Salário para o cargo de Imediato da marinha mercante
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Imediato da marinha mercante - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Imediato da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • operar cargas;
  • gerenciar material de bordo;

Atividades

  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar material de custeio;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • manobrar a embarcação;
  • verificar marcação das cargas;
  • orientar a navegação;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • verificar peação da carga;
  • operar guincho de reboque;
  • manusear cargas a bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • acionar plano de contingência;
  • coordenar postos de emergência;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • operar rampas de acesso;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • preparar a unidade para reboque;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar epi e epc;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • avaliar as condições de calado;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar rampas de cargas;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • coordenar operações de reboque;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • operar tampas de escotilha;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • demonstrar liderança;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições para amarração;
  • definir área segura para trabalho;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • aplicar legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • operar equipamentos de navegação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • operar cobertas de cargas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • ministrar treinamento em terra;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • controlar medicamento de bordo;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • supervisionar equipe de convés;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • supervisionar seção de câmara;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • elaborar material didático;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • realizar comunicação de bordo;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • conferir certificação da tripulação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • elaborar conteúdo programático;
  • avaliar as condições de atracação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • trabalhar sob pressão;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • proferir palestras;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • discriminar cores;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar material de combate à poluição;
  • consultar legislação;
  • controlar material de passadiço;
  • testar equipamentos de segurança;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar certificação da tripulação;
  • elaborar apresentações;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • realizar o plano de viagem;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • tomar decisões;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • controlar rancho;
  • elaborar o plano para reboque;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar criatividade;
  • transportar passageiros;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • demonstrar percepção espacial;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • supervisionar o sms;


Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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