Salário para o cargo de Chargista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-05

Chargista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Chargista

Um Chargista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,11 e R$ 6.951,60, com a média salarial de R$ 2.934,13 e o salário mediana em R$ 1.986,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chargista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.934,13 35.209,57 733,53 13,81
1º Quartil 1.574,11 18.889,29 393,53 7,41
Salário Mediana 1.986,00 23.832,00 496,50 9,35
3º Quartil 5.301,59 63.619,03 1.325,40 24,96
Teto Salarial 6.951,60 83.419,18 1.737,90 32,72


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 10.956 4.247,33 1.797,51 3.088,00 9.045,71 10.956,44
Parintins - AM 1.412 - 1.937 1.458,82 1.412,00 1.412,00 1.598,99 1.936,74
Rio de Janeiro - RJ 1.819 - 8.911 4.188,18 1.818,70 3.040,00 7.357,27 8.911,34
Recife - PE 2.454 - 12.965 5.597,40 2.454,30 4.466,00 10.703,89 12.964,88
Fortaleza - CE 1.428 - 3.966 2.007,99 1.428,43 1.678,00 3.274,36 3.966,00
Campo Grande - MS 1.791 - 2.850 1.927,00 1.791,00 1.805,00 2.352,75 2.849,72
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 3.647 1.835,76 1.500,00 1.500,00 3.010,93 3.646,93
Goiânia - GO 1.427 - 9.021 2.908,73 1.427,20 1.577,00 7.448,00 9.021,24
Brasília - DF 1.506 - 7.433 2.978,50 1.506,00 2.248,50 6.136,40 7.432,59
Ribeirão Preto - SP 1.606 - 3.054 2.066,70 1.606,00 2.182,00 2.521,00 3.053,51
Curitiba - PR 2.079 - 5.745 3.627,96 2.078,83 3.426,00 4.743,00 5.744,86
Porto Alegre - RS 2.107 - 15.377 5.961,61 2.107,25 4.470,50 12.695,75 15.377,47
Manaus - AM 1.418 - 12.802 4.497,98 1.418,00 2.052,00 10.569,39 12.801,96
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.448 2.832,71 1.481,75 2.000,00 5.323,50 6.447,98
Campinas - SP 1.821 - 8.754 3.567,91 1.821,33 2.601,00 7.227,33 8.753,96
Salvador - BA 1.412 - 4.151 2.062,10 1.412,00 1.463,71 3.427,00 4.150,89
Florianópolis - SC 1.992 - 13.745 6.511,43 1.991,67 7.139,00 11.347,67 13.744,63
Aracaju - SE 1.537 - 3.343 1.912,43 1.537,33 1.600,00 2.760,00 3.342,99
Duque de Caxias - RJ 1.893 - 3.224 2.414,71 1.893,00 2.509,00 2.662,00 3.224,29
Londrina - PR 1.515 - 9.336 3.844,82 1.515,00 2.500,00 7.708,27 9.336,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.641 - 8.802 3.524,33 1.640,61 2.500,00 7.267,36 8.802,44
Amazonas 1.412 - 2.820 1.642,39 1.412,00 1.412,00 2.328,21 2.820,00
Rio de Janeiro 1.555 - 8.449 3.707,23 1.555,15 2.935,00 6.975,80 8.449,30
Minas Gerais 1.429 - 3.827 1.959,46 1.429,04 1.540,00 3.159,20 3.826,52
Paraná 1.566 - 5.950 2.718,50 1.566,41 2.000,00 4.912,49 5.950,16
Pernambuco 2.258 - 12.490 5.331,12 2.257,94 4.205,00 10.312,00 12.490,20
Santa Catarina 1.714 - 8.119 3.339,29 1.713,94 2.371,00 6.703,06 8.118,95
Ceará 1.428 - 3.912 2.008,01 1.427,65 1.678,30 3.229,82 3.912,06
Mato Grosso do Sul 1.724 - 2.717 1.894,25 1.723,80 1.805,00 2.243,20 2.717,03
Goiás 1.444 - 6.598 2.584,35 1.444,22 1.688,00 5.447,22 6.597,84
Bahia 1.412 - 4.263 2.006,92 1.412,00 1.576,00 3.519,25 4.262,62
Rio Grande do Sul 1.760 - 12.128 4.359,34 1.759,88 2.326,50 10.012,88 12.127,89
Distrito Federal 1.506 - 7.433 2.978,50 1.506,00 2.248,50 6.136,40 7.432,59
Rondônia 1.412 - 2.472 1.692,43 1.412,00 1.600,00 2.041,20 2.472,36
Pará 1.412 - 4.281 2.342,25 1.412,00 2.400,00 3.534,50 4.281,09
Espírito Santo 1.471 - 5.378 2.367,45 1.470,67 1.873,00 4.440,00 5.377,86
Sergipe 1.537 - 3.343 1.912,43 1.537,33 1.600,00 2.760,00 3.342,99
Mato Grosso 1.440 - 3.956 2.242,00 1.440,33 1.900,00 3.266,00 3.955,88
Piauí 1.424 - 2.423 1.651,67 1.424,00 1.600,00 2.000,67 2.423,27
Paraíba 1.465 - 4.117 2.216,00 1.465,00 2.023,00 3.399,00 4.116,97
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.951 1.890,63 1.412,00 1.958,50 2.436,50 2.951,16
Alagoas 1.412 - 2.234 1.513,33 1.412,00 1.456,00 1.844,00 2.233,51


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Chargista

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • executar conservação preventiva;
  • realizar pesquisas;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • executar obras de arte e projeto de design;

  • Atividades

    • identificar necessidades do público alvo;
    • aplicar técnicas digitais;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • definir processos de produção;
    • demonstrar criatividade;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • realizar pesquisa de campo;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • prestar consultoria;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • definir tecnologias e materiais;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • formatar pedido do cliente;
    • monitorar condições ambientais;
    • definir memorial descritivo;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • frequentar exposições e mostras;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • emitir parecer técnico;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • coordenar equipes;
    • pesquisar temáticas;
    • trabalhar em equipe;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • definir técnicas de acabamento;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • participar de concursos;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • demonstrar acuidade visual;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • apresentar proposta;
    • experimentar ideias;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • identificar bem cultural;
    • identificar fatores de degradação;
    • promover eventos;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • compor equipes;
    • avaliar pedido do cliente;
    • documentar dados do bem cultural;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • identificar problema;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • estabelecer condições contratuais;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • definir metodologias e critérios;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • identificar público alvo;
    • experimentar materiais;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • capacitar equipes;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • elaborar material promocional;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • participar de feiras;
    • demonstrar habilidade manual;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • elaborar diagnósticos;
    • analisar material e técnicas;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • definir perfil do público alvo;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • contatar clientes;


    Setores que mais contratam Chargista no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de publicidade
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de tatuagem e colocação de piercing




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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