Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Inspetor de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- preparar relatórios e ou documentação;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- agir em situações de emergência;
- demonstrar competências pessoais;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- atender aos passageiros;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- trabalhar com segurança;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
Atividades
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- relatar as condições de limpeza;
- combater fogo a bordo;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- aquecer refeições;
- demonstrar iniciativa;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- realocar bagagens perigosas;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- colocar bebidas no gelo;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- retirar anéis e alianças;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- atualizar-se profissionalmente;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- acomodar os passageiros especiais;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- dar provas de agilidade;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- comunicar-se em outros idiomas;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- demonstrar empatia;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- dar provas de desprendimento;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- comandar a evacuação da aeronave;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- demonstrar organização;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- entregar as bandejas com refeições;
- usar equipamentos de proteção;
- agir com cortesia;
- declarar os pertences pessoais;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- recepcionar passageiros;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- identificar-se com a profissão;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- demonstrar liderança;
Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga