Salário para o cargo de Consultor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Consultor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Consultor em turismo (turismólogo)

Um Consultor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Consultor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • comunicar-se;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • coordenar equipes;
  • analisar mercado;
  • executar planos de negócios;
  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir indicadores de desempenho;
    • visualizar futuro;
    • definir políticas de manutenção;
    • aprovar eventos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • calcular retorno de investimento;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar liderança;
    • identificar nichos de mercado;
    • demonstrar dinamismo;
    • adequar estratégias e planos;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • demonstrar objetividade;
    • comparar condições da concorrência;
    • autorizar investimento;
    • receber visitantes;
    • firmar contratos de compras;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • capacitar equipes;
    • informar-se da situação da organização;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • acompanhar contratos negociados;
    • conceder entrevistas;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • monitorar eventos;
    • implementar parcerias;
    • realizar visitas de inspeção;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • analisar pontos turísticos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • pesquisar fornecedores;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • definir estratégias de marketing;
    • visitar parceiros;
    • organizar eventos;
    • firmar contratos de seguros;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • demonstrar proatividade;
    • gerir reuniões participativas;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir estratégias de vendas;
    • identificar público alvo;
    • controlar divulgação de produtos;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • prestar contas a superiores;
    • tomar decisões;
    • escolher produtos para veiculação;
    • zelar pela imagem da organização;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • gerir custos;
    • demonstrar confiabilidade;
    • acompanhar concorrência;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • definir prioridades;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • monitorar metas;
    • estabelecer relações institucionais;
    • avaliar relatórios;
    • programar promoções;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • programar eventos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • demonstrar visão de mercado;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • assessorar a realização de eventos;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • escolher formas de divulgação;
    • selecionar equipes;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • definir políticas de qualidade;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • escolher produtos para promoção;
    • demonstrar agilidade;
    • analisar legislação pertinente;
    • monitorar projetos;
    • captar eventos;
    • contatar fornecedores;
    • contratar auditorias;
    • aprovar orçamentos;
    • elaborar planos de turismo;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • avaliar vendas;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • estabelecer parcerias;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • gerir informação turística;
    • detectar tendências de mercado;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • elaborar plano de negócios;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • orientar equipes;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • elaborar programas turísticos;
    • controlar reservas;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • aprovar alterações de padrão;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • planejar eventos;
    • definir políticas de segurança;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • elaborar orçamentos;
    • promover funcionários;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • avaliar margem de lucros;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • inventariar oferta turística;
    • corrigir desvios;
    • implementar projetos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • fixar metas;
    • definir objetivos;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • representar empresa em eventos;
    • coordenar cerimonial;


    Setores que mais contratam Consultor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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