Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;

Atividades

  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • programar férias da equipe;
  • classificar clientes (rating e score);
  • propor remuneração de pessoal;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • controlar custos;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar persuasão;
  • executar consultas de crédito;
  • consolidar informações gerenciais;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • motivar equipes;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • estudar sugestões de clientes;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • conferir autenticidade de informações;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar liderança;
  • participar de comitê de crédito;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar segurança;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar poder de decisão;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • delegar atribuições;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • examinar operações gerenciais;
  • elaborar orçamento da área;
  • implementar políticas internas e externas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • contratar serviços terceirizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • atender auditoria interna e externa;
  • identificar necessidade de cliente;
  • demonstrar visão gerencial;
  • promover interação da equipe;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • administrar conflitos;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • controlar orçamento da área;
  • analisar mercado e concorrência;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • estipular políticas por produto;
  • incrementar resultados;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • revisar plano diretor;
  • selecionar pessoas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • coordenar equipes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • estabelecer prioridades;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • visitar clientes;
  • reciclar-se profissionalmente;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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