Salário para o cargo de Inspetor de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Inspetor de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • preparar relatórios e ou documentação;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • trabalhar com segurança;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • agir em situações de emergência;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos passageiros;

Atividades

  • comandar a evacuação da aeronave;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • demonstrar empatia;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • colocar bebidas no gelo;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • usar equipamentos de proteção;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • realocar bagagens perigosas;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • retirar anéis e alianças;
  • declarar os pertences pessoais;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • recepcionar passageiros;
  • relatar as condições de limpeza;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • agir com cortesia;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • identificar-se com a profissão;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • demonstrar liderança;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • trabalhar em equipe;
  • dar provas de agilidade;
  • demonstrar iniciativa;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • dar provas de desprendimento;
  • aquecer refeições;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • combater fogo a bordo;


Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: