Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Designer de vitrines
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- acompanhar o projeto;
- interpretar as necessidades do cliente;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- atrair o consumidor;
- pesquisar produtos e materiais;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projeto executivo;
- executar o projeto;
Atividades
- criar ambiente favorável ao consumo;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- gerenciar obra ou projeto;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- entrevistar cliente;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- criar peças especiais;
- selecionar fornecedores;
- definir programa de ações;
- montar espaços que destaquem o produto;
- alocar pontos elétricos;
- avaliar o resultado do projeto;
- orçar projeto;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- alocar pontos de iluminação;
- elaborar estudos preliminares;
- supervisionar execução do projeto;
- alocar pontos de ar condicionado;
- fazer ajustes ao projeto;
- fazer manutenção programada do projeto;
- demonstrar senso estético;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- contratar serviços especializados;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- divulgar trabalhos na mídia;
- demonstrar capacidade de negociação;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- distribuir volumes no espaço;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- elaborar o cronograma;
- adaptar materiais;
- coordenar equipes;
- estabelecer contrato de trabalho;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- demonstrar criatividade;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- definir limites orçamentários do projeto;
Setores que mais contratam Designer de vitrines no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos