Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem
- Capitão de longo curso
- Agente de manobra e docagem
- Inspetor naval
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- inspecionar as condições de segurança;
- elaborar apresentações;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar comportamento proativo;
- coordenar operações de resgate;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- proferir palestras;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar o preparo da tripulação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar raciocínio sintético;
- discriminar cores;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- acionar plano de contingência;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar operação de controle à poluição;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- acionar plano de emergência;
- conferir certificação da embarcação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- aplicar legislação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar liderança;
- conferir certificação de equipamentos;
- demonstrar raciocínio analítico;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar percepção cinemática;
- ministrar treinamento em terra;
- tomar decisões;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- avaliar as condições meteorológicas;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para desatracação;
- consultar legislação;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar raciocínio matemático;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- elaborar material didático;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- efetuar os registros pertinentes;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar material de combate à poluição;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- discriminar sons e ruídos;
- avaliar as condições de atracação;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais