Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • estabelecer objetivos e metas;
  • participar de comitê de crédito;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • acompanhar formalização de operações;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • atender auditoria interna e externa;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • demonstrar liderança;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • implementar políticas internas e externas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • executar consultas de crédito;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • identificar necessidade de cliente;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar poder de decisão;
  • dispensar pessoas;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar férias da equipe;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • elaborar orçamento da área;
  • propor remuneração de pessoal;
  • promover interação da equipe;
  • consolidar informações gerenciais;
  • selecionar pessoas;
  • delegar atribuições;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • motivar equipes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • incrementar resultados;
  • estipular políticas por produto;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • visitar clientes;
  • revisar plano diretor;
  • participar de projetos da instituição;
  • coordenar equipes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • administrar conflitos;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • estabelecer prioridades;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • divulgar normas e procedimentos;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar persuasão;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • classificar clientes (rating e score);
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • analisar mercado e concorrência;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • conferir autenticidade de informações;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • demonstrar segurança;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar custos;
  • examinar operações gerenciais;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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