Categorias profissionais do cargo
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- Pesquisadores das ciências biológicas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pesquisadores das ciências biológicas trabalham em empresas e instituições de pesquisas públicas ou privadas e em universidades, nas áreas de saúde humana, animal e vegetal e em pesquisa e desenvolvimento. O trabalho é desenvolvido, na maioria das vezes, em equipe multidisciplinar, com supervisão ocasional. Essas equipes são da própria instituição (intrainstitucionais) ou, dependendo do projeto, podem ser formadas por participantes vinculados a mais de uma instituição (interinstitucionais). O vínculo de trabalho mais freqüente é o de assalariado com carteira assinada. Trabalham em horários regulares e podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação e risco biológico.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pesquisadores das ciências biológicas
As ocupações requerem do profissional o curso superior completo, bem como cursos de pós-graduação e especialização, principalmente em Ciências biológicas e áreas afins. É comum o ingresso e a progressão na carreira por meio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções e atividades do Ficologista
Pesquisadores das ciências biológicas devem:
- comunicar-se;
- prestar assessoria e consultoria técnica e científica em ciências biológicas;
- divulgar resultados de pesquisa em ciências biológicas;
- desenvolver atividades de pesquisa em ciências biológicas;
- planejar aulas, cursos e eventos científicos;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projetos de pesquisa em ciências biológicas;
- coordenar pesquisas em ciências biológicas;
Atividades
- evidenciar criatividade;
- coletar material biológico;
- analisar resultados de pesquisa científica;
- demonstrar persistência;
- assessorar instituições em formulação de políticas públicas;
- desenvolver raciocínio lógico;
- revelar iniciativa;
- conceder entrevistas;
- desenvolver senso crítico;
- formular hipóteses de trabalho;
- submeter projeto a instituições para financiamento de pesquisa;
- escrever artigos para sociedade não científica;
- ministrar cursos e seminários;
- redigir projeto de pesquisa;
- definir tema de aulas, cursos e eventos científicos;
- obter licença em instituições governamentais e privadas;
- organizar atividades de pesquisa;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- submeter patentes a registro;
- demonstrar liderança;
- redigir trabalhos técnicos e científicos para divulgação em meios especializados;
- avaliar projetos de pesquisa em ciências biológicas;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- redigir patentes;
- desenvolver fluência verbal;
- registrar informações e dados coletados;
- coletar dados e informações biológicos e metodológicos;
- avaliar monografias, dissertações, teses e cursos;
- orçar custos do projeto;
- trabalhar em equipe;
- definir nível de aulas, cursos e eventos científicos;
- realizar experimentos científicos;
- trabalhar com objetividade;
- elaborar relatórios técnico-científicos;
- selecionar equipe de trabalho;
- tratar dados e informações;
- organizar dados e informações;
- submeter trabalho científico para publicação;
- evidenciar sociabilidade;
- submeter projeto às comissões de ética;
- analisar aplicabilidade de resultados;
- avaliar preceitos éticos e legais do projeto;
- avaliar viabilidade do projeto;
- armazenar dados, informações e materiais biológicos coletados;
- definir estrutura de aulas, cursos e eventos científicos;
- estabelecer parcerias e colaborações;
- divulgar cursos e eventos científicos;
- preparar atividades práticas em campo e laboratório;
- emitir pareceres técnico-científicos sobre trabalhos submetidos à publicação;
- planejar atividades de equipe de trabalho;
- proferir palestras;
- demonstrar sensibilidade;
- assessorar instituições na solução de problemas técnicos e científicos;
- solicitar recursos financeiros;
- desenvolver expressão escrita;
- identificar instituições para financiamento de pesquisa;
- identificar objeto de estudo científico;
- definir metodologia;
- demonstrar curiosidade científica;
- treinar equipe de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- emitir parecer técnico-científico para instituições de fomento à pesquisa;
- elaborar normas e procedimentos técnicos;
- administrar recursos financeiros;
- elaborar material didático;
- coletar dados e informações complementares;
- orientar equipe de trabalho;