Salário para o cargo de Gerente de produtos bancários
CBO 1417-05 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de produtos bancários - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de produtos bancários

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • demonstrar capacidade de negociação;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • estabelecer objetivos e metas;
  • administrar conflitos;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • motivar equipes;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • coordenar equipes;
  • analisar mercado e concorrência;
  • programar férias da equipe;
  • aprovar taxas e tarifas;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • propor remuneração de pessoal;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • examinar operações gerenciais;
  • visitar clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estipular políticas por produto;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • demonstrar segurança;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • delegar atribuições;
  • incrementar resultados;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • participar de projetos da instituição;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • estudar sugestões de clientes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • revisar plano diretor;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar visão gerencial;
  • selecionar pessoas;
  • demonstrar liderança;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • controlar orçamento da área;
  • executar consultas de crédito;
  • demonstrar persuasão;
  • acompanhar formalização de operações;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • determinar perfil de ocupações;
  • demonstrar poder de decisão;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • remanejar pessoal;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • elaborar orçamento da área;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • identificar necessidade de cliente;
  • divulgar campanhas de vendas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • atender auditoria interna e externa;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estabelecer prioridades;
  • controlar custos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • promover interação da equipe;
  • conferir autenticidade de informações;
  • respeitar valores da instituição;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;


Setores que mais contratam Gerente de produtos bancários no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Bancos comerciais
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
  • Cooperativas de crédito rural
  • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
  • Bancos de investimento
  • Corretoras de títulos e valores mobiliários
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Securitização de créditos
  • Casas lotéricas




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