Salário para o cargo de Desenhista de produto (material promocional)
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-20

Desenhista de produto (material promocional) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de produto (material promocional)

Um Desenhista de produto (material promocional) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.451,84 e R$ 14.009,11, com a média salarial de R$ 4.494,56 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de produto (material promocional)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,56 53.934,71 1.123,64 21,16
1º Quartil 1.451,84 17.422,13 362,96 6,84
Salário Mediana 2.800,00 33.600,00 700,00 13,18
3º Quartil 10.683,94 128.207,33 2.670,99 50,31
Teto Salarial 14.009,11 168.109,30 3.502,28 65,96


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.838 - 13.819 5.580,72 1.838,37 4.200,00 11.408,78 13.818,65
Rio de Janeiro - RJ 1.972 - 11.720 5.247,41 1.971,54 4.600,00 9.675,82 11.719,64
Curitiba - PR 1.563 - 6.300 2.956,14 1.562,76 2.550,00 5.201,11 6.299,74
Belo Horizonte - MG 1.796 - 9.400 4.035,47 1.795,87 3.500,00 7.760,57 9.399,83
Manaus - AM 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Porto Alegre - RS 1.891 - 8.559 3.597,38 1.891,27 2.554,64 7.066,37 8.559,00
Limeira - SP 1.352 - 198.137 39.734,52 1.352,38 2.992,00 163.583,62 198.137,38
São Bernardo do Campo - SP 1.704 - 6.795 3.323,13 1.704,00 3.000,00 5.610,17 6.795,21
Florianópolis - SC 1.938 - 9.478 4.009,26 1.937,50 3.106,00 7.825,00 9.477,87
Goiânia - GO 1.178 - 3.816 2.003,53 1.178,24 1.800,00 3.150,63 3.816,13
Fortaleza - CE 1.157 - 3.944 1.988,27 1.157,04 1.500,00 3.256,27 3.944,09
São Carlos - SP 2.029 - 7.873 3.892,52 2.029,28 4.000,00 6.500,00 7.873,00
Blumenau - SC 1.522 - 16.291 6.704,40 1.522,10 6.180,00 13.450,16 16.291,24
Barueri - SP 1.797 - 13.001 4.983,63 1.797,49 4.193,00 10.733,33 13.000,54
Londrina - PR 1.833 - 4.643 2.552,86 1.833,33 2.281,52 3.833,33 4.643,05
São José dos Campos - SP 1.950 - 9.407 4.721,45 1.950,00 5.062,50 7.766,67 9.407,22
Recife - PE 1.289 - 4.976 2.272,74 1.289,35 2.168,34 4.108,33 4.976,14
Mirassol - SP 1.436 - 2.677 1.657,65 1.436,00 1.505,00 2.210,13 2.676,98
Campinas - SP 1.964 - 12.556 4.684,09 1.964,40 3.000,00 10.366,67 12.556,42
Suzano - SP 1.233 - 3.013 1.746,83 1.233,33 1.600,00 2.487,30 3.012,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.652 - 17.092 5.664,21 1.651,81 3.162,00 14.110,90 17.091,55
Paraná 1.540 - 5.282 2.655,24 1.540,48 2.318,46 4.360,75 5.281,87
Santa Catarina 1.413 - 8.039 3.195,87 1.412,73 2.240,00 6.636,96 8.038,88
Rio de Janeiro 1.682 - 11.164 4.800,75 1.682,00 4.290,70 9.217,33 11.164,31
Rio Grande do Sul 1.499 - 6.949 3.144,77 1.498,57 2.500,00 5.737,22 6.949,10
Minas Gerais 1.326 - 6.943 2.882,30 1.326,06 2.140,00 5.731,87 6.942,61
Amazonas 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Goiás 1.183 - 4.250 2.068,06 1.182,73 1.800,00 3.508,51 4.249,61
Ceará 1.134 - 3.852 1.874,36 1.133,83 1.500,00 3.180,64 3.852,49
Pernambuco 1.224 - 4.128 2.019,78 1.223,61 1.600,00 3.408,17 4.128,07
Espírito Santo 1.094 - 3.437 1.738,71 1.094,47 1.445,50 2.837,86 3.437,30
Mato Grosso 818 - 5.061 2.091,10 817,91 1.483,50 4.178,00 5.060,52
Distrito Federal 1.165 - 3.149 1.782,57 1.165,22 1.573,82 2.600,00 3.149,20
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.170 1.285,31 1.100,00 1.100,00 1.791,23 2.169,59
Bahia 1.045 - 13.324 3.606,43 1.045,00 2.000,00 11.000,00 13.323,53
Pará 1.045 - 6.056 2.262,00 1.045,00 1.223,00 5.000,00 6.056,15
Paraíba 1.155 - 9.690 4.425,83 1.155,00 4.150,00 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de produto (material promocional)

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • comunicar-se;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • executar conservação preventiva;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;

  • Atividades

    • identificar fatores de degradação;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • identificar bem cultural;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • frequentar exposições e mostras;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • emitir parecer técnico;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • prestar consultoria;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • monitorar condições ambientais;
    • definir perfil do público alvo;
    • analisar material e técnicas;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • definir tecnologias e materiais;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • elaborar diagnósticos;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • estabelecer condições contratuais;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • experimentar materiais;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • compor equipes;
    • demonstrar habilidade manual;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • formatar pedido do cliente;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • elaborar material promocional;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • contatar clientes;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • participar de concursos;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • aplicar técnicas digitais;
    • demonstrar acuidade visual;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • identificar público alvo;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • definir técnicas de acabamento;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • promover eventos;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • trabalhar em equipe;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • participar de feiras;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • capacitar equipes;
    • pesquisar temáticas;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • definir processos de produção;
    • realizar pesquisa de campo;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • experimentar ideias;
    • documentar dados do bem cultural;
    • coordenar equipes;
    • avaliar pedido do cliente;
    • apresentar proposta;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • definir metodologias e critérios;
    • identificar problema;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • definir memorial descritivo;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;


    Setores que mais contratam Desenhista de produto (material promocional) no mercado de trabalho

    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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