Salário para o cargo de Locutor de telejornal
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de telejornal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de telejornal

Um Locutor de telejornal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.558,69 e R$ 4.124,46, com a média salarial de R$ 2.154,99 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de telejornal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.154,99 25.859,86 538,75 11,54
1º Quartil 1.558,69 18.704,27 389,67 8,35
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,64
3º Quartil 3.145,49 37.745,83 786,37 16,84
Teto Salarial 4.124,46 49.493,47 1.031,11 22,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.605 - 6.616 2.839,13 1.604,73 2.154,50 5.462,43 6.616,26
São Paulo - SP 1.721 - 6.266 2.915,47 1.720,86 2.319,00 5.173,47 6.266,26
São Luís - MA 1.545 - 3.853 2.303,00 1.544,78 2.057,00 3.181,39 3.853,39
Belo Horizonte - MG 1.895 - 5.701 3.237,98 1.894,67 3.468,00 4.707,09 5.701,36
Porto Alegre - RS 1.850 - 3.993 2.283,16 1.850,06 2.022,00 3.296,75 3.993,12
Duque de Caxias - RJ 1.658 - 2.493 1.794,75 1.658,43 1.707,10 2.058,21 2.492,97
João Pessoa - PB 1.440 - 5.671 2.418,78 1.439,67 1.510,00 4.681,67 5.670,58
Campo Grande - MS 1.826 - 5.013 3.351,74 1.825,92 3.986,00 4.139,00 5.013,28
Niterói - RJ 1.554 - 4.350 2.789,03 1.554,20 3.501,00 3.591,64 4.350,30
Cascavel - PR 1.723 - 3.201 1.970,42 1.723,00 1.723,71 2.642,82 3.201,06
Brasília - DF 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Feira de Santana - BA 1.476 - 2.155 1.588,56 1.475,62 1.565,00 1.779,44 2.155,32
Fortaleza - CE 1.424 - 4.025 2.159,02 1.423,88 1.772,42 3.323,25 4.025,22
Belém - PA 1.441 - 2.964 1.732,64 1.441,09 1.510,00 2.446,88 2.963,73
Caxias do Sul - RS 1.458 - 2.863 1.900,86 1.457,63 1.957,00 2.364,13 2.863,50
Goiânia - GO 1.827 - 4.753 2.955,48 1.826,63 3.215,00 3.924,00 4.752,87
Florianópolis - SC 1.574 - 3.646 2.037,72 1.574,00 1.721,00 3.010,14 3.645,98
São João de Meriti - RJ 1.624 - 2.869 1.979,72 1.623,56 2.015,00 2.368,43 2.868,71
Ribeirão Preto - SP 1.797 - 5.193 3.036,34 1.796,90 3.274,00 4.287,71 5.193,41
Recife - PE 1.516 - 2.694 1.767,26 1.516,14 1.600,00 2.224,29 2.694,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.526 - 4.472 2.245,06 1.526,44 1.797,00 3.692,32 4.472,25
São Paulo 1.615 - 5.038 2.572,14 1.614,61 2.228,00 4.159,15 5.037,69
Minas Gerais 1.427 - 4.025 2.084,71 1.427,07 1.747,00 3.322,71 4.024,56
Santa Catarina 1.504 - 3.740 2.088,67 1.503,54 1.863,00 3.088,07 3.740,36
Rio Grande do Sul 1.444 - 3.574 2.032,98 1.443,60 1.945,00 2.950,39 3.573,60
Paraná 1.574 - 4.099 2.227,12 1.574,26 1.880,00 3.383,87 4.098,64
Maranhão 1.435 - 3.540 1.962,79 1.435,11 1.680,00 2.923,00 3.540,43
Bahia 1.426 - 3.087 1.812,00 1.426,05 1.565,00 2.548,40 3.086,70
Goiás 1.438 - 3.914 2.020,57 1.438,39 1.575,00 3.231,82 3.914,47
Pará 1.442 - 3.364 1.905,62 1.441,59 1.694,00 2.777,57 3.364,27
Pernambuco 1.460 - 2.966 1.781,24 1.460,50 1.543,18 2.448,86 2.966,14
Ceará 1.412 - 3.196 1.822,23 1.412,00 1.542,00 2.638,68 3.196,05
Mato Grosso do Sul 1.412 - 4.916 2.420,86 1.412,00 2.000,00 4.058,41 4.915,67
Mato Grosso 1.444 - 4.236 2.337,66 1.443,96 2.330,00 3.497,41 4.236,17
Paraíba 1.412 - 4.197 1.968,79 1.412,42 1.510,00 3.465,25 4.197,21
Rondônia 1.414 - 2.485 1.671,99 1.414,38 1.560,00 2.051,56 2.484,91
Espírito Santo 1.470 - 2.936 1.788,66 1.469,60 1.686,00 2.424,27 2.936,34
Rio Grande do Norte 1.448 - 3.135 1.916,49 1.447,82 1.807,00 2.588,64 3.135,43
Sergipe 1.708 - 3.651 2.367,37 1.707,91 2.047,60 3.014,55 3.651,31
Piauí 1.412 - 10.365 3.170,15 1.412,00 1.449,00 8.557,24 10.364,79
Distrito Federal 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Alagoas 1.418 - 2.630 1.754,97 1.417,71 1.794,00 2.171,00 2.629,58
Amazonas 1.419 - 8.710 3.201,35 1.418,50 2.500,00 7.191,19 8.710,18
Tocantins 1.423 - 2.727 1.897,65 1.423,25 2.123,00 2.251,50 2.727,08
Roraima 1.550 - 2.232 1.714,09 1.550,00 1.700,00 1.842,50 2.231,69
Acre 1.412 - 2.516 1.589,22 1.412,00 1.500,00 2.077,50 2.516,33
Amapá 1.489 - 3.975 2.632,25 1.489,00 2.879,00 3.282,00 3.975,26


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de telejornal

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • preparar conteúdo para apresentação;
  • comentar os fatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar programas e noticiários;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • chamar os comerciais;
    • seguir o roteiro do evento;
    • animar o programa;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ensaiar a apresentação;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar imparcialidade;
    • envolver o entrevistado;
    • passar o texto;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • participar da definição da pauta;
    • locutar documentários;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • mediar debates;
    • checar as informações;
    • organizar as informações;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • provocar o entrevistado;
    • construir a cena;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • formular perguntas;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • ancorar programas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • locutar audiodescrição;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • anunciar programação;
    • descrever o evento;
    • editar material gravado;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • levantar informações e dados;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar cordialidade;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • redigir a notícia;
    • gravar reportagens;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • fazer enquete;
    • demonstrar dinamismo;
    • ajustar a narração ao evento;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • selecionar material;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar chamadas;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • editar textos;
    • ler o texto no ar;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • administrar tempo para o evento;
    • apresentar os participantes do evento;
    • analisar roteiro de apresentação;


    Setores que mais contratam Locutor de telejornal no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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