Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Capitão de longo curso (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- gerenciar material de bordo;
- operar cargas;
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
Atividades
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- acionar plano de emergência;
- elaborar conteúdo programático;
- aplicar legislação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar atmosfera do tanque;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- inspecionar equipamentos de convés;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de negociação;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- avaliar as condições para desatracação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- avaliar as condições de atracação;
- demonstrar liderança;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de adaptação;
- discriminar cores;
- demonstrar raciocínio matemático;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- elaborar material didático;
- efetuar auditorias internas;
- consultar legislação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- tomar decisões;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- fiscalizar o uso de epi;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- proferir palestras;
- demonstrar comportamento proativo;
- acionar plano de contingência;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- conferir certificação de equipamentos;
- demonstrar raciocínio analítico;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar as condições de segurança;
- coordenar operação de controle à poluição;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- ministrar aulas de formação profissional;
- efetuar os registros pertinentes;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar percepção cinemática;
- controlar material de combate à poluição;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- avaliar o preparo da tripulação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar operações de resgate;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais