Quanto ganha um Inspetor de terminal
Um Inspetor de terminal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.630,58 e R$ 8.640,07, com a média salarial de R$ 3.374,83 e o salário mediana em R$ 1.917,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.374,83 | 40.498,02 | 843,71 | 16,09 |
1º Quartil | 1.630,58 | 19.566,98 | 407,65 | 7,77 |
Salário Mediana | 1.917,00 | 23.004,00 | 479,25 | 9,14 |
3º Quartil | 6.589,29 | 79.071,45 | 1.647,32 | 31,42 |
Teto Salarial | 8.640,07 | 103.680,86 | 2.160,02 | 41,19 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de longo curso
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.644 - 18.735 | 5.878,68 | 1.644,00 | 3.000,00 | 15.467,78 | 18.735,04 |
Macaubal - SP | 1.550 - 1.877 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.877,41 |
Santos - SP | 1.611 - 4.508 | 2.442,96 | 1.611,29 | 2.341,00 | 3.722,00 | 4.508,20 |
São Paulo - SP | 1.850 - 3.596 | 2.598,36 | 1.850,00 | 2.898,66 | 2.969,00 | 3.596,14 |
Manaus - AM | 1.669 - 5.981 | 2.699,57 | 1.669,00 | 1.838,00 | 4.938,00 | 5.981,05 |
Paranaguá - PR | 1.784 - 2.422 | 1.844,67 | 1.784,00 | 1.791,50 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Fortaleza - CE | 2.463 - 2.983 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.983,26 |
Porto Alegre - RS | 3.001 - 3.635 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.634,90 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.528 - 4.053 | 2.138,58 | 1.528,40 | 1.837,00 | 3.345,95 | 4.052,72 |
Rio de Janeiro | 1.644 - 20.585 | 6.236,36 | 1.644,00 | 3.000,00 | 16.994,89 | 20.584,72 |
Amazonas | 1.669 - 5.981 | 2.699,57 | 1.669,00 | 1.838,00 | 4.938,00 | 5.981,05 |
Rio Grande do Sul | 1.732 - 3.635 | 2.789,50 | 1.732,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.634,90 |
Paraná | 1.784 - 2.422 | 1.844,67 | 1.784,00 | 1.791,50 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Ceará | 2.463 - 2.983 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.983,26 |
Bahia | 1.635 - 4.601 | 2.877,86 | 1.635,00 | 3.522,52 | 3.798,80 | 4.601,22 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
Atividades
- controlar temperatura dos tanques;
- coordenar operações de reboque;
- testar equipamentos de segurança;
- efetuar auditorias internas;
- avaliar as condições para amarração;
- demonstrar raciocínio analítico;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar equipe de convés;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar criatividade;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar capacidade de negociação;
- operar tampas de escotilha;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar epi e epc;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- avaliar as condições de calado;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar reuniões de segurança;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- aplicar legislação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- emitir permissão para trabalho;
- operar rampas de acesso;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar o sms;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- acionar plano de contingência;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- conferir certificação de equipamentos;
- controlar material de combate à poluição;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- avaliar as condições para desatracação;
- tomar decisões;
- verificar peação da carga;
- proferir palestras;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- demonstrar comportamento proativo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- acionar plano de emergência;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- demonstrar liderança;
- controlar material de passadiço;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- preparar a unidade para reboque;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- operar guincho de reboque;
- avaliar as condições de atracação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar plano de manuseio da carga;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar seção de câmara;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar as embarcações de apoio;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- manusear cargas a bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- inspecionar as condições de segurança;
- avaliar as condições meteorológicas;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- orientar a navegação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- verificar compatibilidade de cargas;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- ministrar aulas de formação profissional;
- elaborar apresentações;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar operações de resgate;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- testar equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar percepção cinemática;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- discriminar cores;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- operar rampas de cargas;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar material de custeio;
- coordenar equipe de amarração;
- controlar material de diques e comportas;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- elaborar material didático;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- elaborar o plano para reboque;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- conferir certificação da tripulação;
- coordenar equipe de resgate;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- realizar o plano de viagem;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- operar cobertas de cargas;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- controlar rancho;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- conferir certificação da embarcação;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar planos de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- consultar legislação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- manobrar a embarcação;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- supervisionar equipe de lastro;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- demonstrar percepção espacial;
- verificar marcação das cargas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- discriminar sons e ruídos;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais
- Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Serviços de engenharia
- Fabricação de produtos do refino de petróleo
- Terminais rodoviários e ferroviários
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br