Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Quanto ganha um Auxiliar de hipodermia

Um Auxiliar de hipodermia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.340,01 e R$ 3.234,86, com a média salarial de R$ 1.783,56 e o salário mediana em R$ 1.629,73 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de hipodermia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.783,56 21.402,73 445,89 9,20
1º Quartil 1.340,01 16.080,09 335,00 6,91
Salário Mediana 1.629,73 19.556,76 407,43 8,40
3º Quartil 2.467,05 29.604,55 616,76 12,72
Teto Salarial 3.234,86 38.818,37 808,72 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.324 - 3.385 2.063,60 1.324,12 2.134,80 2.794,34 3.384,59
Rio de Janeiro - RJ 1.173 - 2.253 1.454,17 1.172,64 1.375,01 1.859,81 2.252,66
Guarulhos - SP 1.297 - 2.858 1.764,68 1.297,04 1.641,48 2.359,45 2.857,84
Jundiaí - SP 1.525 - 2.394 1.786,87 1.524,54 1.813,09 1.976,81 2.394,37
Sorocaba - SP 1.361 - 2.391 1.623,41 1.361,48 1.606,90 1.973,85 2.390,79
Ribeirão Preto - SP 1.301 - 2.440 1.673,79 1.300,62 1.732,00 2.014,35 2.439,84
São José do Rio Preto - SP 1.474 - 2.316 1.726,51 1.474,21 1.762,44 1.912,07 2.315,96
Santo André - SP 1.515 - 3.331 2.129,88 1.514,86 2.218,85 2.749,82 3.330,67
Salvador - BA 1.185 - 2.385 1.429,04 1.185,26 1.254,00 1.968,89 2.384,78
São Bernardo do Campo - SP 1.572 - 3.304 2.058,93 1.571,55 1.840,19 2.728,09 3.304,35
São José dos Campos - SP 1.333 - 2.734 1.656,23 1.332,50 1.508,00 2.257,22 2.734,02
Mogi das Cruzes - SP 1.287 - 2.887 1.755,35 1.286,58 1.763,42 2.383,60 2.887,09
Presidente Prudente - SP 1.201 - 1.857 1.363,14 1.200,76 1.377,32 1.533,22 1.857,08
Curitiba - PR 1.373 - 2.211 1.559,26 1.372,59 1.514,00 1.825,10 2.210,62
Belo Horizonte - MG 1.239 - 3.770 1.816,28 1.239,25 1.417,29 3.112,74 3.770,24
Catanduva - SP 1.300 - 1.851 1.378,16 1.299,92 1.328,20 1.527,85 1.850,58
Campinas - SP 1.535 - 2.968 1.922,05 1.535,33 1.850,18 2.450,62 2.968,26
Taubaté - SP 1.216 - 2.379 1.493,14 1.215,62 1.302,19 1.964,02 2.378,88
Santos - SP 1.387 - 2.797 1.796,32 1.387,33 1.719,28 2.309,10 2.796,85
Franca - SP 1.215 - 1.725 1.311,48 1.215,09 1.337,40 1.423,96 1.724,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 3.232 1.872,40 1.284,23 1.739,13 2.668,66 3.232,36
Minas Gerais 1.080 - 2.865 1.502,74 1.079,51 1.278,00 2.365,13 2.864,72
Paraná 1.136 - 2.086 1.405,33 1.135,96 1.389,00 1.722,50 2.086,35
Rio de Janeiro 1.152 - 2.238 1.448,02 1.151,54 1.375,01 1.847,73 2.238,03
Bahia 1.141 - 2.251 1.380,99 1.141,18 1.254,00 1.858,76 2.251,39
Santa Catarina 1.310 - 2.461 1.607,93 1.309,52 1.534,87 2.032,09 2.461,32
Rio Grande do Sul 1.302 - 4.130 2.043,63 1.301,59 1.662,60 3.409,86 4.130,12
Goiás 1.079 - 1.958 1.266,48 1.079,36 1.190,27 1.616,38 1.957,81
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.432 1.080,31 1.045,00 1.045,00 1.182,32 1.432,06
Ceará 1.070 - 1.752 1.216,29 1.070,40 1.174,46 1.446,75 1.752,35
Mato Grosso do Sul 1.122 - 1.953 1.317,47 1.121,70 1.256,81 1.612,18 1.952,72
Pernambuco 1.041 - 1.694 1.156,48 1.041,23 1.069,76 1.398,30 1.693,66
Espírito Santo 1.068 - 2.897 1.480,38 1.067,89 1.249,98 2.392,10 2.897,38
Distrito Federal 1.112 - 2.949 1.551,89 1.112,24 1.303,00 2.434,53 2.948,77
Paraíba 1.045 - 1.611 1.118,14 1.045,00 1.045,00 1.329,79 1.610,69
Rondônia 1.139 - 1.810 1.284,60 1.139,46 1.265,00 1.494,02 1.809,61
Mato Grosso 1.051 - 2.712 1.421,63 1.050,64 1.228,50 2.238,93 2.711,86
Pará 1.081 - 2.112 1.388,20 1.081,46 1.357,95 1.743,35 2.111,59
Maranhão 1.088 - 1.861 1.249,45 1.087,79 1.200,00 1.536,26 1.860,77
Alagoas 1.045 - 1.861 1.259,37 1.045,00 1.281,32 1.536,46 1.861,00
Sergipe 1.045 - 2.050 1.253,49 1.045,00 1.114,46 1.692,62 2.050,15
Amazonas 1.058 - 2.155 1.329,69 1.057,69 1.200,00 1.779,47 2.155,35
Piauí 1.048 - 1.936 1.215,51 1.047,65 1.105,91 1.597,98 1.935,52
Tocantins 1.045 - 1.765 1.196,71 1.045,00 1.177,00 1.457,53 1.765,40
Amapá 1.045 - 3.899 1.444,00 1.045,00 1.100,00 3.219,00 3.898,95


Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • comunicar-se;
  • administrar medicação prescrita;
  • prestar assistência ao paciente;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • promover a saúde da família;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar instrumentação cirúrgica;
  • dar continuidade aos plantões;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;
  • promover saúde mental;
  • organizar ambiente de trabalho;

  • Atividades

    • providenciar limpeza concorrente e terminal;
    • chamar médico nas intercorrências;
    • implementar atividades terapêuticas prescritas;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • participar das avaliações da equipe;
    • orientar familiares e paciente;
    • massagear paciente;
    • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
    • estimular paciente na expressão de sentimentos;
    • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
    • etiquetar pertences de paciente;
    • atualizar informações cadastrais;
    • cuidar de corpo após morte;
    • aplicar clister (lavagem intestinal);
    • controlar sinais vitais;
    • anotar gastos da cirurgia;
    • vistoriar instalações e trabalhadores;
    • instalar hemoderivados;
    • vistoriar cada paciente;
    • atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • orientar família sobre doença mental;
    • acondicionar perfurocortante para descarte;
    • aprontar paciente para exame e cirurgia;
    • verificar quantidade de peças para implante;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • participar das atividades de planejamento;
    • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
    • transportar roupas e materiais para expurgo;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • administrar produtos quimioterápicos;
    • esterilizar instrumental;
    • lavar mãos antes e após cada procedimento;
    • limitar espaço de circulação do paciente;
    • descartar material contaminado;
    • interpretar testes cutâneos;
    • registrar administração de medicação;
    • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
    • repor material na sala cirúrgica;
    • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
    • elaborar relatório sobre paciente;
    • mensurar paciente (peso, altura);
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
    • dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • efetuar tricotomia;
    • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
    • calcular dosagem de medicamentos;
    • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
    • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
    • arrolar pertences de paciente;
    • efetuar testes de glicemia;
    • arrumar camas;
    • colocar grades laterais no leito;
    • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
    • desinfetar aparelhos e materiais;
    • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
    • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
    • participar de discussão de casos;
    • demonstrar compreensão;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • mudar decúbito no leito;
    • posicionar placa de bisturi elétrico;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • demarcar limites de comportamento;
    • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita;
    • vedar sala cirúrgica;
    • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
    • trocar curativos;
    • encaminhar material para exames;
    • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
    • apresentar-se situando paciente no ambiente;
    • efetuar testes e exames;
    • verificar via de administração;
    • auxiliar em reanimação de paciente;
    • suprir demandas da equipe;
    • mapear área de atuação;
    • encaminhar material para sala cirúrgica;
    • ministrar palestras;
    • puncionar acesso venoso;
    • acionar equipe de segurança;
    • controlar administração de vacinas;
    • paramentar-se;
    • preparar paciente para medicação;
    • usar equipamento de proteção individual (epi);
    • estimular a função vésico-intestinal;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
    • vacinar-se;
    • participar em campanhas de saúde pública;
    • remover o paciente;
    • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
    • recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada;
    • verificar medicamentos recebidos;
    • conter paciente no leito;
    • providenciar material de consumo;
    • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
    • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
    • recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
    • proceder à inaloterapia;
    • fornecer roupa;
    • proteger proeminências ósseas;
    • controlar exames periódicos de funcionários;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • preparar medicação prescrita;
    • instalar alimentação induzida;
    • higienizar paciente;
    • passar instrumentos à equipe cirúrgica;
    • trocar informações técnicas;
    • monitorar evolução de paciente;
    • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
    • conduzir paciente a atividades sociais;
    • executar antissepsia;
    • demonstrar coordenação motora fina;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • arrumar rouparia;
    • definir território de atuação;
    • verificar resultado e validade da esterilização;
    • coletar material para exames;
    • controlar balanço hídrico;
    • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
    • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
    • proteger paciente durante crises;
    • oferecer comadre e papagaio;
    • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
    • registrar ingesta;
    • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • ajudar paciente a alimentar-se;
    • demonstrar empatia;
    • posicionar paciente para cirurgia;
    • conferir quantidade de psicotrópicos;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
    • incentivar a participação da comunidade;


    Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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