Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Inspetor naval
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- operar cargas;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
Atividades
- discriminar cores;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- trabalhar sob pressão;
- conferir certificação da embarcação;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar liderança;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar comportamento proativo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar operações de resgate;
- tomar decisões;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- elaborar apresentações;
- demonstrar percepção cinemática;
- acionar plano de contingência;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- efetuar os registros pertinentes;
- fiscalizar o uso de epi;
- discriminar sons e ruídos;
- aplicar legislação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- conferir certificação de equipamentos;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- trabalhar em equipe;
- avaliar as condições para desatracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- avaliar as condições de atracação;
- acionar plano de emergência;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar raciocínio matemático;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar raciocínio sintético;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- proferir palestras;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar percepção espacial;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- efetuar auditorias internas;
- consultar legislação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar raciocínio analítico;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar capacidade de negociação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- elaborar material didático;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- avaliar as condições de calado;
- controlar material de combate à poluição;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais