Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de longo curso
- Inspetor naval
- Prático de portos da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Imediato da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- administrar pessoal;
- operar cargas;
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- realizar inspeção naval a bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- qualificar pessoal;
- navegar com segurança;
Atividades
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- efetuar auditorias internas;
- elaborar o plano para reboque;
- operar tampas de escotilha;
- manobrar a embarcação;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar as condições de calado;
- inspecionar as condições de segurança;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- ministrar treinamento em terra;
- trabalhar em equipe;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar cobertas de cargas;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- preparar a unidade para reboque;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar epi e epc;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar material de custeio;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar temperatura dos tanques;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- discriminar cores;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de navegação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- orientar a navegação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- consultar legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- controlar certificação da tripulação;
- transportar passageiros;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar reuniões de segurança;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- testar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar operações de reboque;
- demonstrar capacidade de negociação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- elaborar conteúdo programático;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- aplicar legislação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- trabalhar sob pressão;
- controlar material de passadiço;
- supervisionar o sms;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar guincho de reboque;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- avaliar as condições de atracação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- realizar o plano de viagem;
- conferir certificação da embarcação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- definir área segura para trabalho;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- testar equipamentos de segurança;
- demonstrar raciocínio analítico;
- avaliar as condições para amarração;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- proferir palestras;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar material de combate à poluição;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar criatividade;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- verificar peação da carga;
- manusear cargas a bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- elaborar apresentações;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar as condições para desamarração;
- coordenar postos de emergência;
- demonstrar liderança;
- operar rampas de cargas;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar planos de bordo;
- verificar marcação das cargas;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- coordenar operações de resgate;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- ministrar aulas de formação profissional;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- verificar compatibilidade de cargas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- supervisionar seção de câmara;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- tomar decisões;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- conduzir embarcação de salvamento;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- acionar plano de emergência;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- controlar rancho;
- operar equipamentos de navegação;
- elaborar material didático;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da tripulação;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar equipe de convés;
Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho