Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor naval
- Inspetor de terminal
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Imediato da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
- qualificar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- navegar com segurança;
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
Atividades
- controlar epi e epc;
- trabalhar sob pressão;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- ministrar treinamento a bordo;
- avaliar as condições para amarração;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- proferir palestras;
- ministrar treinamento em terra;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar rancho;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- elaborar apresentações;
- inspecionar as condições de segurança;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar raciocínio matemático;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar material de custeio;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- avaliar as condições de atracação;
- tomar decisões;
- controlar planos de bordo;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar criatividade;
- supervisionar equipe de convés;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar o sms;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- operar o sistema de lastro;
- coordenar operações de reboque;
- operar tampas de escotilha;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- definir área segura para trabalho;
- elaborar material didático;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- avaliar as condições meteorológicas;
- operar guincho de reboque;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- orientar praticante-aluno a bordo;
- efetuar auditorias internas;
- efetuar os registros pertinentes;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de resgate;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar material de combate à poluição;
- elaborar conteúdo programático;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- discriminar cores;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- discriminar sons e ruídos;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- avaliar as condições para desatracação;
- acionar plano de contingência;
- operar rampas de acesso;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- testar equipamentos de salvatagem;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- avaliar as condições para desamarração;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- verificar marcação das cargas;
- consultar legislação;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- aplicar legislação;
- demonstrar comportamento proativo;
- demonstrar percepção cinemática;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar as condições de calado;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- operar rampas de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- emitir permissão para trabalho;
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar raciocínio analítico;
- operar equipamentos de navegação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- controlar atmosfera do tanque;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- demonstrar liderança;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- verificar peação da carga;
- controlar certificação da tripulação;
- manobrar a embarcação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- acionar plano de emergência;
- inspecionar equipamentos de convés;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar material de passadiço;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- orientar a navegação;
- realizar o plano de viagem;
- coordenar reuniões de segurança;
- trabalhar em equipe;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho