Salário para o cargo de Educador de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador de rua

Um Educador de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.706,65 e R$ 3.745,23, com a média salarial de R$ 2.153,64 e o salário mediana em R$ 2.039,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.153,64 25.843,73 538,41 10,82
1º Quartil 1.706,65 20.479,78 426,66 8,58
Salário Mediana 2.039,00 24.468,00 509,75 10,25
3º Quartil 2.856,27 34.275,27 714,07 14,35
Teto Salarial 3.745,23 44.942,77 936,31 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.966 - 3.713 2.324,44 1.966,16 2.155,00 3.065,77 3.713,36
Porto Alegre - RS 1.487 - 3.517 2.045,18 1.487,02 1.890,00 2.903,91 3.517,30
Rio de Janeiro - RJ 1.651 - 4.381 2.315,21 1.650,96 1.970,00 3.616,88 4.380,87
Belo Horizonte - MG 1.479 - 3.602 2.110,11 1.478,55 2.000,00 2.973,53 3.601,63
Fortaleza - CE 1.477 - 2.651 1.725,08 1.477,32 1.580,00 2.189,01 2.651,39
Brasília - DF 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Recife - PE 1.602 - 3.205 1.919,16 1.602,26 1.700,00 2.645,84 3.204,73
Campinas - SP 1.922 - 3.967 2.525,89 1.922,12 2.475,00 3.274,87 3.966,62
Londrina - PR 1.680 - 3.412 2.076,83 1.679,76 1.900,00 2.816,69 3.411,66
Salvador - BA 1.412 - 3.792 1.890,23 1.412,17 1.515,00 3.130,45 3.791,69
Santo André - SP 1.644 - 3.479 2.113,63 1.643,95 1.921,00 2.872,61 3.479,39
Curitiba - PR 1.631 - 3.689 2.128,86 1.631,48 1.970,00 3.045,36 3.688,63
Juiz de Fora - MG 1.507 - 2.360 1.691,47 1.507,32 1.615,00 1.948,23 2.359,75
Contagem - MG 1.655 - 3.462 2.247,22 1.655,31 2.202,00 2.857,94 3.461,62
Vitoria - ES 1.628 - 2.710 1.891,39 1.628,36 1.864,00 2.237,00 2.709,53
Canoas - RS 1.549 - 2.553 1.753,24 1.549,08 1.580,00 2.107,39 2.552,54
Caxias do Sul - RS 1.996 - 3.698 2.610,96 1.996,45 2.717,00 3.053,22 3.698,15
Florianópolis - SC 1.724 - 4.579 2.454,06 1.724,10 2.081,00 3.780,15 4.578,63
São José do Rio Preto - SP 1.900 - 6.178 2.746,65 1.899,80 1.960,88 5.100,85 6.178,30
Piracicaba - SP 1.859 - 3.564 2.524,46 1.859,00 2.638,00 2.942,74 3.564,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.741 - 3.667 2.253,67 1.740,72 2.070,10 3.027,67 3.667,20
Rio Grande do Sul 1.486 - 3.388 2.004,36 1.486,06 1.890,00 2.796,89 3.387,68
Minas Gerais 1.471 - 3.955 2.108,32 1.470,88 1.830,00 3.265,06 3.954,74
Rio de Janeiro 1.583 - 4.324 2.273,81 1.583,38 1.970,00 3.570,03 4.324,13
Paraná 1.618 - 3.427 2.077,64 1.617,56 1.907,00 2.829,13 3.426,73
Santa Catarina 1.674 - 3.632 2.166,59 1.674,04 1.982,21 2.998,66 3.632,07
Pernambuco 1.487 - 3.103 1.871,05 1.486,76 1.700,00 2.561,68 3.102,79
Espírito Santo 1.505 - 3.404 1.973,39 1.505,19 1.813,00 2.810,53 3.404,20
Ceará 1.477 - 2.656 1.721,65 1.476,97 1.580,00 2.192,77 2.655,94
Distrito Federal 1.543 - 3.279 1.901,03 1.542,75 1.620,00 2.707,06 3.278,88
Bahia 1.412 - 3.596 1.855,64 1.412,00 1.515,00 2.968,87 3.595,98
Mato Grosso do Sul 1.506 - 6.370 2.700,21 1.505,71 2.038,00 5.259,21 6.370,12
Goiás 1.440 - 6.264 2.519,55 1.440,34 1.700,00 5.171,76 6.264,19
Amazonas 1.412 - 3.415 1.818,86 1.412,00 1.500,00 2.819,58 3.415,16
Piauí 1.412 - 2.724 1.646,33 1.412,00 1.412,00 2.248,90 2.723,94
Pará 1.425 - 11.416 3.683,89 1.425,02 2.000,00 9.425,08 11.415,94
Rio Grande do Norte 1.513 - 8.763 3.272,82 1.513,35 2.076,00 7.234,47 8.762,61
Paraíba 1.429 - 3.691 2.026,27 1.428,57 1.761,37 3.047,50 3.691,22
Mato Grosso 1.540 - 5.198 2.694,60 1.539,67 2.500,00 4.291,92 5.198,50
Rondônia 1.431 - 3.768 2.033,71 1.431,17 1.748,00 3.111,25 3.768,44
Maranhão 1.536 - 3.973 2.074,12 1.535,64 1.736,00 3.280,51 3.973,45
Alagoas 1.416 - 3.303 1.860,74 1.416,00 1.725,00 2.727,13 3.303,18
Roraima 1.524 - 3.116 2.246,00 1.523,88 2.450,00 2.573,00 3.116,49
Sergipe 1.412 - 3.256 1.860,57 1.412,00 1.757,00 2.688,43 3.256,31
Acre 1.412 - 2.135 1.543,25 1.412,00 1.499,00 1.762,67 2.134,99
Tocantins 1.816 - 5.829 3.470,00 1.816,00 4.000,00 4.812,50 5.829,04
Amapá 1.950 - 5.201 3.035,63 1.949,50 2.949,50 4.294,00 5.201,02


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • identificar necessidades/demandas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;

  • Atividades

    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • receber denúncias;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • analisar resultados;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • resgatar autoestima;
    • pesquisar histórico familiar;
    • exercitar atividade de escuta;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • agir sob pressão;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • revistar o interno e visitantes;
    • avaliar ações;
    • definir rotina administrativa;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • definir estratégias;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • verificar denúncias;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • permanecer em estado de alerta;
    • despertar esperança;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • tomar decisões;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • contornar situações adversas;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • mapear público-alvo;
    • monitorar comportamento;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar criatividade;
    • revistar as celas;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • preencher documentos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • alterar estratégias;
    • analisar casos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • desenvolver oficinas;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar coragem;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • passar o plantão;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • buscar identificação e empatia;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • encaminhar documentação oficial;
    • acolher educando;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • respeitar diferenças;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • trocar experiências;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • registrar ocorrências;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • conscientizar sobre riscos;
    • identificar internos em situação de risco;
    • administrar conflitos;
    • denunciar situação de risco;
    • construir hábitos;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • definir objetivos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar atividades artísticas;
    • recepcionar educando/ interno;
    • avistar assistidos/usuários;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar visitas domiciliares;
    • notificar pessoas e entidades;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • levantar dados estatísticos;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • assumir riscos;
    • definir metas;
    • servir de exemplo;
    • apontar alternativas;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • realizar terapias em grupo;
    • inspirar confiança;
    • criar vínculos;
    • demonstrar persistência;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • demonstrar pró atividade;
    • agendar visitas;
    • participar da elaboração de questionários;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • analisar práticas;
    • trabalhar em equipe;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • fazer devolutiva;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • identificar público-alvo;
    • estabelecer cronograma;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • requisitar serviços;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • planejar eventos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • participar da elaboração das normas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • receber demanda espontânea;
    • realizar rondas;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • demonstrar autocontrole;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;


    Setores que mais contratam Educador de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Orfanatos
    • Atividades associativas
    • Albergues assistenciais
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista