Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Comandante da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de longo curso (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Imediato da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- realizar o plano de viagem;
- controlar material de custeio;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- verificar peação da carga;
- conduzir embarcação de salvamento;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- avaliar o preparo da tripulação;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar temperatura dos tanques;
- supervisionar o sms;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- efetuar auditorias internas;
- discriminar cores;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar percepção espacial;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar medicamento de bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- elaborar material didático;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar comportamento proativo;
- aplicar legislação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- operar rampas de acesso;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- preparar a unidade para reboque;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar rancho;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- acionar plano de contingência;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- inspecionar equipamentos de convés;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- discriminar sons e ruídos;
- conferir certificação da tripulação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- consultar legislação;
- operar tampas de escotilha;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar as condições de calado;
- operar guincho de reboque;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar material de passadiço;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar aulas de formação profissional;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- testar equipamentos de segurança;
- operar rampas de cargas;
- coordenar operações de reboque;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- conferir certificação da embarcação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar as condições meteorológicas;
- verificar marcação das cargas;
- proferir palestras;
- trabalhar sob pressão;
- emitir permissão para trabalho;
- avaliar as condições para desatracação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- elaborar apresentações;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- tomar decisões;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- coordenar postos de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar as condições de segurança;
- coordenar operações de resgate;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- orientar a navegação;
- demonstrar criatividade;
- trabalhar em equipe;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar o sistema de lastro;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- manobrar a embarcação;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar raciocínio sintético;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- operar cobertas de cargas;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar epi e epc;
- transportar passageiros;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar material de combate à poluição;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar as condições de atracação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- acionar plano de emergência;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar o plano para reboque;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- efetuar os registros pertinentes;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- definir área segura para trabalho;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- demonstrar liderança;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho