Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Quanto ganha um Auxiliar de hipodermia

Um Auxiliar de hipodermia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,69 e R$ 3.434,18, com a média salarial de R$ 1.783,56 e o salário mediana em R$ 1.629,73 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de hipodermia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.783,56 21.402,73 445,89 9,20
1º Quartil 1.211,69 14.540,32 302,92 6,25
Salário Mediana 1.629,73 19.556,76 407,43 8,40
3º Quartil 2.619,05 31.428,59 654,76 13,51
Teto Salarial 3.434,18 41.210,11 858,54 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.324 - 3.385 2.063,60 1.324,12 2.134,80 2.794,34 3.384,59
Rio de Janeiro - RJ 1.173 - 2.253 1.454,17 1.172,64 1.375,01 1.859,81 2.252,66
Guarulhos - SP 1.297 - 2.858 1.764,68 1.297,04 1.641,48 2.359,45 2.857,84
Jundiaí - SP 1.525 - 2.394 1.786,87 1.524,54 1.813,09 1.976,81 2.394,37
Sorocaba - SP 1.361 - 2.391 1.623,41 1.361,48 1.606,90 1.973,85 2.390,79
Ribeirão Preto - SP 1.301 - 2.440 1.673,79 1.300,62 1.732,00 2.014,35 2.439,84
São José do Rio Preto - SP 1.474 - 2.316 1.726,51 1.474,21 1.762,44 1.912,07 2.315,96
Santo André - SP 1.515 - 3.331 2.129,88 1.514,86 2.218,85 2.749,82 3.330,67
Salvador - BA 1.185 - 2.385 1.429,04 1.185,26 1.254,00 1.968,89 2.384,78
São Bernardo do Campo - SP 1.572 - 3.304 2.058,93 1.571,55 1.840,19 2.728,09 3.304,35
São José dos Campos - SP 1.333 - 2.734 1.656,23 1.332,50 1.508,00 2.257,22 2.734,02
Mogi das Cruzes - SP 1.287 - 2.887 1.755,35 1.286,58 1.763,42 2.383,60 2.887,09
Presidente Prudente - SP 1.201 - 1.857 1.363,14 1.200,76 1.377,32 1.533,22 1.857,08
Curitiba - PR 1.373 - 2.211 1.559,26 1.372,59 1.514,00 1.825,10 2.210,62
Belo Horizonte - MG 1.239 - 3.770 1.816,28 1.239,25 1.417,29 3.112,74 3.770,24
Catanduva - SP 1.300 - 1.851 1.378,16 1.299,92 1.328,20 1.527,85 1.850,58
Campinas - SP 1.535 - 2.968 1.922,05 1.535,33 1.850,18 2.450,62 2.968,26
Taubaté - SP 1.216 - 2.379 1.493,14 1.215,62 1.302,19 1.964,02 2.378,88
Santos - SP 1.387 - 2.797 1.796,32 1.387,33 1.719,28 2.309,10 2.796,85
Franca - SP 1.215 - 1.725 1.311,48 1.215,09 1.337,40 1.423,96 1.724,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 3.232 1.872,40 1.284,23 1.739,13 2.668,66 3.232,36
Minas Gerais 1.080 - 2.865 1.502,74 1.079,51 1.278,00 2.365,13 2.864,72
Paraná 1.136 - 2.086 1.405,33 1.135,96 1.389,00 1.722,50 2.086,35
Rio de Janeiro 1.152 - 2.238 1.448,02 1.151,54 1.375,01 1.847,73 2.238,03
Bahia 1.141 - 2.251 1.380,99 1.141,18 1.254,00 1.858,76 2.251,39
Santa Catarina 1.310 - 2.461 1.607,93 1.309,52 1.534,87 2.032,09 2.461,32
Rio Grande do Sul 1.302 - 4.130 2.043,63 1.301,59 1.662,60 3.409,86 4.130,12
Goiás 1.079 - 1.958 1.266,48 1.079,36 1.190,27 1.616,38 1.957,81
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.432 1.080,31 1.045,00 1.045,00 1.182,32 1.432,06
Ceará 1.070 - 1.752 1.216,29 1.070,40 1.174,46 1.446,75 1.752,35
Mato Grosso do Sul 1.122 - 1.953 1.317,47 1.121,70 1.256,81 1.612,18 1.952,72
Pernambuco 1.041 - 1.694 1.156,48 1.041,23 1.069,76 1.398,30 1.693,66
Espírito Santo 1.068 - 2.897 1.480,38 1.067,89 1.249,98 2.392,10 2.897,38
Distrito Federal 1.112 - 2.949 1.551,89 1.112,24 1.303,00 2.434,53 2.948,77
Paraíba 1.045 - 1.611 1.118,14 1.045,00 1.045,00 1.329,79 1.610,69
Rondônia 1.139 - 1.810 1.284,60 1.139,46 1.265,00 1.494,02 1.809,61
Mato Grosso 1.051 - 2.712 1.421,63 1.050,64 1.228,50 2.238,93 2.711,86
Pará 1.081 - 2.112 1.388,20 1.081,46 1.357,95 1.743,35 2.111,59
Maranhão 1.088 - 1.861 1.249,45 1.087,79 1.200,00 1.536,26 1.860,77
Alagoas 1.045 - 1.861 1.259,37 1.045,00 1.281,32 1.536,46 1.861,00
Sergipe 1.045 - 2.050 1.253,49 1.045,00 1.114,46 1.692,62 2.050,15
Amazonas 1.058 - 2.155 1.329,69 1.057,69 1.200,00 1.779,47 2.155,35
Piauí 1.048 - 1.936 1.215,51 1.047,65 1.105,91 1.597,98 1.935,52
Tocantins 1.045 - 1.765 1.196,71 1.045,00 1.177,00 1.457,53 1.765,40
Amapá 1.045 - 3.899 1.444,00 1.045,00 1.100,00 3.219,00 3.898,95


Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • promover a saúde da família;
  • dar continuidade aos plantões;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • realizar instrumentação cirúrgica;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • prestar assistência ao paciente;
  • comunicar-se;
  • administrar medicação prescrita;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • promover saúde mental;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • ajudar paciente a alimentar-se;
    • vistoriar instalações e trabalhadores;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • trocar curativos;
    • acondicionar perfurocortante para descarte;
    • participar das atividades de planejamento;
    • dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado;
    • auxiliar em reanimação de paciente;
    • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
    • verificar quantidade de peças para implante;
    • implementar atividades terapêuticas prescritas;
    • estimular paciente na expressão de sentimentos;
    • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • calcular dosagem de medicamentos;
    • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
    • controlar exames periódicos de funcionários;
    • lavar mãos antes e após cada procedimento;
    • posicionar placa de bisturi elétrico;
    • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
    • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
    • efetuar testes de glicemia;
    • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
    • passar instrumentos à equipe cirúrgica;
    • trocar informações técnicas;
    • registrar ingesta;
    • mensurar paciente (peso, altura);
    • colocar grades laterais no leito;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • suprir demandas da equipe;
    • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
    • remover o paciente;
    • vistoriar cada paciente;
    • mudar decúbito no leito;
    • repor material na sala cirúrgica;
    • oferecer comadre e papagaio;
    • demonstrar compreensão;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • efetuar testes e exames;
    • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
    • definir território de atuação;
    • orientar familiares e paciente;
    • transportar roupas e materiais para expurgo;
    • participar em campanhas de saúde pública;
    • apresentar-se situando paciente no ambiente;
    • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
    • verificar via de administração;
    • limitar espaço de circulação do paciente;
    • conferir quantidade de psicotrópicos;
    • proceder à inaloterapia;
    • coletar material para exames;
    • anotar gastos da cirurgia;
    • arrolar pertences de paciente;
    • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar coordenação motora fina;
    • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • vedar sala cirúrgica;
    • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
    • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
    • interpretar testes cutâneos;
    • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
    • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
    • recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada;
    • puncionar acesso venoso;
    • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
    • controlar sinais vitais;
    • atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • mapear área de atuação;
    • providenciar limpeza concorrente e terminal;
    • instalar hemoderivados;
    • fornecer roupa;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • demarcar limites de comportamento;
    • cuidar de corpo após morte;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • participar das avaliações da equipe;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
    • registrar administração de medicação;
    • paramentar-se;
    • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • massagear paciente;
    • conter paciente no leito;
    • orientar família sobre doença mental;
    • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
    • controlar balanço hídrico;
    • aplicar clister (lavagem intestinal);
    • proteger proeminências ósseas;
    • conduzir paciente a atividades sociais;
    • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
    • usar equipamento de proteção individual (epi);
    • aprontar paciente para exame e cirurgia;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • atualizar informações cadastrais;
    • preparar paciente para medicação;
    • executar antissepsia;
    • encaminhar material para exames;
    • posicionar paciente para cirurgia;
    • controlar administração de vacinas;
    • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
    • arrumar rouparia;
    • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • instalar alimentação induzida;
    • encaminhar material para sala cirúrgica;
    • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
    • preparar medicação prescrita;
    • verificar medicamentos recebidos;
    • estimular a função vésico-intestinal;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
    • esterilizar instrumental;
    • providenciar material de consumo;
    • descartar material contaminado;
    • higienizar paciente;
    • etiquetar pertences de paciente;
    • verificar resultado e validade da esterilização;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita;
    • administrar produtos quimioterápicos;
    • ministrar palestras;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • vacinar-se;
    • proteger paciente durante crises;
    • elaborar relatório sobre paciente;
    • desinfetar aparelhos e materiais;
    • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
    • acionar equipe de segurança;
    • participar de discussão de casos;
    • chamar médico nas intercorrências;
    • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
    • efetuar tricotomia;
    • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
    • monitorar evolução de paciente;
    • arrumar camas;


    Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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