Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Inspetor de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos passageiros;
- agir em situações de emergência;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- preparar relatórios e ou documentação;
- trabalhar com segurança;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
Atividades
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- realocar bagagens perigosas;
- agir com cortesia;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- trabalhar em equipe;
- relatar as condições de limpeza;
- acomodar os passageiros especiais;
- dar provas de desprendimento;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- retirar anéis e alianças;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- declarar os pertences pessoais;
- identificar-se com a profissão;
- demonstrar organização;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- colocar bebidas no gelo;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- dar provas de agilidade;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- comunicar-se em outros idiomas;
- demonstrar iniciativa;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- usar equipamentos de proteção;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- recepcionar passageiros;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- comandar a evacuação da aeronave;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- demonstrar empatia;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- demonstrar liderança;
- combater fogo a bordo;
- aquecer refeições;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- atualizar-se profissionalmente;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- entregar as bandejas com refeições;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- evidenciar equilíbrio emocional;
Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga