Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • respeitar valores da instituição;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • executar consultas de crédito;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar persuasão;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • remanejar pessoal;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • demonstrar segurança;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar liderança;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • delegar atribuições;
  • estabelecer prioridades;
  • promover interação da equipe;
  • conferir autenticidade de informações;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • revisar plano diretor;
  • participar de projetos da instituição;
  • motivar equipes;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • estipular políticas por produto;
  • atender auditoria interna e externa;
  • programar férias da equipe;
  • analisar mercado e concorrência;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • controlar orçamento da área;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar poder de decisão;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • acompanhar formalização de operações;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • selecionar pessoas;
  • administrar conflitos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • visitar clientes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • coordenar equipes;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • controlar custos;
  • dispensar pessoas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • consolidar informações gerenciais;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • incrementar resultados;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • participar de comitê de crédito;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • identificar necessidade de cliente;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • elaborar orçamento da área;
  • examinar operações gerenciais;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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