Salário para o cargo de Inspetor de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Inspetor de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • trabalhar com segurança;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • agir em situações de emergência;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • demonstrar competências pessoais;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • atender aos passageiros;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;

Atividades

  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • demonstrar iniciativa;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • combater fogo a bordo;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • dar provas de desprendimento;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • recepcionar passageiros;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • aquecer refeições;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • declarar os pertences pessoais;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar empatia;
  • relatar as condições de limpeza;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • demonstrar organização;
  • realocar bagagens perigosas;
  • demonstrar liderança;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • identificar-se com a profissão;
  • agir com cortesia;
  • retirar anéis e alianças;
  • usar equipamentos de proteção;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • dar provas de agilidade;
  • colocar bebidas no gelo;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • entregar as bandejas com refeições;


Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue