Salário para o cargo de Comentarista cultural
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista cultural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista cultural

Um Comentarista cultural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista cultural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista cultural

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar programas e noticiários;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • preparar conteúdo para apresentação;

  • Atividades

    • redigir a notícia;
    • construir a cena;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • participar da definição da pauta;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • chamar reportagem;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • seguir o roteiro do evento;
    • editar material gravado;
    • levantar informações e dados;
    • chamar os comerciais;
    • descrever o evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar dinamismo;
    • mediar debates;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar cordialidade;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • noticiar fatos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • envolver o entrevistado;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • ler o texto no ar;
    • organizar as informações;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fazer enquete;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • animar o programa;
    • ancorar programas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • locutar audiodescrição;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • opinar a respeito do evento;
    • ler os comerciais no ar;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • selecionar material;
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar programação;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • posicionar os participantes do evento;
    • passar o texto;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • anunciar chamadas;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • locutar documentários;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • editar textos;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • formular perguntas;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;


    Setores que mais contratam Comentarista cultural no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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