Salário para o cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
CBO 9141-10 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • reparar sistema de combustível;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;

Atividades

  • balancear superfícies de comando;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • substituir selos mecânicos;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • substituir pisos e trilhos;
  • autocriticar-se;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • regular comandos de voo;
  • aplicar materiais compósitos;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • reparar tanque de combustível;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • testar sistema hidráulico;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • demonstrar acuidade visual;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • discriminar odores;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • remover rodas e pneus;
  • realizar inspeção visual;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • identificar defeitos;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • preencher relatórios de avarias;
  • remover comandos de voo;
  • demonstrar destreza digital;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • instalar comandos de voo;
  • instalar motores;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • demonstrar orientação espacial;
  • verificar fixação dos rebites;
  • revisar sistema de freio automático;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • trabalhar de forma organizada;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • substituir rolamentos;
  • instalar tanques de combustível;
  • interpretar manuais;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • preencher fichas de inspeção;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • balancear motores;
  • reparar chapeamento;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • remover sistema de freios;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • destanquear aeronaves;
  • substituir componentes do sistema;
  • interpretar ordens de serviço;
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • demonstrar perseverança;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • remover motores;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • demonstrar precisão e controle;
  • substituir componentes de poltronas;
  • instalar acessórios do motor;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;


Setores que mais contratam Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral, peças e acessórios
  • Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos




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