Salário para o cargo de Inspetor de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Inspetor de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • atender aos passageiros;
  • agir em situações de emergência;

Atividades

  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • identificar-se com a profissão;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • agir com cortesia;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • aquecer refeições;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • recepcionar passageiros;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • retirar anéis e alianças;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • demonstrar iniciativa;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • combater fogo a bordo;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • dar provas de agilidade;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • dar provas de desprendimento;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • relatar as condições de limpeza;
  • demonstrar organização;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • declarar os pertences pessoais;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • demonstrar liderança;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • realocar bagagens perigosas;
  • demonstrar empatia;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • usar equipamentos de proteção;
  • colocar bebidas no gelo;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • comandar a evacuação da aeronave;


Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: