Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Designer de vitrines
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- interpretar as necessidades do cliente;
- acompanhar o projeto;
- elaborar projeto executivo;
- pesquisar produtos e materiais;
- demonstrar competências pessoais;
- atrair o consumidor;
- executar o projeto;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
Atividades
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar flexibilidade;
- alocar pontos elétricos;
- alocar pontos de iluminação;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- demonstrar criatividade;
- divulgar trabalhos na mídia;
- alocar pontos de ar condicionado;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- criar peças especiais;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- adaptar materiais;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- avaliar o resultado do projeto;
- distribuir volumes no espaço;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- definir programa de ações;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- demonstrar senso estético;
- demonstrar capacidade de negociação;
- definir limites orçamentários do projeto;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- orçar projeto;
- coordenar equipes;
- fazer manutenção programada do projeto;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- supervisionar execução do projeto;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- elaborar estudos preliminares;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- contratar serviços especializados;
- gerenciar obra ou projeto;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- montar espaços que destaquem o produto;
- entrevistar cliente;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- selecionar fornecedores;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- elaborar o cronograma;
- estabelecer contrato de trabalho;
- fazer ajustes ao projeto;
Setores que mais contratam Designer de vitrines no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos