Salário para o cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
CBO 9141-10 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • trabalhar com segurança;
  • reparar sistema de combustível;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;

Atividades

  • testar sistema hidráulico;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • remover rodas e pneus;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • substituir rolamentos;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • reparar tanque de combustível;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • demonstrar destreza digital;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • substituir selos mecânicos;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • balancear superfícies de comando;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • aplicar materiais compósitos;
  • verificar fixação dos rebites;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • substituir pisos e trilhos;
  • trabalhar de forma organizada;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • remover sistema de freios;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • instalar tanques de combustível;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • reparar chapeamento;
  • interpretar ordens de serviço;
  • regular comandos de voo;
  • instalar comandos de voo;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • demonstrar orientação espacial;
  • demonstrar precisão e controle;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • identificar defeitos;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • instalar motores;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • instalar acessórios do motor;
  • remover motores;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • preencher fichas de inspeção;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • revisar sistema de freio automático;
  • substituir componentes do sistema;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • demonstrar acuidade visual;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • substituir componentes de poltronas;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • interpretar manuais;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • remover comandos de voo;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • destanquear aeronaves;
  • autocriticar-se;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • discriminar odores;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • preencher relatórios de avarias;
  • balancear motores;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • demonstrar perseverança;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • realizar inspeção visual;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • testar o funcionamento das hélices;


Setores que mais contratam Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral, peças e acessórios
  • Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos




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