Salário para o cargo de Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)
CBO 2532-05 > Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros e desenvolvem propostas de crédito. Gerenciam carteira de clientes e efetivam negócios. Prospectam clientes, exercem ações gerenciais e previnem operações ilegais. Interagem com áreas afins locais e internacionais.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

O exercício desse cargo requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários devem:

  • exercer ações gerenciais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • prevenir operações ilegais;
  • efetivar negócios;
  • prospectar clientes;
  • gerenciar carteira de clientes;
  • interagir com Áreas afins locais e internacionais;

Atividades

  • calcular taxas;
  • acompanhar movimentação de contas;
  • identificar necessidades do cliente;
  • encaminhar regulamentos para clientes;
  • oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios;
  • agir em conformidade com a legislação em vigor;
  • atuar em eventos (feiras, congressos, palestras, exposições);
  • preparar visita a clientes;
  • consultar listas direcionadas;
  • relacionar-se com público;
  • contatar clientes;
  • interagir com áreas de marketing;
  • demonstrar criatividade;
  • transmitir credibilidade;
  • identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês, espanhol);
  • obter informações sobre o mercado financeiro;
  • consultar jornais e revistas econômicos;
  • falar em público;
  • buscar consultorias em áreas competentes (tributária, cambial, jurídica, seguros, corretoras);
  • assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo;
  • acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente;
  • participar de reuniões com área econômica do banco;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir parâmetros da operação;
  • negociar prazo para início de operação;
  • demonstrar segurança;
  • submeter propostas ao comitê de investimentos;
  • providenciar documentação para operação;
  • administrar aplicações de clientes;
  • validar relatórios de posição de carteira de investimentos;
  • visitar clientes;
  • mapear público-alvo;
  • interagir com setores operacionais;
  • submeter propostas de investimentos à avaliação do grau de risco;
  • redigir relatórios;
  • detectar o grau de aversão a risco do cliente;
  • "efetuar pós-venda (""follow-up"")";
  • evidenciar postura e ética profissional;
  • projetar rendimento de aplicações;
  • monitorar metas;
  • solicitar relatórios especiais para clientes;
  • repassar informações sobre mercado financeiro para clientes;
  • elaborar propostas;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • precificar produtos;
  • demonstrar cultura geral;
  • adequar produtos e serviços ao perfil do cliente;
  • identificar perfil do cliente;
  • auxiliar na elaboração de operações estruturadas;
  • avaliar resultados;
  • participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro;
  • captar recursos para aplicações financeiras;
  • averiguar procedência de recursos;
  • agendar visita a clientes;
  • liquidar operações;
  • incrementar plano de venda ou de captação;
  • executar ordens de movimentação de contas;
  • garantir qualidade dos serviços;
  • entregar demonstração financeira a clientes;
  • abrir conta;
  • apresentar a instituição (banco);
  • evidenciar capacidade técnica;
  • reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes;
  • formalizar operação;
  • sugerir opções de negócios;
  • intermediar operações entre doador e tomador de recursos;
  • demonstrar poder de persuasão;
  • interagir com gestores externos e internos;
  • traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional;
  • solicitar indicação de clientes;


Setores que mais contratam Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais) no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Outras atividades de ensino
  • Educação infantil - creche
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Restaurantes e similares




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