Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Designer de vitrines
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- pesquisar produtos e materiais;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar o projeto;
- interpretar as necessidades do cliente;
- executar o projeto;
- atrair o consumidor;
- elaborar projeto executivo;
Atividades
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- definir limites orçamentários do projeto;
- montar espaços que destaquem o produto;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- alocar pontos elétricos;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- criar peças especiais;
- fazer ajustes ao projeto;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- avaliar o resultado do projeto;
- demonstrar flexibilidade;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- demonstrar criatividade;
- contratar serviços especializados;
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- alocar pontos de ar condicionado;
- selecionar fornecedores;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- estabelecer contrato de trabalho;
- elaborar estudos preliminares;
- supervisionar execução do projeto;
- fazer manutenção programada do projeto;
- elaborar o cronograma;
- coordenar equipes;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar senso estético;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- divulgar trabalhos na mídia;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- adaptar materiais;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- definir programa de ações;
- distribuir volumes no espaço;
- demonstrar capacidade de negociação;
- alocar pontos de iluminação;
- gerenciar obra ou projeto;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- entrevistar cliente;
- orçar projeto;
Setores que mais contratam Designer de vitrines no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos