Salário para o cargo de Fotógrafo publicitário
CBO 2618-10 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo publicitário

Um Fotógrafo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.530,66 e R$ 5.208,67, com a média salarial de R$ 2.395,83 e o salário mediana em R$ 1.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.395,83 28.749,99 598,96 11,12
1º Quartil 1.530,66 18.367,98 382,67 7,10
Salário Mediana 1.745,00 20.940,00 436,25 8,10
3º Quartil 3.972,35 47.668,25 993,09 18,43
Teto Salarial 5.208,67 62.504,04 1.302,17 24,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.504 - 1.846 1.509,08 1.504,00 1.504,00 1.524,47 1.846,48
Ituporanga - SC 1.742 - 2.258 1.824,16 1.741,86 1.851,00 1.864,07 2.257,82
São Paulo - SP 2.273 - 15.711 5.870,35 2.273,17 4.011,00 12.970,83 15.710,66
Fortaleza - CE 2.710 - 4.025 3.173,60 2.710,00 3.323,00 3.323,00 4.024,92
Barra Velha - SC 1.576 - 2.597 1.715,56 1.576,00 1.600,00 2.144,00 2.596,88
Maceió - AL 2.000 - 2.786 2.085,25 2.000,00 2.000,00 2.300,00 2.785,83
Limeira - SP 1.900 - 2.544 1.961,29 1.900,00 1.900,00 2.100,00 2.543,58
Olímpia - SP 1.412 - 2.059 1.642,40 1.412,00 1.700,00 1.700,00 2.059,09
Franca - SP 2.005 - 7.776 3.504,00 2.005,00 2.500,00 6.420,00 7.776,10
Brusque - SC 2.546 - 5.163 3.147,00 2.546,00 3.180,00 4.263,00 5.163,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.499 - 1.890 1.516,63 1.498,74 1.504,00 1.560,49 1.890,11
São Paulo 1.711 - 11.373 4.129,50 1.710,57 2.505,50 9.389,87 11.373,29
Santa Catarina 1.672 - 2.951 1.941,31 1.671,54 1.851,00 2.436,38 2.951,02
Minas Gerais 1.428 - 4.106 2.227,85 1.428,33 2.200,00 3.390,33 4.106,47
Ceará 2.262 - 4.025 3.054,18 2.262,00 3.323,00 3.323,00 4.024,92
Alagoas 2.000 - 2.846 2.088,20 2.000,00 2.000,00 2.350,00 2.846,39
Paraná 1.551 - 3.028 2.062,75 1.551,00 2.050,00 2.500,00 3.028,08
Rio Grande do Sul 2.282 - 7.267 3.127,82 2.282,00 2.500,00 6.000,00 7.267,38
Espírito Santo 1.600 - 4.014 2.267,14 1.600,00 2.400,00 3.314,00 4.014,02
Maranhão 1.412 - 3.548 2.090,33 1.412,00 2.026,00 2.929,00 3.547,69


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo publicitário

Fotógrafos profissionais devem:

  • planejar o trabalho fotográfico;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • operar equipamentos específicos;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • documentar a imagem;
  • criar a imagem fotográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • finalizar o produto;

  • Atividades

    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • preparar material autopromocional;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • cultivar persistência;
    • modular a luz;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • gerenciar o tempo;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • proferir palestras;
    • desenvolver perspicácia;
    • compreensão de outros idiomas;
    • enquadrar a imagem;
    • apresentar portfólio;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • estimar custos;
    • editar imagem;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • superar limitações econômicas;
    • discutir a pauta/briefing;
    • delegar funções;
    • avaliar resultados;
    • lidar com imprevistos;
    • providenciar credenciamento;
    • demonstrar criatividade;
    • compor a imagem;
    • eleger o tema;
    • levantar informações sobre o tema;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • dirigir a produção de imagem;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • elencar modelos;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • manter-se atualizado;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • escalonar tarefas;
    • assumir riscos calculados;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • ampliar fotos;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • dominar o idioma;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • montar exposições;
    • trocar informações com equipe;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • conceber cenas para fotografar;
    • organizar encontros e congressos;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • entrevistar clientes;
    • revelar filmes;
    • negociar preços;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • demonstrar pontualidade;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • legendar imagem;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • formar novos quadros;
    • selecionar pessoal;
    • interagir com o fotografado;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • publicar livros e catálogos;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • calibrar os equipamentos;
    • participar de associações profissionais;
    • digitalizar imagem;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;


    Setores que mais contratam Fotógrafo publicitário no mercado de trabalho

    • Laboratórios fotográficos
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Agências de publicidade
    • Marketing direto
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Produção de filmes para publicidade
    • Impressão de material para outros usos
    • Filmagem de festas e eventos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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