Salário para o cargo de Montador de pneus
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Montador de pneus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Montador de pneus

Um Montador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.606,60 e R$ 3.325,45, com a média salarial de R$ 1.972,64 e o salário mediana em R$ 1.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Montador de pneus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,64 23.671,72 493,16 9,02
1º Quartil 1.606,60 19.279,19 401,65 7,35
Salário Mediana 1.840,00 22.080,00 460,00 8,42
3º Quartil 2.536,13 30.433,58 634,03 11,60
Teto Salarial 3.325,45 39.905,42 831,36 15,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.599 - 3.483 2.112,24 1.598,78 2.000,00 2.875,23 3.482,56
Goiânia - GO 1.464 - 2.624 1.742,32 1.463,64 1.653,00 2.166,26 2.623,84
Rio de Janeiro - RJ 1.447 - 3.219 1.878,03 1.447,15 1.621,00 2.657,87 3.219,29
Belo Horizonte - MG 1.450 - 3.090 1.860,55 1.450,31 1.635,00 2.551,07 3.089,93
São Carlos - SC 1.910 - 2.463 1.956,61 1.910,00 1.910,00 2.033,28 2.462,76
Rondonópolis - MT 1.487 - 3.256 1.937,09 1.487,13 1.782,50 2.687,84 3.255,59
Campo Grande - MS 1.416 - 2.999 1.800,05 1.415,72 1.637,00 2.476,17 2.999,22
Curitiba - PR 1.662 - 3.002 1.975,63 1.662,15 1.833,00 2.478,55 3.002,10
Brasília - DF 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Joinville - SC 1.744 - 3.298 2.163,32 1.744,35 2.000,00 2.722,78 3.297,91
Guarulhos - SP 1.817 - 3.370 2.211,42 1.816,97 2.050,00 2.781,91 3.369,53
Manaus - AM 1.450 - 3.078 1.843,87 1.450,22 1.700,00 2.540,87 3.077,58
Ribeirão Preto - SP 1.707 - 3.353 2.137,98 1.706,66 2.049,00 2.768,09 3.352,79
Rio Verde - GO 1.435 - 3.449 2.065,45 1.434,50 2.000,00 2.847,25 3.448,67
Três Lagoas - MS 1.628 - 3.145 2.026,44 1.628,11 1.918,00 2.596,40 3.144,83
Uberlândia - MG 1.514 - 3.129 1.914,06 1.514,33 1.800,00 2.583,21 3.128,87
Cascavel - PR 1.547 - 2.845 1.850,48 1.547,37 1.800,00 2.349,04 2.845,23
Ponta Grossa - PR 1.688 - 2.680 1.909,72 1.688,34 1.823,23 2.212,46 2.679,80
São Bernardo do Campo - SP 1.656 - 3.336 2.161,70 1.656,05 2.100,00 2.754,04 3.335,77
Piracicaba - SP 1.756 - 3.704 2.269,77 1.755,63 2.063,00 3.058,28 3.704,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.665 - 3.446 2.152,95 1.664,51 2.049,00 2.844,93 3.445,86
Minas Gerais 1.431 - 3.180 1.881,63 1.431,23 1.700,00 2.625,65 3.180,26
Paraná 1.608 - 2.997 1.956,35 1.607,56 1.825,00 2.474,20 2.996,82
Santa Catarina 1.660 - 3.221 2.043,27 1.660,37 1.910,00 2.659,54 3.221,31
Rio Grande do Sul 1.579 - 2.785 1.859,63 1.578,99 1.770,00 2.299,04 2.784,66
Goiás 1.441 - 3.315 1.948,92 1.441,14 1.800,00 2.737,13 3.315,30
Mato Grosso 1.466 - 4.059 2.239,80 1.466,12 2.000,00 3.351,41 4.059,32
Rio de Janeiro 1.452 - 3.042 1.831,54 1.451,73 1.645,00 2.511,67 3.042,21
Mato Grosso do Sul 1.475 - 3.338 1.977,53 1.474,70 1.801,00 2.755,81 3.337,92
Bahia 1.415 - 2.963 1.787,67 1.414,58 1.600,00 2.446,13 2.962,82
Pará 1.442 - 3.244 1.912,57 1.442,37 1.750,00 2.678,16 3.243,86
Espírito Santo 1.428 - 2.802 1.729,45 1.427,59 1.525,00 2.313,27 2.801,90
Pernambuco 1.414 - 2.442 1.638,50 1.414,46 1.561,00 2.015,93 2.441,76
Ceará 1.425 - 2.935 1.763,56 1.425,40 1.560,00 2.423,03 2.934,84
Rondônia 1.473 - 2.958 1.795,25 1.472,91 1.600,00 2.442,22 2.958,09
Maranhão 1.443 - 3.104 1.902,15 1.442,55 1.800,00 2.562,50 3.103,78
Distrito Federal 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Amazonas 1.453 - 3.091 1.856,82 1.453,25 1.700,00 2.551,62 3.090,60
Tocantins 1.426 - 2.785 1.708,03 1.426,14 1.500,00 2.299,23 2.784,89
Alagoas 1.412 - 2.715 1.701,68 1.412,00 1.553,00 2.241,83 2.715,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.522 1.605,35 1.412,00 1.431,00 2.082,16 2.521,97
Paraíba 1.414 - 2.505 1.646,51 1.414,39 1.510,00 2.067,93 2.504,74
Piauí 1.413 - 2.798 1.718,83 1.413,43 1.500,00 2.310,17 2.798,15
Sergipe 1.412 - 2.029 1.521,46 1.412,00 1.512,00 1.674,89 2.028,68
Acre 1.412 - 2.276 1.522,38 1.412,00 1.412,00 1.879,00 2.275,90
Amapá 1.412 - 2.610 1.695,08 1.412,00 1.500,00 2.154,67 2.609,80
Roraima 1.412 - 2.007 1.463,53 1.412,00 1.412,00 1.656,75 2.006,71


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Montador de pneus

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • prestar socorro a veículos;
  • realizar alinhamento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • ressulcar pneus;
  • lavar peças;
  • reparar câmara de ar;
  • trocar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • lavar chassi;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • consertar pneus a frio e a quente;

  • Atividades

    • erguer veículos;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • sinalizar pista;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • apertar porcas em sentido x;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • localizar furo;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • fixar rodas com parafusos;
    • retirar friso;
    • secar câmara de ar;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • demonstrar eficiência;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • verificar vazamentos;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • vulcanizar pneu;
    • participar em reuniões da cipa;
    • demonstrar educação;
    • calibrar pneu;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • verificar ovalação da roda;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • limpar ferramentas;
    • receber peças desmontadas;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • consultar ficha do pneu;
    • realizar rodízio de pneus;
    • verificar freios;
    • limpar parte interna do pneu;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • preparar produto (desengraxante);
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • manter calibragem dos pneus;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • retirar pneu da roda;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • aparar refil rente ao pneu;
    • verificar condições do pneu;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • inspecionar pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • esgotar água do compressor;
    • centralizar rodas raiadas;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • descolar talões do pneu;
    • separar pneus por medidas;
    • retirar objeto perfurante;
    • trabalhar em equipe;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • assentar friso na roda;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • trocar água de caixa d'água;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • escarear local do remendo;
    • retirar agulha do refil;
    • fixar válvula na câmara;
    • fixar borracha de ligação;
    • demonstrar pontualidade;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • retirar cônicos e porcas;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • verificar óleo do compressor;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • demonstrar senso de observação;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • colocar câmara no pneu;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • escovar roda e friso da roda;
    • remover resíduos;
    • demonstrar senso de humor;
    • limpar lado externo do pneu;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • medir alinhamento do chassi;
    • descontaminar local do conserto;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • levantar informações sobre o local;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • afrouxar porcas;
    • marcar pneu;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • trabalhar com segurança;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • passar cola no local do furo;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • retirar núcleo de válvula;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • fixar manchão no pneu;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • controlar as peças;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • examinar pneu;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • demonstrar paciência;


    Setores que mais contratam Montador de pneus no mercado de trabalho

    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Fabricação de álcool




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: