Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Quanto ganha um Auxiliar de hipodermia

Um Auxiliar de hipodermia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,69 e R$ 3.434,18, com a média salarial de R$ 1.783,56 e o salário mediana em R$ 1.629,73 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de hipodermia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.783,56 21.402,73 445,89 9,20
1º Quartil 1.211,69 14.540,32 302,92 6,25
Salário Mediana 1.629,73 19.556,76 407,43 8,40
3º Quartil 2.619,05 31.428,59 654,76 13,51
Teto Salarial 3.434,18 41.210,11 858,54 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.324 - 3.385 2.063,60 1.324,12 2.134,80 2.794,34 3.384,59
Rio de Janeiro - RJ 1.173 - 2.253 1.454,17 1.172,64 1.375,01 1.859,81 2.252,66
Guarulhos - SP 1.297 - 2.858 1.764,68 1.297,04 1.641,48 2.359,45 2.857,84
Jundiaí - SP 1.525 - 2.394 1.786,87 1.524,54 1.813,09 1.976,81 2.394,37
Sorocaba - SP 1.361 - 2.391 1.623,41 1.361,48 1.606,90 1.973,85 2.390,79
Ribeirão Preto - SP 1.301 - 2.440 1.673,79 1.300,62 1.732,00 2.014,35 2.439,84
São José do Rio Preto - SP 1.474 - 2.316 1.726,51 1.474,21 1.762,44 1.912,07 2.315,96
Santo André - SP 1.515 - 3.331 2.129,88 1.514,86 2.218,85 2.749,82 3.330,67
Salvador - BA 1.185 - 2.385 1.429,04 1.185,26 1.254,00 1.968,89 2.384,78
São Bernardo do Campo - SP 1.572 - 3.304 2.058,93 1.571,55 1.840,19 2.728,09 3.304,35
São José dos Campos - SP 1.333 - 2.734 1.656,23 1.332,50 1.508,00 2.257,22 2.734,02
Mogi das Cruzes - SP 1.287 - 2.887 1.755,35 1.286,58 1.763,42 2.383,60 2.887,09
Presidente Prudente - SP 1.201 - 1.857 1.363,14 1.200,76 1.377,32 1.533,22 1.857,08
Curitiba - PR 1.373 - 2.211 1.559,26 1.372,59 1.514,00 1.825,10 2.210,62
Belo Horizonte - MG 1.239 - 3.770 1.816,28 1.239,25 1.417,29 3.112,74 3.770,24
Catanduva - SP 1.300 - 1.851 1.378,16 1.299,92 1.328,20 1.527,85 1.850,58
Campinas - SP 1.535 - 2.968 1.922,05 1.535,33 1.850,18 2.450,62 2.968,26
Taubaté - SP 1.216 - 2.379 1.493,14 1.215,62 1.302,19 1.964,02 2.378,88
Santos - SP 1.387 - 2.797 1.796,32 1.387,33 1.719,28 2.309,10 2.796,85
Franca - SP 1.215 - 1.725 1.311,48 1.215,09 1.337,40 1.423,96 1.724,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 3.232 1.872,40 1.284,23 1.739,13 2.668,66 3.232,36
Minas Gerais 1.080 - 2.865 1.502,74 1.079,51 1.278,00 2.365,13 2.864,72
Paraná 1.136 - 2.086 1.405,33 1.135,96 1.389,00 1.722,50 2.086,35
Rio de Janeiro 1.152 - 2.238 1.448,02 1.151,54 1.375,01 1.847,73 2.238,03
Bahia 1.141 - 2.251 1.380,99 1.141,18 1.254,00 1.858,76 2.251,39
Santa Catarina 1.310 - 2.461 1.607,93 1.309,52 1.534,87 2.032,09 2.461,32
Rio Grande do Sul 1.302 - 4.130 2.043,63 1.301,59 1.662,60 3.409,86 4.130,12
Goiás 1.079 - 1.958 1.266,48 1.079,36 1.190,27 1.616,38 1.957,81
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.432 1.080,31 1.045,00 1.045,00 1.182,32 1.432,06
Ceará 1.070 - 1.752 1.216,29 1.070,40 1.174,46 1.446,75 1.752,35
Mato Grosso do Sul 1.122 - 1.953 1.317,47 1.121,70 1.256,81 1.612,18 1.952,72
Pernambuco 1.041 - 1.694 1.156,48 1.041,23 1.069,76 1.398,30 1.693,66
Espírito Santo 1.068 - 2.897 1.480,38 1.067,89 1.249,98 2.392,10 2.897,38
Distrito Federal 1.112 - 2.949 1.551,89 1.112,24 1.303,00 2.434,53 2.948,77
Paraíba 1.045 - 1.611 1.118,14 1.045,00 1.045,00 1.329,79 1.610,69
Rondônia 1.139 - 1.810 1.284,60 1.139,46 1.265,00 1.494,02 1.809,61
Mato Grosso 1.051 - 2.712 1.421,63 1.050,64 1.228,50 2.238,93 2.711,86
Pará 1.081 - 2.112 1.388,20 1.081,46 1.357,95 1.743,35 2.111,59
Maranhão 1.088 - 1.861 1.249,45 1.087,79 1.200,00 1.536,26 1.860,77
Alagoas 1.045 - 1.861 1.259,37 1.045,00 1.281,32 1.536,46 1.861,00
Sergipe 1.045 - 2.050 1.253,49 1.045,00 1.114,46 1.692,62 2.050,15
Amazonas 1.058 - 2.155 1.329,69 1.057,69 1.200,00 1.779,47 2.155,35
Piauí 1.048 - 1.936 1.215,51 1.047,65 1.105,91 1.597,98 1.935,52
Tocantins 1.045 - 1.765 1.196,71 1.045,00 1.177,00 1.457,53 1.765,40
Amapá 1.045 - 3.899 1.444,00 1.045,00 1.100,00 3.219,00 3.898,95


Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • realizar instrumentação cirúrgica;
  • promover a saúde da família;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover saúde mental;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • administrar medicação prescrita;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • prestar assistência ao paciente;
  • comunicar-se;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • dar continuidade aos plantões;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;

  • Atividades

    • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
    • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
    • verificar quantidade de peças para implante;
    • esterilizar instrumental;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
    • ministrar palestras;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • participar das avaliações da equipe;
    • efetuar tricotomia;
    • verificar resultado e validade da esterilização;
    • massagear paciente;
    • vistoriar cada paciente;
    • instalar alimentação induzida;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • controlar administração de vacinas;
    • conter paciente no leito;
    • efetuar testes e exames;
    • ajudar paciente a alimentar-se;
    • suprir demandas da equipe;
    • desinfetar aparelhos e materiais;
    • preparar medicação prescrita;
    • demonstrar compreensão;
    • efetuar testes de glicemia;
    • vedar sala cirúrgica;
    • controlar balanço hídrico;
    • demonstrar coordenação motora fina;
    • executar antissepsia;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada;
    • posicionar placa de bisturi elétrico;
    • oferecer comadre e papagaio;
    • mensurar paciente (peso, altura);
    • arrolar pertences de paciente;
    • participar em campanhas de saúde pública;
    • passar instrumentos à equipe cirúrgica;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • lavar mãos antes e após cada procedimento;
    • puncionar acesso venoso;
    • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
    • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
    • aplicar clister (lavagem intestinal);
    • implementar atividades terapêuticas prescritas;
    • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
    • monitorar evolução de paciente;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
    • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
    • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
    • repor material na sala cirúrgica;
    • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
    • trocar informações técnicas;
    • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
    • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
    • conduzir paciente a atividades sociais;
    • descartar material contaminado;
    • orientar família sobre doença mental;
    • definir território de atuação;
    • registrar ingesta;
    • providenciar limpeza concorrente e terminal;
    • demarcar limites de comportamento;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
    • colocar grades laterais no leito;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • trocar curativos;
    • aprontar paciente para exame e cirurgia;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • fornecer roupa;
    • interpretar testes cutâneos;
    • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
    • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
    • encaminhar material para exames;
    • participar de discussão de casos;
    • recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
    • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
    • incentivar a participação da comunidade;
    • proceder à inaloterapia;
    • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
    • providenciar material de consumo;
    • etiquetar pertences de paciente;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
    • vistoriar instalações e trabalhadores;
    • usar equipamento de proteção individual (epi);
    • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
    • atualizar informações cadastrais;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • vacinar-se;
    • participar das atividades de planejamento;
    • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
    • auxiliar em reanimação de paciente;
    • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
    • demonstrar empatia;
    • dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado;
    • posicionar paciente para cirurgia;
    • mapear área de atuação;
    • administrar produtos quimioterápicos;
    • registrar administração de medicação;
    • arrumar rouparia;
    • verificar via de administração;
    • coletar material para exames;
    • paramentar-se;
    • acionar equipe de segurança;
    • acondicionar perfurocortante para descarte;
    • preparar paciente para medicação;
    • proteger paciente durante crises;
    • apresentar-se situando paciente no ambiente;
    • encaminhar material para sala cirúrgica;
    • mudar decúbito no leito;
    • controlar exames periódicos de funcionários;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
    • remover o paciente;
    • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
    • atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita;
    • arrumar camas;
    • higienizar paciente;
    • anotar gastos da cirurgia;
    • proteger proeminências ósseas;
    • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
    • cuidar de corpo após morte;
    • limitar espaço de circulação do paciente;
    • chamar médico nas intercorrências;
    • conferir quantidade de psicotrópicos;
    • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
    • elaborar relatório sobre paciente;
    • estimular a função vésico-intestinal;
    • instalar hemoderivados;
    • estimular paciente na expressão de sentimentos;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • orientar familiares e paciente;
    • transportar roupas e materiais para expurgo;
    • controlar sinais vitais;
    • verificar medicamentos recebidos;
    • calcular dosagem de medicamentos;


    Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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