Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.335,35 e R$ 24.684,76, com a média salarial de R$ 10.724,58 e o salário mediana em R$ 8.668,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.724,58 128.694,97 2.681,15 51,41
1º Quartil 5.335,35 64.024,22 1.333,84 25,57
Salário Mediana 8.668,00 104.016,00 2.167,00 41,55
3º Quartil 18.825,65 225.907,81 4.706,41 90,24
Teto Salarial 24.684,76 296.217,10 6.171,19 118,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.113 - 25.287 11.579,38 4.113,30 10.408,00 20.877,19 25.287,08
Rio de Janeiro - RJ 7.993 - 32.443 16.745,99 7.993,12 16.203,00 26.785,33 32.443,20
Belo Horizonte - MG 3.339 - 9.205 5.033,45 3.338,50 4.000,00 7.600,00 9.205,35
Porto Alegre - RS 1.500 - 18.168 7.383,00 1.500,00 6.666,00 15.000,00 18.168,45
Itajaí - SC 3.800 - 19.457 10.287,33 3.800,00 9.430,00 16.064,00 19.457,20
Santos - SP 5.000 - 13.682 7.251,20 5.000,00 6.430,00 11.296,00 13.682,05
Manaus - AM 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83
Fortaleza - CE 3.444 - 19.104 7.996,40 3.444,00 7.395,00 15.772,00 19.103,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.140 - 24.380 11.147,39 4.140,11 9.921,00 20.128,02 24.379,67
Rio de Janeiro 6.921 - 36.238 17.014,95 6.920,54 16.203,00 29.918,17 36.237,78
Santa Catarina 3.130 - 23.248 9.015,99 3.130,21 6.455,00 19.193,50 23.247,74
Paraná 6.000 - 16.196 9.245,19 6.000,00 8.680,00 13.371,25 16.195,66
Minas Gerais 3.409 - 20.410 7.561,80 3.409,00 6.741,00 16.850,67 20.410,03
Ceará 3.722 - 15.002 6.682,00 3.722,00 5.871,00 12.386,00 15.002,29
Rio Grande do Sul 2.083 - 17.587 7.028,00 2.082,50 6.666,00 14.520,00 17.587,06
Amazonas 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • determinar perfil de ocupações;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • promover interação da equipe;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • revisar plano diretor;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • executar consultas de crédito;
    • motivar equipes;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar visão gerencial;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • participar de projetos da instituição;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • examinar operações gerenciais;
    • atender auditoria interna e externa;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • elaborar orçamento da área;
    • contratar serviços terceirizados;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • incrementar resultados;
    • implementar políticas internas e externas;
    • propor remuneração de pessoal;
    • delegar atribuições;
    • remanejar pessoal;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • identificar necessidade de cliente;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • estipular políticas por produto;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • respeitar valores da instituição;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • gerir processos de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar segurança;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • programar férias da equipe;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • consolidar informações gerenciais;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • coordenar equipes;
    • controlar custos;
    • dispensar pessoas;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estudar sugestões de clientes;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • classificar clientes (rating e score);
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • acompanhar formalização de operações;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • selecionar pessoas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • demonstrar poder de decisão;
    • controlar orçamento da área;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • visitar clientes;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • participar de comitê de crédito;
    • administrar conflitos;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Atividades de despachantes aduaneiros
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de agenciamento marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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