Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • elaborar orçamento da área;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • analisar mercado e concorrência;
  • atender auditoria interna e externa;
  • contratar serviços terceirizados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • estipular políticas por produto;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar poder de decisão;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar visão gerencial;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • determinar perfil de ocupações;
  • controlar orçamento da área;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • selecionar pessoas;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • executar consultas de crédito;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar persuasão;
  • visitar clientes;
  • participar de comitê de crédito;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • propor remuneração de pessoal;
  • consolidar informações gerenciais;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • motivar equipes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • examinar operações gerenciais;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • incrementar resultados;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • conferir autenticidade de informações;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar segurança;
  • coordenar equipes;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • administrar conflitos;
  • revisar plano diretor;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar liderança;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • delegar atribuições;
  • controlar custos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • estabelecer prioridades;
  • remanejar pessoal;
  • estudar sugestões de clientes;
  • promover interação da equipe;
  • classificar clientes (rating e score);
  • acompanhar formalização de operações;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • dispensar pessoas;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • participar de projetos da instituição;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • implementar políticas internas e externas;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • programar férias da equipe;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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