Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • incrementar resultados;
  • acompanhar formalização de operações;
  • programar férias da equipe;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • controlar orçamento da área;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estudar sugestões de clientes;
  • remanejar pessoal;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • propor remuneração de pessoal;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • motivar equipes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • visitar clientes;
  • estipular políticas por produto;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • analisar mercado e concorrência;
  • delegar atribuições;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • conferir autenticidade de informações;
  • respeitar valores da instituição;
  • estabelecer prioridades;
  • determinar perfil de ocupações;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar segurança;
  • atender auditoria interna e externa;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • participar de projetos da instituição;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • promover interação da equipe;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • participar de comitê de crédito;
  • controlar custos;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • dispensar pessoas;
  • examinar operações gerenciais;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • identificar necessidade de cliente;
  • implementar políticas internas e externas;
  • coordenar equipes;
  • selecionar pessoas;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • demonstrar visão gerencial;
  • administrar conflitos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar persuasão;
  • classificar clientes (rating e score);
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • consolidar informações gerenciais;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • revisar plano diretor;
  • demonstrar poder de decisão;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • executar consultas de crédito;
  • elaborar orçamento da área;
  • contratar serviços terceirizados;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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