Salário para o cargo de Desenhista gráfico promocional
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-10

Desenhista gráfico promocional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista gráfico promocional

Um Desenhista gráfico promocional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.869,87 e R$ 8.367,79, com a média salarial de R$ 3.532,75 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista gráfico promocional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.532,75 42.393,00 883,19 16,51
1º Quartil 1.869,87 22.438,40 467,47 8,74
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,68
3º Quartil 6.381,63 76.579,56 1.595,41 29,83
Teto Salarial 8.367,79 100.413,42 2.091,95 39,11


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.069 - 13.751 5.466,88 2.069,15 4.000,00 11.353,05 13.751,16
Rio de Janeiro - RJ 1.673 - 9.834 4.033,26 1.672,98 3.000,00 8.119,24 9.834,27
Belo Horizonte - MG 1.859 - 9.606 4.068,95 1.859,42 3.100,00 7.930,79 9.606,01
Curitiba - PR 1.955 - 6.668 3.316,99 1.955,08 2.906,00 5.505,08 6.667,92
Fortaleza - CE 1.460 - 4.366 2.217,15 1.460,00 1.800,00 3.604,43 4.365,80
Brasília - DF 1.650 - 9.469 3.950,35 1.649,61 3.000,00 7.817,92 9.469,31
Goiânia - GO 1.643 - 5.317 2.738,35 1.642,73 2.500,00 4.389,75 5.317,00
Barueri - SP 2.231 - 13.160 5.602,97 2.230,90 4.500,00 10.864,71 13.159,66
Porto Alegre - RS 2.079 - 11.755 4.947,06 2.079,18 3.791,00 9.704,83 11.754,78
Florianópolis - SC 2.105 - 11.202 4.933,69 2.105,47 4.000,00 9.248,47 11.202,02
Recife - PE 1.540 - 7.140 2.949,49 1.540,34 2.095,00 5.894,83 7.140,00
Campinas - SP 1.942 - 10.449 4.234,81 1.941,65 3.000,00 8.626,40 10.448,55
Londrina - PR 1.737 - 4.326 2.506,64 1.736,90 2.300,00 3.571,68 4.326,13
Maringá - PR 1.811 - 5.026 2.817,12 1.811,03 2.625,00 4.149,20 5.025,63
Joinville - SC 1.946 - 8.732 3.914,89 1.945,53 3.000,00 7.209,60 8.732,48
Manaus - AM 1.488 - 5.608 2.604,61 1.487,93 2.010,00 4.630,30 5.608,36
Osasco - SP 2.325 - 16.914 7.409,91 2.324,92 6.500,00 13.964,36 16.914,05
Franca - SP 1.691 - 3.571 2.180,62 1.691,41 2.000,00 2.948,12 3.570,85
Blumenau - SC 1.956 - 7.742 3.676,41 1.956,39 3.144,00 6.391,56 7.741,65
Salvador - BA 1.563 - 8.959 3.423,02 1.563,45 2.315,00 7.397,00 8.959,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.821 - 11.680 4.525,30 1.820,97 3.067,00 9.642,82 11.679,68
Minas Gerais 1.515 - 7.387 3.117,88 1.515,36 2.400,00 6.098,91 7.387,18
Santa Catarina 1.787 - 7.587 3.400,25 1.786,70 2.613,00 6.264,11 7.587,28
Paraná 1.771 - 5.992 2.981,74 1.770,79 2.515,50 4.946,81 5.991,73
Rio de Janeiro 1.577 - 8.573 3.464,43 1.577,44 2.500,00 7.078,19 8.573,31
Rio Grande do Sul 1.740 - 9.147 3.711,25 1.739,83 2.568,00 7.551,50 9.146,60
Ceará 1.435 - 4.264 2.167,19 1.435,21 1.800,00 3.520,06 4.263,61
Goiás 1.564 - 5.143 2.634,25 1.563,86 2.400,00 4.245,83 5.142,68
Pernambuco 1.469 - 5.819 2.551,55 1.468,57 1.900,00 4.803,80 5.818,50
Bahia 1.428 - 5.735 2.454,05 1.427,69 1.800,00 4.734,58 5.734,66
Distrito Federal 1.650 - 9.469 3.950,35 1.649,61 3.000,00 7.817,92 9.469,31
Espírito Santo 1.526 - 5.144 2.514,91 1.525,51 2.098,00 4.246,91 5.143,99
Paraíba 1.428 - 4.115 2.073,55 1.427,60 1.676,50 3.397,23 4.114,83
Pará 1.412 - 3.676 1.956,35 1.412,00 1.650,00 3.035,00 3.676,08
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.958 1.747,33 1.412,12 1.500,00 2.442,17 2.958,03
Maranhão 1.421 - 3.947 2.005,94 1.420,96 1.590,00 3.258,40 3.946,68
Mato Grosso 1.471 - 4.561 2.340,57 1.470,50 2.000,00 3.765,47 4.560,85
Amazonas 1.464 - 5.421 2.534,33 1.464,12 2.000,00 4.475,58 5.420,95
Sergipe 1.412 - 4.107 1.984,86 1.412,00 1.512,00 3.390,92 4.107,18
Mato Grosso do Sul 1.455 - 4.127 2.171,66 1.455,00 1.890,50 3.407,61 4.127,40
Piauí 1.414 - 4.647 2.207,49 1.414,18 1.800,00 3.836,48 4.646,86
Alagoas 1.412 - 4.289 2.083,02 1.412,00 1.600,00 3.540,84 4.288,77
Rondônia 1.423 - 2.765 1.719,53 1.423,12 1.600,00 2.282,93 2.765,15
Tocantins 1.423 - 2.997 1.823,88 1.423,00 1.600,00 2.474,75 2.997,49
Roraima 1.412 - 2.626 1.689,35 1.412,00 1.500,00 2.167,78 2.625,68
Amapá 1.412 - 3.008 1.780,24 1.412,00 1.500,00 2.483,71 3.008,34
Acre 1.412 - 2.675 1.690,69 1.412,00 1.512,00 2.208,78 2.675,34


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista gráfico promocional

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • executar conservação preventiva;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • comunicar-se;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • realizar pesquisas;

  • Atividades

    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • aplicar técnicas digitais;
    • elaborar material promocional;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • definir técnicas de acabamento;
    • participar de concursos;
    • compor equipes;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • analisar material e técnicas;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • estabelecer condições contratuais;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar pedido do cliente;
    • experimentar ideias;
    • identificar problema;
    • definir tecnologias e materiais;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • coordenar equipes;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • participar de feiras;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • elaborar diagnósticos;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • apresentar proposta;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • emitir parecer técnico;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar público alvo;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • prestar consultoria;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • definir perfil do público alvo;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • documentar dados do bem cultural;
    • experimentar materiais;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • pesquisar temáticas;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • formatar pedido do cliente;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • identificar bem cultural;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • identificar fatores de degradação;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • capacitar equipes;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • promover eventos;
    • definir metodologias e critérios;
    • demonstrar habilidade manual;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • monitorar condições ambientais;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • contatar clientes;
    • demonstrar acuidade visual;
    • definir processos de produção;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • frequentar exposições e mostras;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • realizar pesquisa de campo;
    • definir memorial descritivo;


    Setores que mais contratam Desenhista gráfico promocional no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing