Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;

Atividades

  • implementar políticas internas e externas;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • dispensar pessoas;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • delegar atribuições;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • controlar custos;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • remanejar pessoal;
  • promover interação da equipe;
  • acompanhar formalização de operações;
  • visitar clientes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • motivar equipes;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estudar sugestões de clientes;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar visão gerencial;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • propor remuneração de pessoal;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • analisar mercado e concorrência;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • examinar operações gerenciais;
  • executar consultas de crédito;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • determinar perfil de ocupações;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • demonstrar segurança;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar persuasão;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • estipular políticas por produto;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • demonstrar poder de decisão;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • elaborar orçamento da área;
  • revisar plano diretor;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • atender auditoria interna e externa;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • selecionar pessoas;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar liderança;
  • participar de projetos da instituição;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • administrar conflitos;
  • consolidar informações gerenciais;
  • participar de comitê de crédito;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • conferir autenticidade de informações;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • classificar clientes (rating e score);
  • controlar orçamento da área;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • coordenar equipes;
  • contratar serviços terceirizados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer indicadores de resultados;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque: