Salário para o cargo de Gerente de produtos bancários
CBO 1417-05 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de produtos bancários - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de produtos bancários

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • contratar serviços terceirizados;
  • revisar plano diretor;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • divulgar campanhas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • motivar equipes;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • dispensar pessoas;
  • implementar políticas internas e externas;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar liderança;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • demonstrar segurança;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • atender auditoria interna e externa;
  • administrar conflitos;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • aprovar taxas e tarifas;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • visitar clientes;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • selecionar pessoas;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • programar férias da equipe;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • estabelecer prioridades;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • executar consultas de crédito;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar poder de decisão;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • determinar perfil de ocupações;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar orçamento da área;
  • coordenar equipes;
  • remanejar pessoal;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • controlar custos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • acompanhar formalização de operações;
  • examinar operações gerenciais;
  • incrementar resultados;
  • consolidar informações gerenciais;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • conferir autenticidade de informações;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • demonstrar persuasão;
  • estipular políticas por produto;
  • propor remuneração de pessoal;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • estudar sugestões de clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • promover interação da equipe;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • respeitar valores da instituição;


Setores que mais contratam Gerente de produtos bancários no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Bancos comerciais
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
  • Cooperativas de crédito rural
  • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
  • Bancos de investimento
  • Corretoras de títulos e valores mobiliários
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Securitização de créditos
  • Casas lotéricas




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