Salário para o cargo de Locutor de notícias
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de notícias - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de notícias

Um Locutor de notícias trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.558,69 e R$ 4.124,46, com a média salarial de R$ 2.154,99 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de notícias

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.154,99 25.859,86 538,75 11,54
1º Quartil 1.558,69 18.704,27 389,67 8,35
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,64
3º Quartil 3.145,49 37.745,83 786,37 16,84
Teto Salarial 4.124,46 49.493,47 1.031,11 22,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.605 - 6.616 2.839,13 1.604,73 2.154,50 5.462,43 6.616,26
São Paulo - SP 1.721 - 6.266 2.915,47 1.720,86 2.319,00 5.173,47 6.266,26
São Luís - MA 1.545 - 3.853 2.303,00 1.544,78 2.057,00 3.181,39 3.853,39
Belo Horizonte - MG 1.895 - 5.701 3.237,98 1.894,67 3.468,00 4.707,09 5.701,36
Porto Alegre - RS 1.850 - 3.993 2.283,16 1.850,06 2.022,00 3.296,75 3.993,12
Duque de Caxias - RJ 1.658 - 2.493 1.794,75 1.658,43 1.707,10 2.058,21 2.492,97
João Pessoa - PB 1.440 - 5.671 2.418,78 1.439,67 1.510,00 4.681,67 5.670,58
Campo Grande - MS 1.826 - 5.013 3.351,74 1.825,92 3.986,00 4.139,00 5.013,28
Niterói - RJ 1.554 - 4.350 2.789,03 1.554,20 3.501,00 3.591,64 4.350,30
Cascavel - PR 1.723 - 3.201 1.970,42 1.723,00 1.723,71 2.642,82 3.201,06
Brasília - DF 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Feira de Santana - BA 1.476 - 2.155 1.588,56 1.475,62 1.565,00 1.779,44 2.155,32
Fortaleza - CE 1.424 - 4.025 2.159,02 1.423,88 1.772,42 3.323,25 4.025,22
Belém - PA 1.441 - 2.964 1.732,64 1.441,09 1.510,00 2.446,88 2.963,73
Caxias do Sul - RS 1.458 - 2.863 1.900,86 1.457,63 1.957,00 2.364,13 2.863,50
Goiânia - GO 1.827 - 4.753 2.955,48 1.826,63 3.215,00 3.924,00 4.752,87
Florianópolis - SC 1.574 - 3.646 2.037,72 1.574,00 1.721,00 3.010,14 3.645,98
São João de Meriti - RJ 1.624 - 2.869 1.979,72 1.623,56 2.015,00 2.368,43 2.868,71
Ribeirão Preto - SP 1.797 - 5.193 3.036,34 1.796,90 3.274,00 4.287,71 5.193,41
Recife - PE 1.516 - 2.694 1.767,26 1.516,14 1.600,00 2.224,29 2.694,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.526 - 4.472 2.245,06 1.526,44 1.797,00 3.692,32 4.472,25
São Paulo 1.615 - 5.038 2.572,14 1.614,61 2.228,00 4.159,15 5.037,69
Minas Gerais 1.427 - 4.025 2.084,71 1.427,07 1.747,00 3.322,71 4.024,56
Santa Catarina 1.504 - 3.740 2.088,67 1.503,54 1.863,00 3.088,07 3.740,36
Rio Grande do Sul 1.444 - 3.574 2.032,98 1.443,60 1.945,00 2.950,39 3.573,60
Paraná 1.574 - 4.099 2.227,12 1.574,26 1.880,00 3.383,87 4.098,64
Maranhão 1.435 - 3.540 1.962,79 1.435,11 1.680,00 2.923,00 3.540,43
Bahia 1.426 - 3.087 1.812,00 1.426,05 1.565,00 2.548,40 3.086,70
Goiás 1.438 - 3.914 2.020,57 1.438,39 1.575,00 3.231,82 3.914,47
Pará 1.442 - 3.364 1.905,62 1.441,59 1.694,00 2.777,57 3.364,27
Pernambuco 1.460 - 2.966 1.781,24 1.460,50 1.543,18 2.448,86 2.966,14
Ceará 1.412 - 3.196 1.822,23 1.412,00 1.542,00 2.638,68 3.196,05
Mato Grosso do Sul 1.412 - 4.916 2.420,86 1.412,00 2.000,00 4.058,41 4.915,67
Mato Grosso 1.444 - 4.236 2.337,66 1.443,96 2.330,00 3.497,41 4.236,17
Paraíba 1.412 - 4.197 1.968,79 1.412,42 1.510,00 3.465,25 4.197,21
Rondônia 1.414 - 2.485 1.671,99 1.414,38 1.560,00 2.051,56 2.484,91
Espírito Santo 1.470 - 2.936 1.788,66 1.469,60 1.686,00 2.424,27 2.936,34
Rio Grande do Norte 1.448 - 3.135 1.916,49 1.447,82 1.807,00 2.588,64 3.135,43
Sergipe 1.708 - 3.651 2.367,37 1.707,91 2.047,60 3.014,55 3.651,31
Piauí 1.412 - 10.365 3.170,15 1.412,00 1.449,00 8.557,24 10.364,79
Distrito Federal 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Alagoas 1.418 - 2.630 1.754,97 1.417,71 1.794,00 2.171,00 2.629,58
Amazonas 1.419 - 8.710 3.201,35 1.418,50 2.500,00 7.191,19 8.710,18
Tocantins 1.423 - 2.727 1.897,65 1.423,25 2.123,00 2.251,50 2.727,08
Roraima 1.550 - 2.232 1.714,09 1.550,00 1.700,00 1.842,50 2.231,69
Acre 1.412 - 2.516 1.589,22 1.412,00 1.500,00 2.077,50 2.516,33
Amapá 1.489 - 3.975 2.632,25 1.489,00 2.879,00 3.282,00 3.975,26


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de notícias

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • narrar transmissão de eventos;
  • comentar os fatos;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • checar as informações;
    • organizar as informações;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • anunciar chamadas;
    • locutar documentários;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • anunciar programação;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • gravar reportagens;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • descrever o evento;
    • construir a cena;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • seguir o roteiro do evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • opinar a respeito do evento;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • ancorar programas;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mediar debates;
    • animar o programa;
    • provocar o entrevistado;
    • noticiar fatos;
    • ler os comerciais no ar;
    • envolver o entrevistado;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • formular perguntas;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ensaiar a apresentação;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • editar material gravado;
    • rebater o entrevistado;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • passar o texto;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • posicionar os participantes do evento;
    • editar textos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • administrar tempo para o evento;
    • chamar reportagem;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • selecionar material;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • locutar audiodescrição;
    • levantar informações e dados;
    • ler o texto no ar;
    • ajustar a narração ao evento;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • chamar os comerciais;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • fazer enquete;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar imparcialidade;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar cordialidade;


    Setores que mais contratam Locutor de notícias no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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