 - 2.149 1.325,70 1.054,33 1.210,00 1.773,97 2.148,68


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Montador de pneus

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • reparar câmara de ar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • lavar peças;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • ressulcar pneus;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar alinhamento;
  • trocar pneus;
  • lavar chassi;
  • consertar pneus a frio e a quente;

  • Atividades

    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • levantar informações sobre o local;
    • examinar pneu;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • descolar talões do pneu;
    • vulcanizar pneu;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • centralizar rodas raiadas;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • apertar porcas em sentido x;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • manter calibragem dos pneus;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • verificar ovalação da roda;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • colocar câmara no pneu;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • marcar pneu;
    • remover resíduos;
    • retirar núcleo de válvula;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • escarear local do remendo;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • separar pneus por medidas;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • verificar vazamentos;
    • inspecionar pneu;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • calibrar pneu;
    • demonstrar eficiência;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • fixar rodas com parafusos;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • erguer veículos;
    • limpar parte interna do pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • escovar roda e friso da roda;
    • demonstrar senso de humor;
    • trabalhar com segurança;
    • afrouxar porcas;
    • sinalizar pista;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • preparar produto (desengraxante);
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • passar cola no local do furo;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • retirar objeto perfurante;
    • retirar cônicos e porcas;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • demonstrar pontualidade;
    • secar câmara de ar;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • verificar freios;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • consultar ficha do pneu;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • limpar lado externo do pneu;
    • verificar óleo do compressor;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • localizar furo;
    • trocar água de caixa d'água;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • descontaminar local do conserto;
    • fixar borracha de ligação;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • demonstrar educação;
    • fixar válvula na câmara;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • demonstrar paciência;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • retirar pneu da roda;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • trabalhar em equipe;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • assentar friso na roda;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • medir alinhamento do chassi;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • limpar ferramentas;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • controlar as peças;
    • retirar friso;
    • demonstrar senso de observação;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • fixar manchão no pneu;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • esgotar água do compressor;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • realizar rodízio de pneus;
    • verificar condições do pneu;
    • retirar agulha do refil;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • receber peças desmontadas;
    • participar em reuniões da cipa;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;


    Setores que mais contratam Montador de pneus no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Fabricação de álcool
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: