Salário para o cargo de Gerente de produtos bancários
CBO 1417-05 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de produtos bancários - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de produtos bancários

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • acompanhar formalização de operações;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar segurança;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • elaborar orçamento da área;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • demonstrar flexibilidade;
  • visitar clientes;
  • programar férias da equipe;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • selecionar pessoas;
  • participar de projetos da instituição;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • estabelecer prioridades;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • demonstrar poder de decisão;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar persuasão;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • atender auditoria interna e externa;
  • divulgar campanhas de vendas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • analisar mercado e concorrência;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • remanejar pessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • implementar políticas internas e externas;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • controlar custos;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • executar consultas de crédito;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • examinar operações gerenciais;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • respeitar valores da instituição;
  • promover interação da equipe;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • administrar conflitos;
  • dispensar pessoas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • estudar sugestões de clientes;
  • incrementar resultados;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • determinar perfil de ocupações;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • aprovar taxas e tarifas;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar liderança;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • estipular políticas por produto;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • revisar plano diretor;
  • motivar equipes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;


Setores que mais contratam Gerente de produtos bancários no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Bancos comerciais
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
  • Cooperativas de crédito rural
  • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
  • Bancos de investimento
  • Corretoras de títulos e valores mobiliários
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Securitização de créditos
  • Casas lotéricas




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