Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Inspetor de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar relatórios e ou documentação;
- agir em situações de emergência;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- trabalhar com segurança;
- atender aos passageiros;
Atividades
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- acomodar os passageiros especiais;
- atualizar-se profissionalmente;
- relatar as condições de limpeza;
- declarar os pertences pessoais;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- trabalhar em equipe;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- combater fogo a bordo;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- comunicar-se em outros idiomas;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- retirar anéis e alianças;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- agir com cortesia;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- realocar bagagens perigosas;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- recepcionar passageiros;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- demonstrar liderança;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- dar provas de agilidade;
- demonstrar empatia;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- comandar a evacuação da aeronave;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- demonstrar organização;
- dar provas de desprendimento;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- usar equipamentos de proteção;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- identificar-se com a profissão;
- colocar bebidas no gelo;
- entregar as bandejas com refeições;
- aquecer refeições;
Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga