Gerente de produtos bancários · CBO 1417-05

Gerente de produtos bancários · CBO 1417-05

CBO 141705 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de desenvolvimento e de implantação de novos produtos e serviços bancários, que atendam às necessidades dos clientes, sejam competitivos no mercado, e contribuam para aumento da lucratividade da instituição financeira.

O ofício do Gerente de produtos bancários em uma frase CBO 141705

Síntese

O Gerente de produtos bancários (CBO 1417-05) planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de desenvolvimento e de implantação de novos produtos e serviços bancários, que atendam às necessidades dos clientes, sejam competitivos no mercado, e contribuam para aumento da lucratividade da instituição financeira. Promove ajustes e adequações em novos produtos e serviços, quando necessário. Controla a qualidade dos produtos e serviços bancários do portfólio da instituição. Faz gestão de pessoal. Gerencia recursos financeiros e recursos materiais. Administra serviços de terceiros. Promove o uso de tecnologias bancárias. Utiliza sistemas informatizados para gerenciamento das atividades. Atua seguindo preceitos do sigilo de informações. Cumpre legislação, normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN), normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 1417-05 se traduz na rotina

Planeja atividades de gestão de produtos e serviços bancários, analisando informações do planejamento estratégico da instituição financeira, acompanhando a conjuntura política e econômica, analisando as necessidades dos clientes, e avaliando a concorrência. Contribui, com a diretoria, no estabelecimento de estratégias operacionais para atingir as metas definidas. Traça plano de ação para sua gerência, definindo prioridades, elaborando orçamento e estabelecendo indicadores de desempenho.

Coordena o desenvolvimento de novos produtos e serviços bancários, priorizando segmentos e reconhecendo nichos do mercado. Analisa proposta de novo produto ou serviço, verificando sua conformidade legal e avaliando riscos. Encaminha contrato de produto à área jurídica, para validação. Estipula política para implantação do novo produto, especificando condições e fluxos operacionais e definindo parâmetros - como taxas de juros, tarifas, entre outros - para sua oferta. Homologa piloto. Submete novo produto ou serviço à aprovação da diretoria.

Supervisiona o processo de implantação de novos produtos e serviços. Promove pesquisa para prospecção de potenciais clientes e definição de canais de distribuição, tais como agências bancárias, aplicativos (“apps”), terminais eletrônicos, entre outros. Promove ações mercadológicas e estratégias – inclusive digitais - para realização de campanha de divulgação dos novos produtos e serviços. Analisa resultados de campanhas mercadológicas. Controla a colocação dos produtos e serviços na rede de agências bancárias e em plataformas digitais. Acompanha a implantação de soluções – como reconhecimento facial e múltiplas camadas de proteção – para tornar os produtos bancários digitais mais seguros. Implementa sistemas de pós-venda e de relacionamento com clientes. Acompanha e orienta a operacionalização da oferta.

Identifica necessidade de melhoria em novos produtos e serviços, estudando sugestões e reclamações de clientes e analisando indicadores de desempenho. Promove ajustes e adequações em novos produtos e serviços, quando necessário. Avalia a expansão da base de clientes.

Controla a qualidade dos produtos e serviços bancários do portfólio da instituição. Providencia a introdução de inovações em produtos já existentes. Monitora a adaptação dos produtos e serviços às mudanças de legislação e normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Faz gestão de pessoal, dimensionando equipe, determinando perfis profissionais, e propondo remuneração de pessoal. Participa dos processos de recrutamento e seleção. Promove interação da equipe, administrando conflitos. Incentiva a criatividade no trabalho e motiva a equipe para o cumprimento das metas. Realiza avaliação de desempenho e promove programas de desenvolvimento de pessoal.

Administra serviços de terceiros, realizando contratação e monitorando a execução dos serviços.

Controla recursos materiais. Estabelece parcerias com fornecedores, providenciando contratos de aquisição. Requisita compra de equipamentos.

Administra recursos financeiros, monitorando a execução orçamentária. Controla custos. Acompanha a realização do plano de investimentos.

Atua em articulação com outros departamentos internos da instituição bancária, para garantir a eficiência e a eficácia do desenvolvimento e da implantação de novos produtos. Encaminha informações para desenvolvimento de sistema para operacionalização de novos produtos e serviços.

Utiliza sistemas informatizados – como sistemas integrados de gestão empresarial - para gerenciamento das atividades.

Elabora relatórios, consolidando informações gerenciais.

Realiza ações de comunicação interna e externa, conduzindo reuniões com equipe, divulgando normas e procedimentos, participando de projetos da instituição, integrando comitê de produtos, atendendo auditorias interna e externa, e prestando informações a órgãos reguladores.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Pulso do mercado para CBO Gerente de produtos bancários

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 1417-05 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 1417-05

Os principais empregadores concentram-se em: Bancos Múltiplos, Cooperativas de Crédito Mútuo, Agenciamento de Negócios, Distribuidoras (DTVM), Bancos Comerciais, Consultoria Empresarial.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Caminho de formação mais comum

O curso de Administração é a porta de entrada mais comum (bacharelado), com duração típica de 48 meses.

Saberes que sustentam o CBO 1417-05

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 164 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências exatas e da terraCiência da computaçãoMetodologia e técnicas da computação455
Sistemas de informação455
GeociênciasOutros elementos do campo geociências333
Outros elementos (geociências) conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável333
MatemáticaMatemática aplicada455
Outros elementos (matemática aplicada) cálculo de spread bancário455
Matemática aplicada555
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada à economia e finanças555
Matemática aplicada555
Outros elementos (matemática aplicada) matemática financeira555
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas444
Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) estatística aplicada à economia e finanças444
Probabilidade e estatística aplicadas444
Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) probabilidade aplicada à economia e finanças444
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática445
Informática445
Internet444
Internet444
Software específico444
Outros elementos (software específico) sistema brasileiro de pagamentos444
Software específico455
Outros elementos (software específico) sistemas integrados de gestão empresarial455
Software específico445
Outros elementos (software específico) sistemas para gestão de relacionamento com clientes445
Software específico555
Outros elementos (software específico) softwares específicos para análise de informações gerenciais555
Software específico455
Outros elementos (software específico) softwares específicos para gerenciamento do resultado de produtos e serviços bancários455
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação334
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) fundamentos do desenvolvimento de sistemas para operacionalização de novos produtos e serviços bancários334
Ciências humanasFilosofiaÉtica555
Ética555
PsicologiaPsicologia social555
Relações interpessoais555
Psicologia social444
Outros elementos (psicologia social) psicologia social e do trabalho444
SociologiaOutros elementos do campo sociologia333
Outros elementos (sociologia) ciências sociais para profissionais da área financeira333
Ciências sociais aplicadasAdministraçãoAdministração de empresas334
Administração de recursos humanos334
Administração de empresas444
Administração financeira444
Administração de empresas333
Mercadologia333
Administração de empresas333
Outros elementos (administração de empresas) análise de crédito e de investimentos333
Administração de empresas344
Outros elementos (administração de empresas) análise de demonstrações financeiras344
Administração de empresas344
Outros elementos (administração de empresas) análise de indicadores financeiros344
Administração de empresas455
Outros elementos (administração de empresas) análise de indicadores operacionais455
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) apreçamento de produtos e serviços bancários445
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) auditoria e controles internos445
Administração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) cultura e comportamento organizacional444
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) finanças sustentáveis445
Administração de empresas434
Outros elementos (administração de empresas) governança corporativa434
Administração de empresas334
Outros elementos (administração de empresas) mercados financeiros334
Administração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) modelos de negócios444
Administração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) planejamento e controle financeiro444
Administração de empresas555
Outros elementos (administração de empresas) planejamento operacional555
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) serviços de proteção ao crédito e de cadastros positivo e negativo445
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) teoria geral da administração445
Administração de empresas434
Outros elementos (administração de empresas) transparência (compliance) e gestão de riscos434
Administração de setores específicos555
Outros elementos (administração de setores específicos) desenvolvimento e implantação de produtos e serviços bancários: análise de nichos e segmentos de mercado, definição de parâmetros dos produtos e serviços, criação de produtos e serviços personalizados, definição de canais de distribuição, operacionalização da oferta, outros aspectos555
Administração de setores específicos445
Outros elementos (administração de setores específicos) estrutura dos órgãos que compõem o sistema financeiro nacional445
Administração de setores específicos444
Outros elementos (administração de setores específicos) gestão de produtos e serviços bancários444
Administração de setores específicos545
Outros elementos (administração de setores específicos) normas técnicas da área de desenvolvimento e gestão de produtos e serviços bancários545
Ciências contábeis334
Ciências contábeis334
Ciências contábeis545
Outros elementos (ciências contábeis) análise da rentabilidade de produtos e serviços bancários545
Ciências contábeis434
Outros elementos (ciências contábeis) conciliação bancária434
Ciências contábeis344
Outros elementos (ciências contábeis) contabilidade e análise de balanço344
Ciências contábeis333
Outros elementos (ciências contábeis) contabilidade gerencial333
Ciências contábeis333
Outros elementos (ciências contábeis) controladoria333
Ciências contábeis434
Outros elementos (ciências contábeis) orçamento empresarial434
Ciências contábeis333
Outros elementos (ciências contábeis) planejamento tributário333
ComunicaçãoTeoria da comunicação333
Teoria da comunicação333
DireitoDireito público333
Direito administrativo333
Direito público333
Direito tributário333
Direito privado333
Direito comercial333
Direito privado333
Outros elementos (direito privado) sociedades no código civil333
Outros elementos do campo direito445
Outros elementos (direito) código de defesa do consumidor445
Outros elementos do campo direito555
Outros elementos (direito) legislações do sistema financeiro nacional555
EconomiaTeoria econômica444
Economia geral444
Economia monetária e fiscal333
Instituições monetárias e financeiras do brasil333
Economia monetária e fiscal333
Política fiscal do brasil333
Economia monetária e fiscal444
Teoria monetária e financeira444
Crescimento, flutuações e planejamento econômico344
Flutações ciclícas e projeções econômicas344
Economia regional e urbana334
Renda e tributação334
Outros elementos do campo economia334
Outros elementos (economia) acordos de basiléia334
Outros elementos do campo economia334
Outros elementos (economia) avaliação de cenários econômicos334
Outros elementos do campo economia334
Outros elementos (economia) política cambial334
EngenhariasEngenharia de produçãoGerência de produção445
Garantia de controle de qualidade445
Gerência de produção444
Higiene e segurança do trabalho444
Gerência de produção445
Suprimentos445
Engenharia do produto444
Desenvolvimento de produto444
Engenharia do produto444
Gerência do projeto e do produto444
Engenharia do produto444
Processos de trabalho444
Engenharia econômica445
Análise de custos445
Engenharia econômica434
Estudo de mercado434
Linguística, letras e artesLetrasLíngua portuguesa455
Língua portuguesa455
Língua portuguesa555
Outros elementos (língua portuguesa) terminologias utilizadas na área financeira555
Línguas estrangeiras modernas454
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental454
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)434
Metodologia científica434
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)445
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa de mercado445
Metodologia de projetos445
Avaliação de projeto445
Tecnologias estratégicasTecnologias estratégicas334
Análise de riscos334
Outros elementos do campo tecnologias estratégicas334
Outros elementos (tecnologias estratégicas) tecnologias bancárias334

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 21 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral45
Escuta ativa45
Expressão oral55
Compreensão escrita45
Expressão escrita45
Aprendizado ativo44
Persuasão55
Negociação55
Habilidade de orientar serviços55
RaciocínioRaciocínio abstrato para resolução de problemas45
Raciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico44
Raciocíonio científico22
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Comparação de dados55
Classificação de dados45
Compreensão numérica55
Expressão numérica55
Análise de dados55
Sintetização de dados55
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)34
Destreza manual44
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Reconhecimento de fala44
Clareza de fala45
Visão de perto (ou a curta distância)44
Habilidades práticas 17 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...45
Troca de informações55
Fornecimento de informações45
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços55
Orientação de pessoas55
Supervisão55
Coordenação55
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas45
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico45
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade23
Habilidades organizacionaisAnálise sistêmica55
Gerenciamento de recursos materiais44
Gerenciamento de recursos financeiros45
Gerenciamento de recursos humanos44
Análise de riscos34

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles5
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Verbos do dia a dia do CBO 141705

O que se faz na prática
Estabelecer objetivos e metas
Demonstrar lideraça
Atribuiir perfil de acesso aos sistemas
Reciclar-se profissionalmente
Delegar atribuições
Sugerir promoção de pessoal
Monitorar qualidade da carteira de crédito
Demonstrar flexibilidade
Validar contratos de produtos com compliance
Definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos
Divulgar normas e procedimentos
Analisar evolução de inadimplência das carteiras

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Gerente de produtos bancários (CBO 1417-05) pertence à família dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira, dentro do grande grupo dos membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes .

Profissões irmãs na família CBO 1417

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Gerente de produtos bancários

CBO 141705

Qual é o CBO do Gerente de produtos bancários?

O código é CBO 1417-05 (ou CBO 141705 sem o hífen), dentro da família 1417 (Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira), no grande grupo 1 (Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes ).

O que faz um Gerente de produtos bancários?

Planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de desenvolvimento e de implantação de novos produtos e serviços bancários, que atendam às necessidades dos clientes, sejam competitivos no mercado, e contribuam para aumento da lucratividade da instituição financeira. Promove ajustes e adequações em novos produtos e serviços, quando necessário. Controla a qualidade dos produtos e serviço…

Que formação é necessária para o CBO 1417-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Bancos Múltiplos, Cooperativas de Crédito Mútuo, Agenciamento de Negócios, Distribuidoras (DTVM).

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 1417-05

Mesmo subgrupo · CBO 141