Salário para o cargo de Desenhista de editorial
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-10

Desenhista de editorial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de editorial

Um Desenhista de editorial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.287,62 e R$ 8.180,81, com a média salarial de R$ 2.980,22 e o salário mediana em R$ 2.009,71 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de editorial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.980,22 35.762,69 745,06 14,03
1º Quartil 1.287,62 15.451,41 321,90 6,06
Salário Mediana 2.009,71 24.116,52 502,43 9,46
3º Quartil 6.239,03 74.868,40 1.559,76 29,38
Teto Salarial 8.180,81 98.169,70 2.045,20 38,52


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.708 - 10.437 4.350,60 1.708,37 3.500,00 8.617,21 10.437,42
Rio de Janeiro - RJ 1.537 - 8.448 3.691,22 1.536,96 3.029,00 6.974,89 8.448,20
Curitiba - PR 1.509 - 6.396 2.859,70 1.509,12 2.289,52 5.280,85 6.396,33
Belo Horizonte - MG 1.426 - 6.377 2.905,31 1.425,80 2.460,30 5.264,68 6.376,73
Fortaleza - CE 1.140 - 4.246 1.996,68 1.139,89 1.641,80 3.505,79 4.246,32
Brasília - DF 1.392 - 9.392 3.870,84 1.392,17 3.000,00 7.753,70 9.391,52
Porto Alegre - RS 1.678 - 7.575 3.401,24 1.678,20 2.797,70 6.253,92 7.574,93
Florianópolis - SC 1.776 - 7.255 3.572,85 1.775,52 3.195,12 5.989,93 7.255,18
Campinas - SP 1.558 - 9.345 4.000,15 1.558,35 3.000,00 7.715,24 9.344,93
Goiânia - GO 1.262 - 4.247 2.120,56 1.262,22 1.800,00 3.506,17 4.246,78
Recife - PE 1.257 - 17.766 5.011,28 1.257,42 2.000,00 14.667,90 17.766,20
Barueri - SP 1.600 - 9.525 4.225,64 1.599,96 3.533,43 7.863,91 9.525,01
Blumenau - SC 1.447 - 6.935 3.009,72 1.447,15 2.350,00 5.725,65 6.935,08
Joinville - SC 1.503 - 8.232 3.472,30 1.503,26 2.500,00 6.796,70 8.232,36
Londrina - PR 1.400 - 5.022 2.333,97 1.400,26 1.935,00 4.146,14 5.021,92
Maringá - PR 1.398 - 4.078 2.161,75 1.397,65 1.984,00 3.366,57 4.077,69
Salvador - BA 1.329 - 6.946 2.876,60 1.329,25 2.200,00 5.734,42 6.945,70
Manaus - AM 1.185 - 6.055 2.520,52 1.185,38 1.800,00 4.999,02 6.054,97
São José do Rio Preto - SP 1.365 - 3.664 1.940,54 1.364,96 1.707,56 3.024,67 3.663,57
Osasco - SP 2.139 - 13.629 5.887,33 2.138,94 5.000,00 11.252,11 13.628,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.465 - 9.173 3.668,44 1.465,12 2.680,00 7.573,05 9.172,71
Paraná 1.368 - 5.343 2.452,70 1.368,09 2.000,00 4.411,51 5.343,36
Santa Catarina 1.387 - 5.923 2.663,19 1.387,02 2.098,00 4.890,19 5.923,14
Minas Gerais 1.185 - 5.468 2.380,89 1.185,38 1.826,80 4.514,62 5.468,25
Rio de Janeiro 1.370 - 7.671 3.235,89 1.370,30 2.500,00 6.333,35 7.671,14
Rio Grande do Sul 1.329 - 5.872 2.570,43 1.329,44 2.000,00 4.847,56 5.871,51
Ceará 1.111 - 4.131 1.939,89 1.111,42 1.600,00 3.410,92 4.131,41
Goiás 1.176 - 3.929 1.977,70 1.176,17 1.700,00 3.243,99 3.929,22
Pernambuco 1.147 - 11.960 3.602,32 1.146,70 1.600,00 9.874,10 11.959,81
Distrito Federal 1.392 - 9.392 3.870,84 1.392,17 3.000,00 7.753,70 9.391,52
Bahia 1.073 - 4.650 1.992,89 1.072,74 1.500,00 3.838,79 4.649,66
Espírito Santo 1.184 - 3.425 1.783,14 1.184,35 1.500,00 2.827,46 3.424,70
Mato Grosso 1.088 - 3.162 1.666,39 1.087,90 1.500,00 2.610,35 3.161,74
Paraíba 1.090 - 2.451 1.452,01 1.090,24 1.300,00 2.023,25 2.450,63
Rio Grande do Norte 1.050 - 9.519 2.853,39 1.050,06 1.213,25 7.858,65 9.518,63
Maranhão 1.088 - 3.137 1.648,56 1.087,79 1.440,58 2.589,52 3.136,51
Amazonas 1.165 - 5.988 2.480,68 1.164,82 1.800,00 4.943,49 5.987,71
Pará 1.087 - 2.789 1.563,73 1.086,53 1.499,40 2.303,00 2.789,46
Piauí 1.087 - 32.941 7.775,11 1.086,53 1.488,73 27.196,59 32.941,32
Mato Grosso do Sul 1.194 - 3.073 1.776,95 1.193,98 1.700,00 2.537,26 3.073,21
Sergipe 1.072 - 3.262 1.590,43 1.071,75 1.250,00 2.692,80 3.261,60
Alagoas 1.026 - 3.079 1.598,83 1.025,72 1.482,83 2.542,38 3.079,41
Rondônia 1.132 - 2.749 1.496,88 1.131,57 1.300,00 2.269,39 2.748,75
Tocantins 1.083 - 3.754 1.746,96 1.083,23 1.500,00 3.099,02 3.753,62
Roraima 1.045 - 3.103 1.507,51 1.045,00 1.100,00 2.561,56 3.102,64
Amapá 1.045 - 2.435 1.325,31 1.045,00 1.100,00 2.010,00 2.434,57
Acre 1.073 - 1.741 1.208,95 1.072,87 1.200,00 1.437,33 1.740,94


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de editorial

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • executar conservação preventiva;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • realizar pesquisas;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;

  • Atividades

    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • definir processos de produção;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • participar de concursos;
    • participar de feiras;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • identificar problema;
    • estabelecer condições contratuais;
    • analisar material e técnicas;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • prestar consultoria;
    • elaborar diagnósticos;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • definir perfil do público alvo;
    • definir memorial descritivo;
    • contatar clientes;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • compor equipes;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • capacitar equipes;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • promover eventos;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar condições ambientais;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • formatar pedido do cliente;
    • definir metodologias e critérios;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • trabalhar em equipe;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • documentar dados do bem cultural;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • realizar pesquisa de campo;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • elaborar material promocional;
    • experimentar ideias;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • identificar bem cultural;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • experimentar materiais;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • coordenar equipes;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • emitir parecer técnico;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • identificar fatores de degradação;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • apresentar proposta;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • frequentar exposições e mostras;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar pedido do cliente;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • demonstrar acuidade visual;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • demonstrar habilidade manual;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • definir técnicas de acabamento;
    • identificar público alvo;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • definir tecnologias e materiais;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • aplicar técnicas digitais;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • pesquisar temáticas;


    Setores que mais contratam Desenhista de editorial no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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