Salário para o cargo de Arte educador
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Arte educador - Descrição, atividades e funções do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Arte educador

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • avaliar processo de trabalho;
  • comunicar-se;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;

Atividades

  • criar vínculos;
  • buscar identificação e empatia;
  • definir objetivos;
  • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
  • receber pedidos de ajuda da família;
  • demonstrar capacidade de compreensão;
  • preencher documentos;
  • encaminhar documentação oficial;
  • agendar visitas;
  • contornar situações adversas;
  • construir hábitos;
  • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar público-alvo;
  • notificar pessoas e entidades;
  • trocar experiências;
  • assumir riscos;
  • inspirar confiança;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar entusiasmo;
  • analisar práticas;
  • demonstrar pró atividade;
  • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • participar da elaboração de questionários;
  • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
  • fazer devolutiva;
  • servir de exemplo;
  • despertar aptidões, habilidades;
  • demonstrar coragem;
  • avaliar ações;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
  • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
  • apontar alternativas;
  • definir estratégias;
  • exercitar atividade de escuta;
  • participar da elaboração das normas;
  • resgatar assistidos/usuários/ internos;
  • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
  • receber informações sobre violação de direitos;
  • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
  • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
  • agir sob pressão;
  • realizar atividades de lazer e cultura;
  • realizar atividades artísticas;
  • avistar assistidos/usuários;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • realizar atividades recreativas e esportivas;
  • conscientizar sobre riscos;
  • administrar conflitos;
  • respeitar diferenças;
  • realizar acompanhamento pedagógico;
  • definir metodologia de trabalho;
  • desenvolver dinâmica de grupo;
  • abrir procedimento de atendimento;
  • definir metas;
  • estabelecer cronograma;
  • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • aconselhar mudanças de comportamento;
  • receber demanda espontânea;
  • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
  • monitorar comportamento;
  • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
  • denunciar situação de risco;
  • mapear público-alvo;
  • analisar casos;
  • aproximar-se dos assistidos/usuários;
  • resgatar autoestima;
  • despertar esperança;
  • analisar resultados;
  • definir rotina administrativa;
  • demonstrar persistência;
  • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
  • realizar visitas domiciliares;
  • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
  • levantar dados estatísticos;
  • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
  • pesquisar histórico familiar;
  • percorrer perímetros e áreas;
  • demonstrar autocontrole;
  • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
  • planejar eventos;
  • desenvolver oficinas;
  • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
  • verificar denúncias;
  • tomar decisões;
  • acompanhar reuniões socioeducativas;
  • permanecer em estado de alerta;
  • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
  • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • estabelecer roteiro de visitas;
  • trabalhar em equipe;
  • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
  • mapear perímetros ou áreas;
  • alterar estratégias;


Setores que mais contratam Arte educador no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades associativas
  • Orfanatos
  • Albergues assistenciais
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Ensino fundamental
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Instituições de longa permanência para idosos




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