Salário para o cargo de Encarregado de telemarketing
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de telemarketing

Um Encarregado de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.956,30 e R$ 6.784,82, com a média salarial de R$ 3.150,10 e o salário mediana em R$ 2.493,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.150,10 37.801,15 787,52 14,71
1º Quartil 1.956,30 23.475,65 489,08 9,14
Salário Mediana 2.493,00 29.916,00 623,25 11,64
3º Quartil 5.174,39 62.092,71 1.293,60 24,17
Teto Salarial 6.784,82 81.417,83 1.696,20 31,69


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.937 - 9.470 3.949,50 1.936,70 2.907,00 7.818,35 9.469,82
Rio de Janeiro - RJ 1.720 - 7.045 3.211,14 1.720,47 2.500,00 5.816,80 7.045,48
Curitiba - PR 1.713 - 6.515 3.001,74 1.712,74 2.451,00 5.378,82 6.514,99
Belo Horizonte - MG 1.846 - 6.160 3.012,75 1.846,40 2.474,00 5.085,65 6.159,90
Barueri - SP 2.138 - 7.655 3.549,38 2.137,79 2.756,50 6.319,87 7.654,81
Fortaleza - CE 1.596 - 5.074 2.534,42 1.596,45 2.232,00 4.189,37 5.074,29
Salvador - BA 1.599 - 5.358 2.553,86 1.599,43 2.094,00 4.424,00 5.358,49
Goiânia - GO 1.626 - 5.213 2.607,31 1.625,74 2.188,00 4.303,86 5.212,97
Brasília - DF 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Guarulhos - SP 1.734 - 4.869 2.439,14 1.733,98 1.928,00 4.019,52 4.868,56
Recife - PE 1.666 - 5.068 2.492,44 1.665,59 2.000,00 4.184,54 5.068,44
Botucatu - SP 2.129 - 2.798 2.199,17 2.129,23 2.179,00 2.309,70 2.797,57
Porto Alegre - RS 1.792 - 7.212 3.371,80 1.791,92 2.766,00 5.954,59 7.212,38
Mogi das Cruzes - SP 1.932 - 4.551 2.616,65 1.932,08 2.357,00 3.757,53 4.551,23
Campinas - SP 2.069 - 8.761 3.783,77 2.068,70 2.676,00 7.233,07 8.760,91
Florianópolis - SC 1.898 - 6.746 3.219,96 1.897,76 2.700,00 5.569,77 6.746,27
Montes Claros - MG 1.760 - 3.368 2.133,82 1.760,11 1.934,39 2.780,77 3.368,15
Uberlândia - MG 1.595 - 5.618 2.678,13 1.595,49 2.137,50 4.638,44 5.618,22
Ribeirão Preto - SP 1.841 - 7.767 3.466,31 1.840,88 2.704,00 6.412,26 7.766,73
São Bernardo do Campo - SP 1.927 - 6.302 3.110,56 1.927,08 2.647,00 5.203,31 6.302,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.873 - 8.472 3.621,70 1.873,02 2.754,00 6.994,81 8.472,32
Minas Gerais 1.611 - 5.470 2.677,19 1.611,28 2.417,00 4.516,47 5.470,49
Rio de Janeiro 1.643 - 6.528 2.966,66 1.642,91 2.325,00 5.389,53 6.527,96
Paraná 1.693 - 6.197 2.906,94 1.692,79 2.400,00 5.116,56 6.197,33
Bahia 1.575 - 4.868 2.399,32 1.574,88 1.971,00 4.018,81 4.867,71
Santa Catarina 1.833 - 7.636 3.413,73 1.832,64 2.674,00 6.304,00 7.635,60
Rio Grande do Sul 1.740 - 6.634 3.201,65 1.739,62 2.752,00 5.476,96 6.633,86
Ceará 1.565 - 4.869 2.464,73 1.565,44 2.100,50 4.019,65 4.868,72
Goiás 1.579 - 5.042 2.534,29 1.579,04 2.100,50 4.162,31 5.041,52
Pernambuco 1.631 - 4.474 2.374,17 1.630,51 2.000,00 3.693,80 4.474,04
Distrito Federal 1.740 - 7.089 3.202,80 1.739,92 2.596,50 5.852,43 7.088,64
Espírito Santo 1.723 - 5.593 3.009,13 1.722,87 3.013,00 4.617,41 5.592,74
Rio Grande do Norte 1.812 - 4.035 2.392,45 1.811,76 2.141,00 3.331,10 4.034,73
Paraíba 1.547 - 3.755 2.260,32 1.547,22 2.264,00 3.099,80 3.754,57
Alagoas 1.650 - 3.269 2.060,49 1.649,67 1.941,00 2.698,51 3.268,52
Mato Grosso 1.459 - 4.326 2.226,09 1.458,82 1.802,00 3.571,94 4.326,44
Mato Grosso do Sul 1.600 - 4.762 2.459,49 1.599,52 2.095,00 3.931,65 4.762,14
Pará 1.532 - 4.115 2.264,49 1.532,02 2.017,67 3.397,39 4.115,02
Piauí 1.595 - 3.493 2.122,87 1.595,40 2.028,00 2.884,15 3.493,37
Maranhão 1.517 - 4.496 2.483,81 1.517,18 2.317,00 3.712,25 4.496,39
Amazonas 1.459 - 5.284 2.379,57 1.458,64 1.800,00 4.362,36 5.283,82
Sergipe 1.525 - 3.781 2.163,99 1.524,63 2.077,00 3.121,91 3.781,35
Tocantins 1.412 - 3.966 2.171,20 1.412,00 2.000,00 3.274,17 3.965,77
Rondônia 1.477 - 4.879 2.336,79 1.477,18 1.746,00 4.028,45 4.879,38
Acre 1.445 - 3.762 2.020,28 1.444,67 1.800,00 3.106,00 3.762,08
Amapá 1.446 - 3.503 2.042,41 1.446,25 2.000,00 2.892,00 3.502,88
Roraima 1.412 - 3.150 1.752,20 1.412,00 1.553,00 2.601,00 3.150,41


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telemarketing

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • prestar informações ao público e informantes;
    • tabular dados;
    • agir com criatividade;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • promover rodízio de funções;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • liderar equipe;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • selecionar pessoal;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • estimar volume de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • definir recursos de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • orçar custos;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • propor fechamento de contratos;
    • justificar diferenças de caixa;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • agir com desenvoltura;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • controlar movimentação de questionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • analisar relatórios;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar as emoções;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • conferir faturas;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • agir com flexibilidade;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • manter-se atualizado;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • confrontar dados coletados;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • definir perfil para cargos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • atuar com dinamismo;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • agir com empatia;
    • identificar prioridades;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • propor admissões de funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • treinar novos funcionários;
    • promover reuniões;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • controlar ligações telefônicas;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor promoções de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;


    Setores que mais contratam Encarregado de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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