Salário para o cargo de Desenhista de produto (material promocional)
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-20

Desenhista de produto (material promocional) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de produto (material promocional)

Um Desenhista de produto (material promocional) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.839,48 e R$ 11.924,73, com a média salarial de R$ 4.494,56 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de produto (material promocional)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,56 53.934,71 1.123,64 21,16
1º Quartil 1.839,48 22.073,70 459,87 8,66
Salário Mediana 2.800,00 33.600,00 700,00 13,18
3º Quartil 9.094,31 109.131,72 2.273,58 42,82
Teto Salarial 11.924,73 143.096,78 2.981,18 56,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.838 - 13.819 5.580,72 1.838,37 4.200,00 11.408,78 13.818,65
Rio de Janeiro - RJ 1.972 - 11.720 5.247,41 1.971,54 4.600,00 9.675,82 11.719,64
Curitiba - PR 1.563 - 6.300 2.956,14 1.562,76 2.550,00 5.201,11 6.299,74
Belo Horizonte - MG 1.796 - 9.400 4.035,47 1.795,87 3.500,00 7.760,57 9.399,83
Manaus - AM 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Porto Alegre - RS 1.891 - 8.559 3.597,38 1.891,27 2.554,64 7.066,37 8.559,00
Limeira - SP 1.352 - 198.137 39.734,52 1.352,38 2.992,00 163.583,62 198.137,38
São Bernardo do Campo - SP 1.704 - 6.795 3.323,13 1.704,00 3.000,00 5.610,17 6.795,21
Florianópolis - SC 1.938 - 9.478 4.009,26 1.937,50 3.106,00 7.825,00 9.477,87
Goiânia - GO 1.178 - 3.816 2.003,53 1.178,24 1.800,00 3.150,63 3.816,13
Fortaleza - CE 1.157 - 3.944 1.988,27 1.157,04 1.500,00 3.256,27 3.944,09
São Carlos - SP 2.029 - 7.873 3.892,52 2.029,28 4.000,00 6.500,00 7.873,00
Blumenau - SC 1.522 - 16.291 6.704,40 1.522,10 6.180,00 13.450,16 16.291,24
Barueri - SP 1.797 - 13.001 4.983,63 1.797,49 4.193,00 10.733,33 13.000,54
São José dos Campos - SP 1.950 - 9.407 4.721,45 1.950,00 5.062,50 7.766,67 9.407,22
Londrina - PR 1.833 - 4.643 2.552,86 1.833,33 2.281,52 3.833,33 4.643,05
Mirassol - SP 1.436 - 2.677 1.657,65 1.436,00 1.505,00 2.210,13 2.676,98
Campinas - SP 1.964 - 12.556 4.684,09 1.964,40 3.000,00 10.366,67 12.556,42
Recife - PE 1.289 - 4.976 2.272,74 1.289,35 2.168,34 4.108,33 4.976,14
Bento Goncalves - RS 2.210 - 6.622 3.501,45 2.209,70 2.984,98 5.467,45 6.622,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.652 - 17.092 5.664,21 1.651,81 3.162,00 14.110,90 17.091,55
Paraná 1.540 - 5.282 2.655,24 1.540,48 2.318,46 4.360,75 5.281,87
Santa Catarina 1.413 - 8.039 3.195,87 1.412,73 2.240,00 6.636,96 8.038,88
Rio de Janeiro 1.682 - 11.164 4.800,75 1.682,00 4.290,70 9.217,33 11.164,31
Rio Grande do Sul 1.499 - 6.949 3.144,77 1.498,57 2.500,00 5.737,22 6.949,10
Minas Gerais 1.326 - 6.943 2.882,30 1.326,06 2.140,00 5.731,87 6.942,61
Amazonas 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Goiás 1.183 - 4.250 2.068,06 1.182,73 1.800,00 3.508,51 4.249,61
Ceará 1.134 - 3.852 1.874,36 1.133,83 1.500,00 3.180,64 3.852,49
Pernambuco 1.224 - 4.128 2.019,78 1.223,61 1.600,00 3.408,17 4.128,07
Espírito Santo 1.094 - 3.437 1.738,71 1.094,47 1.445,50 2.837,86 3.437,30
Mato Grosso 818 - 5.061 2.091,10 817,91 1.483,50 4.178,00 5.060,52
Distrito Federal 1.165 - 3.149 1.782,57 1.165,22 1.573,82 2.600,00 3.149,20
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.170 1.285,31 1.100,00 1.100,00 1.791,23 2.169,59
Pará 1.045 - 6.056 2.262,00 1.045,00 1.223,00 5.000,00 6.056,15
Bahia 1.045 - 13.324 3.606,43 1.045,00 2.000,00 11.000,00 13.323,53
Paraíba 1.155 - 9.690 4.425,83 1.155,00 4.150,00 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de produto (material promocional)

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • realizar pesquisas;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • executar conservação preventiva;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • prestar consultoria;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • participar de feiras;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • elaborar material promocional;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • coordenar equipes;
    • realizar pesquisa de campo;
    • documentar dados do bem cultural;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • registrar patente ou direito autoral;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • definir perfil do público alvo;
    • identificar público alvo;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • analisar material e técnicas;
    • definir tecnologias e materiais;
    • emitir parecer técnico;
    • identificar fatores de degradação;
    • experimentar ideias;
    • formatar pedido do cliente;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • definir memorial descritivo;
    • apresentar proposta;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • estabelecer condições contratuais;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • identificar bem cultural;
    • capacitar equipes;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • compor equipes;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • definir processos de produção;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • definir técnicas de acabamento;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • definir metodologias e critérios;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • promover eventos;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • aplicar técnicas digitais;
    • experimentar materiais;
    • avaliar pedido do cliente;
    • pesquisar temáticas;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • identificar problema;
    • demonstrar habilidade manual;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • frequentar exposições e mostras;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • participar de concursos;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar em equipe;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • contatar clientes;
    • monitorar condições ambientais;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • elaborar diagnósticos;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • demonstrar acuidade visual;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • definir parâmetros de controle ambiental;


    Setores que mais contratam Desenhista de produto (material promocional) no mercado de trabalho

    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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