Salário para o cargo de Borracheiro auxiliar
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Borracheiro auxiliar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Borracheiro auxiliar

Um Borracheiro auxiliar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.606,60 e R$ 3.325,45, com a média salarial de R$ 1.972,64 e o salário mediana em R$ 1.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Borracheiro auxiliar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,64 23.671,72 493,16 9,02
1º Quartil 1.606,60 19.279,19 401,65 7,35
Salário Mediana 1.840,00 22.080,00 460,00 8,42
3º Quartil 2.536,13 30.433,58 634,03 11,60
Teto Salarial 3.325,45 39.905,42 831,36 15,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.599 - 3.483 2.112,24 1.598,78 2.000,00 2.875,23 3.482,56
Goiânia - GO 1.464 - 2.624 1.742,32 1.463,64 1.653,00 2.166,26 2.623,84
Rio de Janeiro - RJ 1.447 - 3.219 1.878,03 1.447,15 1.621,00 2.657,87 3.219,29
Belo Horizonte - MG 1.450 - 3.090 1.860,55 1.450,31 1.635,00 2.551,07 3.089,93
São Carlos - SC 1.910 - 2.463 1.956,61 1.910,00 1.910,00 2.033,28 2.462,76
Rondonópolis - MT 1.487 - 3.256 1.937,09 1.487,13 1.782,50 2.687,84 3.255,59
Campo Grande - MS 1.416 - 2.999 1.800,05 1.415,72 1.637,00 2.476,17 2.999,22
Curitiba - PR 1.662 - 3.002 1.975,63 1.662,15 1.833,00 2.478,55 3.002,10
Brasília - DF 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Joinville - SC 1.744 - 3.298 2.163,32 1.744,35 2.000,00 2.722,78 3.297,91
Guarulhos - SP 1.817 - 3.370 2.211,42 1.816,97 2.050,00 2.781,91 3.369,53
Manaus - AM 1.450 - 3.078 1.843,87 1.450,22 1.700,00 2.540,87 3.077,58
Ribeirão Preto - SP 1.707 - 3.353 2.137,98 1.706,66 2.049,00 2.768,09 3.352,79
Rio Verde - GO 1.435 - 3.449 2.065,45 1.434,50 2.000,00 2.847,25 3.448,67
Três Lagoas - MS 1.628 - 3.145 2.026,44 1.628,11 1.918,00 2.596,40 3.144,83
Uberlândia - MG 1.514 - 3.129 1.914,06 1.514,33 1.800,00 2.583,21 3.128,87
Cascavel - PR 1.547 - 2.845 1.850,48 1.547,37 1.800,00 2.349,04 2.845,23
Ponta Grossa - PR 1.688 - 2.680 1.909,72 1.688,34 1.823,23 2.212,46 2.679,80
São Bernardo do Campo - SP 1.656 - 3.336 2.161,70 1.656,05 2.100,00 2.754,04 3.335,77
Piracicaba - SP 1.756 - 3.704 2.269,77 1.755,63 2.063,00 3.058,28 3.704,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.665 - 3.446 2.152,95 1.664,51 2.049,00 2.844,93 3.445,86
Minas Gerais 1.431 - 3.180 1.881,63 1.431,23 1.700,00 2.625,65 3.180,26
Paraná 1.608 - 2.997 1.956,35 1.607,56 1.825,00 2.474,20 2.996,82
Santa Catarina 1.660 - 3.221 2.043,27 1.660,37 1.910,00 2.659,54 3.221,31
Rio Grande do Sul 1.579 - 2.785 1.859,63 1.578,99 1.770,00 2.299,04 2.784,66
Goiás 1.441 - 3.315 1.948,92 1.441,14 1.800,00 2.737,13 3.315,30
Mato Grosso 1.466 - 4.059 2.239,80 1.466,12 2.000,00 3.351,41 4.059,32
Rio de Janeiro 1.452 - 3.042 1.831,54 1.451,73 1.645,00 2.511,67 3.042,21
Mato Grosso do Sul 1.475 - 3.338 1.977,53 1.474,70 1.801,00 2.755,81 3.337,92
Bahia 1.415 - 2.963 1.787,67 1.414,58 1.600,00 2.446,13 2.962,82
Pará 1.442 - 3.244 1.912,57 1.442,37 1.750,00 2.678,16 3.243,86
Espírito Santo 1.428 - 2.802 1.729,45 1.427,59 1.525,00 2.313,27 2.801,90
Pernambuco 1.414 - 2.442 1.638,50 1.414,46 1.561,00 2.015,93 2.441,76
Ceará 1.425 - 2.935 1.763,56 1.425,40 1.560,00 2.423,03 2.934,84
Rondônia 1.473 - 2.958 1.795,25 1.472,91 1.600,00 2.442,22 2.958,09
Maranhão 1.443 - 3.104 1.902,15 1.442,55 1.800,00 2.562,50 3.103,78
Distrito Federal 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Amazonas 1.453 - 3.091 1.856,82 1.453,25 1.700,00 2.551,62 3.090,60
Tocantins 1.426 - 2.785 1.708,03 1.426,14 1.500,00 2.299,23 2.784,89
Alagoas 1.412 - 2.715 1.701,68 1.412,00 1.553,00 2.241,83 2.715,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.522 1.605,35 1.412,00 1.431,00 2.082,16 2.521,97
Paraíba 1.414 - 2.505 1.646,51 1.414,39 1.510,00 2.067,93 2.504,74
Piauí 1.413 - 2.798 1.718,83 1.413,43 1.500,00 2.310,17 2.798,15
Sergipe 1.412 - 2.029 1.521,46 1.412,00 1.512,00 1.674,89 2.028,68
Acre 1.412 - 2.276 1.522,38 1.412,00 1.412,00 1.879,00 2.275,90
Amapá 1.412 - 2.610 1.695,08 1.412,00 1.500,00 2.154,67 2.609,80
Roraima 1.412 - 2.007 1.463,53 1.412,00 1.412,00 1.656,75 2.006,71


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Borracheiro auxiliar

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • trocar pneus;
  • ressulcar pneus;
  • reparar câmara de ar;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • lavar peças;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • lavar chassi;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar socorro a veículos;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • realizar alinhamento;

  • Atividades

    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • verificar ovalação da roda;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • escarear local do remendo;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar educação;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • manter calibragem dos pneus;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • colocar câmara no pneu;
    • erguer veículos;
    • fixar rodas com parafusos;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • demonstrar pontualidade;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • limpar parte interna do pneu;
    • separar pneus por medidas;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • retirar núcleo de válvula;
    • retirar cônicos e porcas;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • controlar as peças;
    • retirar objeto perfurante;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • trabalhar com segurança;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • verificar vazamentos;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • demonstrar eficiência;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • marcar pneu;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • calibrar pneu;
    • secar câmara de ar;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • fixar manchão no pneu;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • descontaminar local do conserto;
    • apertar porcas em sentido x;
    • fixar borracha de ligação;
    • sinalizar pista;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • participar em reuniões da cipa;
    • realizar rodízio de pneus;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • escovar roda e friso da roda;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • localizar furo;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • retirar pneu da roda;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • medir alinhamento do chassi;
    • retirar agulha do refil;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • consultar ficha do pneu;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • demonstrar senso de observação;
    • vulcanizar pneu;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • demonstrar senso de humor;
    • limpar lado externo do pneu;
    • centralizar rodas raiadas;
    • limpar ferramentas;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • trocar água de caixa d'água;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • verificar freios;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • inspecionar pneu;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • afrouxar porcas;
    • examinar pneu;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • passar cola no local do furo;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • verificar condições do pneu;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • assentar friso na roda;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • receber peças desmontadas;
    • esgotar água do compressor;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • retirar friso;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • levantar informações sobre o local;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • preparar produto (desengraxante);
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • demonstrar paciência;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • verificar óleo do compressor;
    • remover resíduos;
    • fixar válvula na câmara;
    • descolar talões do pneu;


    Setores que mais contratam Borracheiro auxiliar no mercado de trabalho

    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Fabricação de álcool




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: