Salário para o cargo de Encarregado de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de recepção

Um Encarregado de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • conferir faturas;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • rever rotinas de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • definir rotinas de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • justificar diferenças de caixa;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • identificar prioridades;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • analisar relatórios;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • promover rodízio de funções;
    • propor promoções de funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • controlar as emoções;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar ligações telefônicas;
    • recolher numerário dos guichês;
    • orçar custos;
    • agir com empatia;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • selecionar pessoal;
    • atuar com dinamismo;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • liderar equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com criatividade;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • promover reuniões;
    • tabular dados;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor fechamento de contratos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar escalas de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • confrontar dados coletados;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • definir recursos de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • propor admissões de funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • manter-se atualizado;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • criar relacionamento interpessoal;


    Setores que mais contratam Encarregado de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista