Salário para o cargo de Mecânico de chassis
CBO 9144-05 > Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Mecânico de chassis - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Quanto ganha um Mecânico de chassis

Um Mecânico de chassis trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.113,60 e R$ 3.189,96, com a média salarial de R$ 1.608,79 e o salário mediana em R$ 1.448,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico de chassis

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.608,79 19.305,44 402,20 7,37
1º Quartil 1.113,60 13.363,23 278,40 5,10
Salário Mediana 1.448,51 17.382,06 362,13 6,64
3º Quartil 2.432,80 29.193,61 608,20 11,15
Teto Salarial 3.189,96 38.279,53 797,49 14,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.268 - 3.574 1.890,56 1.268,38 1.626,50 2.950,47 3.573,70
Belo Horizonte - MG 1.142 - 2.637 1.497,11 1.141,99 1.276,14 2.177,51 2.637,46
Curitiba - PR 1.333 - 3.033 1.721,11 1.333,14 1.487,20 2.504,36 3.033,36
Rio de Janeiro - RJ 1.183 - 2.987 1.642,43 1.182,80 1.400,00 2.465,77 2.986,61
Brasília - DF 1.139 - 2.273 1.351,33 1.138,87 1.170,00 1.876,90 2.273,35
Goiânia - GO 1.090 - 2.584 1.452,40 1.090,49 1.297,40 2.133,50 2.584,16
Ribeirão Preto - SP 1.330 - 2.686 1.662,67 1.329,85 1.516,00 2.217,40 2.685,78
Fortaleza - CE 1.081 - 3.259 1.523,69 1.080,55 1.168,00 2.690,93 3.259,33
Porto Alegre - RS 1.313 - 4.184 1.942,28 1.312,84 1.496,00 3.454,47 4.184,16
Campinas - SP 1.355 - 3.113 1.793,77 1.355,34 1.600,00 2.569,85 3.112,68
Guarulhos - SP 1.360 - 3.195 1.839,20 1.359,73 1.645,00 2.637,98 3.195,20
Uberlândia - MG 1.091 - 2.372 1.368,14 1.090,60 1.200,00 1.958,49 2.372,19
Joinville - SC 1.305 - 3.143 1.794,68 1.305,25 1.560,00 2.594,57 3.142,62
Cascavel - PR 1.226 - 3.156 1.753,81 1.225,63 1.581,00 2.605,92 3.156,37
Maringá - PR 1.409 - 3.307 1.858,85 1.408,77 1.552,00 2.730,57 3.307,34
Contagem - MG 1.134 - 2.569 1.471,90 1.134,10 1.271,00 2.120,96 2.568,97
Salvador - BA 1.055 - 2.326 1.328,14 1.055,45 1.130,81 1.920,22 2.325,82
Campo Grande - MS 1.147 - 2.574 1.530,83 1.146,88 1.443,75 2.124,75 2.573,56
Londrina - PR 1.382 - 2.669 1.678,19 1.381,87 1.563,72 2.203,15 2.668,52
Parauapebas - PA 1.169 - 2.524 1.542,58 1.169,29 1.409,30 2.083,59 2.523,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.307 - 3.380 1.828,72 1.307,09 1.575,00 2.790,66 3.380,14
Minas Gerais 1.077 - 2.573 1.427,52 1.077,23 1.200,00 2.124,68 2.573,48
Paraná 1.248 - 2.906 1.675,14 1.247,51 1.508,00 2.399,33 2.906,14
Santa Catarina 1.291 - 3.027 1.715,85 1.291,30 1.500,00 2.499,30 3.027,23
Rio Grande do Sul 1.276 - 2.870 1.649,11 1.275,66 1.496,00 2.369,27 2.869,74
Goiás 1.059 - 3.021 1.527,76 1.059,26 1.254,00 2.494,37 3.021,25
Mato Grosso 1.085 - 2.784 1.522,55 1.085,10 1.357,14 2.298,37 2.783,85
Rio de Janeiro 1.174 - 2.875 1.591,80 1.173,73 1.366,20 2.373,30 2.874,61
Bahia 1.048 - 2.304 1.329,26 1.047,70 1.179,36 1.902,43 2.304,28
Espírito Santo 1.080 - 2.527 1.423,53 1.080,26 1.200,00 2.086,38 2.527,09
Mato Grosso do Sul 1.102 - 2.718 1.526,59 1.101,89 1.371,00 2.244,16 2.718,19
Pará 1.074 - 2.528 1.456,34 1.073,68 1.300,00 2.086,84 2.527,64
Pernambuco 1.075 - 2.303 1.346,30 1.075,02 1.200,00 1.901,14 2.302,72
Ceará 1.063 - 3.614 1.588,40 1.062,56 1.168,00 2.983,86 3.614,14
Distrito Federal 1.139 - 2.273 1.351,33 1.138,87 1.170,00 1.876,90 2.273,35
Rondônia 1.106 - 2.213 1.324,34 1.105,98 1.178,00 1.826,90 2.212,79
Maranhão 1.070 - 2.624 1.442,81 1.070,43 1.200,00 2.166,12 2.623,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.064 1.252,42 1.045,16 1.100,00 1.704,02 2.063,96
Paraíba 1.061 - 2.079 1.262,35 1.060,57 1.155,00 1.716,08 2.078,57
Alagoas 1.048 - 2.348 1.338,39 1.047,89 1.128,55 1.938,85 2.348,39
Tocantins 1.075 - 2.005 1.260,61 1.075,16 1.146,54 1.655,46 2.005,14
Piauí 1.057 - 1.924 1.215,76 1.056,88 1.111,27 1.588,48 1.924,01
Amazonas 1.091 - 2.856 1.514,66 1.091,14 1.200,00 2.357,68 2.855,69
Sergipe 1.057 - 2.044 1.249,58 1.056,98 1.100,00 1.687,49 2.043,93
Acre 1.076 - 1.950 1.238,72 1.076,31 1.128,60 1.609,65 1.949,66
Amapá 1.045 - 3.055 1.514,62 1.045,00 1.200,00 2.522,63 3.055,49
Roraima 1.050 - 2.023 1.223,12 1.050,16 1.076,25 1.670,37 2.023,20


Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de chassis

Mecânicos de manutenção de veículos automotores devem:

  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • elaborar plano de manutenção;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • manter-se atualizado profissionalmente;
    • balancear rodas;
    • substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.);
    • trocar peças do sistema de escapamento;
    • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
    • trocar filtros e lubrificantes;
    • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
    • efetuar limpeza geral;
    • manter o local de trabalho organizado;
    • ajustar cubos de rodas;
    • alinhar sistema de direção;
    • realizar o trabalho de modo eficiente;
    • desmontar o motor;
    • demonstrar destreza manual;
    • preencher requisição de material;
    • reparar sistema de arrefecimento;
    • reparar sistema de sobrealimentação;
    • reparar bomba injetora;
    • montar motor;
    • regular freios;
    • remover o motor do veículo;
    • regular altura da suspensão;
    • substituir agregados da suspensão;
    • interpretar diagramas eletroeletrônicos;
    • testar sistema de transmissão no veículo;
    • realizar manutenção da bomba hidráulica;
    • reparar sistema elétrico;
    • substituir óleo de amortecedores;
    • limpar filtros de transmissão;
    • trocar componentes eletroeletrônicos;
    • reparar chassis;
    • efetuar ajustes de montagem na transmissão;
    • identificar tipos de transmissão e funcionamento;
    • regular sistema de ignição e injeção;
    • instalar motor no veículo;
    • orientar o cliente no uso correto do veículo;
    • selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
    • estimar tempo de execução;
    • reparar caixa de direção;
    • testar motor no veículo;
    • trabalhar com atenção seletiva;
    • desmontar sistema de transmissão;
    • trocar válvulas pneumáticas;
    • vestir equipamentos de proteção individual;
    • preencher ordem de serviço;
    • identificar sons no ambiente;
    • efetuar testes hidráulicos e pneumáticos;
    • trocar fluidos hidráulicos;
    • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
    • avaliar satisfação do cliente;
    • reparar carburadores;
    • trocar componentes da unidade hidráulica;
    • trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
    • drenar filtros da linha de alimentação;
    • ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos;
    • identificar áreas de risco;
    • trocar molas;
    • substituir braços do sistema;
    • verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
    • trocar vedantes de óleo e água;
    • realizar teste de emissão de poluentes;
    • realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento;
    • lubrificar articulações da suspensão;
    • identificar o trabalho a ser realizado;
    • trocar terminais esféricos (pivôs);
    • trocar amortecedores;
    • reparar sistema de carga e partida;
    • trocar rolamentos de rodas;
    • manter relacionamento interpessoal;
    • testar pressão de alimentação e vazão;
    • confirmar plano de manutenção com o cliente;
    • ajustar válvulas no motor;
    • interpretar desenhos e normas técnicas;
    • descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais;
    • trocar sistema de embreagem;
    • testar circuitos eletroeletrônicos;
    • trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
    • testar válvulas injetoras;
    • reparar válvulas pneumáticas;
    • trocar buchas;
    • controlar dimensional das peças;
    • verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
    • testar estanqueidade do sistema de alimentação;
    • instalar sistemas de transmissão no veículo;
    • trocar tensores;
    • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
    • trocar radiadores;
    • reparar bomba hidráulica da direção;
    • orçar serviços manuais e por computador;
    • testar desempenho do motor em dinamômetro;
    • comunicar-se com clareza verbal e por escrito;
    • trabalhar com responsabilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir peças no recebimento;
    • reparar sistema de escapamento;
    • demonstrar orientação espacial;
    • coordenar braços e pernas;
    • substituir bolsas de ar;
    • trocar peças com defeito de fabricação;
    • trocar válvula injetora;
    • remover sistemas de transmissão;
    • reparar bomba de combustível;
    • sangrar sistema de freios;
    • reparar válvula injetora (diesel);
    • cumprir compromissos assumidos;
    • reparar bomba d'água;
    • trocar sensores térmicos;
    • ajustar componentes pneumáticos;
    • reparar unidade hidráulica;
    • consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
    • enviar peças para retificação;
    • trocar mangueiras, correias e polias;
    • realizar manutenção do compressor de ar;
    • interpretar termos técnicos em língua estrangeira;


    Setores que mais contratam Mecânico de chassis no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
    • Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: