Salário para o cargo de Encarregado de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de telefonistas

Um Encarregado de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.925,37 e R$ 4.609,40, com a média salarial de R$ 2.571,94 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.571,94 30.863,32 642,99 12,26
1º Quartil 1.925,37 23.104,39 481,34 9,17
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,91
3º Quartil 3.515,32 42.183,89 878,83 16,75
Teto Salarial 4.609,40 55.312,78 1.152,35 21,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 2.616 - 3.437 2.724,43 2.615,89 2.684,40 2.837,78 3.437,20
São Paulo - SP 1.766 - 6.468 3.471,60 1.766,36 3.584,00 5.340,43 6.468,49
Rio de Janeiro - RJ 1.675 - 4.261 2.402,49 1.675,24 2.209,00 3.518,00 4.261,11
Brasília - DF 1.602 - 4.292 2.343,51 1.601,75 2.044,00 3.543,44 4.291,92
Cataguases - MG 2.500 - 3.222 2.539,94 2.500,00 2.500,00 2.659,75 3.221,57
Santo Amaro da Imperatriz - SC 1.842 - 4.075 2.518,92 1.842,00 2.500,00 3.364,00 4.074,58
Goiânia - GO 1.626 - 3.107 2.048,00 1.626,00 2.000,00 2.565,00 3.106,80
Salvador - BA 1.412 - 2.703 1.865,56 1.412,00 1.918,00 2.232,00 2.703,47
Caruaru - PE 1.563 - 2.011 1.627,71 1.563,00 1.660,00 1.660,22 2.010,90
Contagem - MG 1.713 - 2.965 1.946,88 1.712,50 1.786,00 2.448,00 2.965,09
Belo Horizonte - MG 2.500 - 4.027 3.042,86 2.500,00 3.325,00 3.325,00 4.027,34
São Bernardo do Campo - SP 1.800 - 4.092 2.135,71 1.800,00 2.000,00 3.378,00 4.091,53
Campo Grande - MS 1.450 - 1.938 1.535,76 1.449,53 1.547,00 1.600,00 1.937,97
Picarras - SC 1.644 - 2.121 1.666,17 1.644,00 1.644,00 1.751,00 2.120,86
João Pessoa - PB 1.712 - 3.366 2.536,02 1.712,00 2.674,06 2.779,00 3.366,01
Palmas - TO 1.750 - 2.799 1.929,64 1.750,00 1.837,00 2.311,20 2.799,39
Lauro de Freitas - BA 1.818 - 5.761 2.987,40 1.818,00 1.963,00 4.756,00 5.760,61
Natal - RN 2.184 - 4.239 2.710,40 2.184,00 2.184,00 3.500,00 4.239,31
Campinas - SP 2.700 - 5.693 3.540,00 2.700,00 2.800,00 4.700,00 5.692,78
Recife - PE 1.496 - 2.498 1.705,80 1.496,00 1.588,00 2.062,00 2.497,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 5.989 3.076,67 1.733,55 2.839,00 4.944,68 5.989,15
Paraná 2.589 - 3.537 2.737,35 2.588,95 2.684,40 2.920,42 3.537,30
Minas Gerais 1.760 - 4.708 2.625,60 1.760,36 2.500,00 3.887,36 4.708,49
Rio de Janeiro 1.665 - 4.282 2.390,78 1.664,93 2.209,00 3.535,50 4.282,30
Santa Catarina 1.666 - 4.265 2.430,48 1.666,17 2.253,00 3.520,83 4.264,54
Distrito Federal 1.602 - 4.292 2.343,51 1.601,75 2.044,00 3.543,44 4.291,92
Bahia 1.444 - 4.382 2.198,94 1.444,00 1.940,50 3.617,75 4.381,93
Goiás 1.555 - 3.370 2.075,38 1.554,67 2.000,00 2.782,33 3.370,05
Pernambuco 1.541 - 2.228 1.655,60 1.540,67 1.660,00 1.839,14 2.227,63
Rio Grande do Sul 1.500 - 3.061 1.767,14 1.500,00 1.614,00 2.527,00 3.060,78
Paraíba 1.712 - 3.366 2.536,02 1.712,00 2.674,06 2.779,00 3.366,01
Mato Grosso do Sul 1.450 - 1.938 1.535,76 1.449,53 1.547,00 1.600,00 1.937,97
Rio Grande do Norte 1.500 - 4.239 2.508,67 1.500,00 2.184,00 3.500,00 4.239,31
Tocantins 1.750 - 2.799 1.929,64 1.750,00 1.837,00 2.311,20 2.799,39


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • criticar questionários preenchidos;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • propor promoções de funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • analisar relatórios;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • selecionar pessoal;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar programação de férias;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • definir rotinas de trabalho;
    • liderar equipe;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar ligações telefônicas;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • justificar diferenças de caixa;
    • confrontar dados coletados;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • orçar custos;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • tabular dados;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • agir com empatia;
    • agir com flexibilidade;
    • atuar com dinamismo;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • recolher numerário dos guichês;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • promover reuniões;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir faturas;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • manter-se atualizado;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • controlar as emoções;
    • treinar novos funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com criatividade;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • rever rotinas de trabalho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;


    Setores que mais contratam Encarregado de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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