Salário para o cargo de Chefe de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de recepção

Um Chefe de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • agir com flexibilidade;
    • promover rodízio de funções;
    • demonstrar atitude proativa;
    • recolher numerário dos guichês;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • confrontar dados coletados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com empatia;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor fechamento de contratos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor promoções de funcionários;
    • analisar relatórios;
    • orçar custos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • atuar com dinamismo;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • liderar equipe;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • conferir faturas;
    • definir rotinas de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • controlar as emoções;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • selecionar pessoal;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • tabular dados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • agir com criatividade;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • estimar volume de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • elaborar programação de férias;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • promover reuniões;
    • controlar ligações telefônicas;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • definir perfil para cargos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • agir com desenvoltura;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • manter-se atualizado;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • definir recursos de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;


    Setores que mais contratam Chefe de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: