Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

Atividades

  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • participar de comitê de crédito;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • determinar perfil de ocupações;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estudar sugestões de clientes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • incrementar resultados;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • identificar necessidade de cliente;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • programar férias da equipe;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • remanejar pessoal;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • consolidar informações gerenciais;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar segurança;
  • estabelecer prioridades;
  • promover interação da equipe;
  • implementar políticas internas e externas;
  • demonstrar persuasão;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar visão gerencial;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • respeitar valores da instituição;
  • controlar orçamento da área;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar liderança;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • administrar conflitos;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • examinar operações gerenciais;
  • dispensar pessoas;
  • classificar clientes (rating e score);
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • motivar equipes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • selecionar pessoas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • delegar atribuições;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar poder de decisão;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • visitar clientes;
  • analisar mercado e concorrência;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • elaborar orçamento da área;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • coordenar equipes;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • executar consultas de crédito;
  • conferir autenticidade de informações;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • estipular políticas por produto;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • revisar plano diretor;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • atender auditoria interna e externa;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • controlar custos;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acompanhar formalização de operações;
  • especificar condições e fluxos operacionais;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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