Salário para o cargo de Encarregado de telemarketing
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telemarketing - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telemarketing

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;

Atividades

  • propor penalidades aos funcionários;
  • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
  • propor admissões de funcionários;
  • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
  • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
  • identificar prioridades;
  • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
  • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
  • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
  • liderar equipe;
  • promover rodízio de funções;
  • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
  • esclarecer dúvidas dos funcionários;
  • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • manter-se atualizado;
  • agir com criatividade;
  • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
  • identificar falhas do processo de trabalho;
  • atuar com dinamismo;
  • rever rotinas de trabalho;
  • demonstrar atitude proativa;
  • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
  • justificar diferenças de caixa;
  • prestar informações ao público e informantes;
  • estimar volume de trabalho;
  • administrar banco de dados e listagens;
  • emitir relatórios de controle e desempenho;
  • promover reuniões;
  • treinar novos funcionários;
  • promover atendimento personalizado ao cliente;
  • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
  • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
  • selecionar pessoal;
  • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
  • propor desligamentos de funcionários;
  • verificar consistência de dados coletados;
  • agir com flexibilidade;
  • controlar as emoções;
  • analisar relatórios;
  • relatar necessidades de clientes e não clientes;
  • intermediar conflitos entre áreas internas;
  • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
  • verificar necessidades de novos equipamentos;
  • agir com ética e atitude profissional;
  • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
  • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
  • definir recursos de trabalho;
  • propor fechamento de contratos;
  • expressar-se com fluência verbal;
  • agir com empatia;
  • reconhecer diferenças pessoais;
  • tabular dados;
  • orientar trabalho dos empregados;
  • relatar falhas do processo de trabalho;
  • propor reciclagem de funcionários;
  • avaliar desempenho dos funcionários;
  • aplicar penalidades aos funcionários;
  • definir perfil para cargos;
  • criar relacionamento interpessoal;
  • propor promoções de funcionários;
  • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
  • reenquadrar funcionários em outra função;
  • definir rotinas de trabalho;
  • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
  • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
  • monitorar atendimento telefônico;
  • agir com desenvoltura;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
  • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
  • elaborar cronograma de trabalho;
  • elaborar programação de férias;
  • controlar ligações telefônicas;
  • propor novos serviços aos clientes;


Setores que mais contratam Encarregado de telemarketing no mercado de trabalho

  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Restaurantes e similares
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Planos de saúde
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Laboratórios clínicos




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