Quanto ganha um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.359,02 e R$ 17.764,52, com a média salarial de R$ 9.171,01 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.171,01 | 110.052,17 | 2.292,75 | 43,58 |
1º Quartil | 6.359,02 | 76.308,18 | 1.589,75 | 30,22 |
Salário Mediana | 8.475,00 | 101.700,00 | 2.118,75 | 40,27 |
3º Quartil | 13.547,98 | 162.575,74 | 3.386,99 | 64,38 |
Teto Salarial | 17.764,52 | 213.174,19 | 4.441,13 | 84,42 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Agente de manobra e docagem
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.067 - 16.809 | 8.355,37 | 4.066,93 | 7.917,00 | 13.877,60 | 16.808,97 |
Macaé - RJ | 7.667 - 17.411 | 10.235,86 | 7.667,48 | 9.394,00 | 14.374,56 | 17.410,90 |
Rio das Ostras - RJ | 7.026 - 17.800 | 10.323,32 | 7.025,58 | 9.823,00 | 14.695,60 | 17.799,75 |
Niterói - RJ | 3.002 - 12.103 | 7.350,01 | 3.001,67 | 8.397,00 | 9.992,33 | 12.103,01 |
São João da Barra - RJ | 8.059 - 10.816 | 8.560,30 | 8.059,00 | 8.724,50 | 8.930,00 | 10.816,28 |
São Gonçalo - RJ | 22.444 - 33.722 | 26.112,28 | 22.443,77 | 27.493,00 | 27.841,00 | 33.721,85 |
Guapimirim - RJ | 8.295 - 10.459 | 8.559,44 | 8.295,00 | 8.635,00 | 8.635,00 | 10.458,97 |
Corumbá - MS | 3.678 - 4.966 | 3.994,38 | 3.677,50 | 4.100,00 | 4.100,00 | 4.966,04 |
Itajaí - SC | 7.583 - 12.410 | 8.642,75 | 7.583,00 | 8.371,00 | 10.246,00 | 12.410,26 |
Porto do Mangue - RN | 3.500 - 4.239 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 5.388 - 18.276 | 9.495,67 | 5.388,03 | 8.576,50 | 15.088,52 | 18.275,67 |
Santa Catarina | 7.583 - 12.410 | 8.642,75 | 7.583,00 | 8.371,00 | 10.246,00 | 12.410,26 |
Mato Grosso do Sul | 3.678 - 4.966 | 3.994,38 | 3.677,50 | 4.100,00 | 4.100,00 | 4.966,04 |
São Paulo | 1.499 - 10.333 | 3.848,09 | 1.499,00 | 1.499,00 | 8.530,66 | 10.332,59 |
Rio Grande do Norte | 3.500 - 4.239 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Imediato da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
Atividades
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- aplicar legislação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- coordenar as embarcações de apoio;
- controlar material de combate à poluição;
- operar rampas de cargas;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- operar o sistema de lastro;
- operar cobertas de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar medicamento de bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar operações de manutenção offshore;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de segurança;
- transportar passageiros;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar conteúdo programático;
- conferir certificação da embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- proferir palestras;
- coordenar equipe de amarração;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- efetuar os registros pertinentes;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar material de custeio;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar certificação da tripulação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- supervisionar o sms;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- operar tampas de escotilha;
- demonstrar criatividade;
- avaliar as condições para desamarração;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- avaliar o preparo da tripulação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar operações de resgate;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- elaborar apresentações;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar raciocínio sintético;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- acionar plano de emergência;
- verificar peação da carga;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- efetuar auditorias internas;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar epi e epc;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar comportamento proativo;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- verificar compatibilidade de cargas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- controlar material de passadiço;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar raciocínio analítico;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar as condições de calado;
- orientar a navegação;
- elaborar material didático;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- acionar plano de contingência;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- manobrar a embarcação;
- operar rampas de acesso;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- consultar legislação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- preparar a unidade para reboque;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar operações de reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar rancho;
- trabalhar em equipe;
- controlar temperatura dos tanques;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- discriminar sons e ruídos;
- tomar decisões;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar o plano de viagem;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- discriminar cores;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar atmosfera do tanque;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar material de diques e comportas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- conferir certificação da tripulação;
- conferir certificação de equipamentos;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- realizar comunicação de bordo;
- supervisionar equipe de lastro;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- ministrar treinamento em terra;
- definir área segura para trabalho;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar planos de bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- coordenar equipe de resgate;
- demonstrar percepção cinemática;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar liderança;
- verificar marcação das cargas;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Navegação de apoio portuário
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br