Salário para o cargo de Analista de negócios
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de negócios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de negócios

Um Analista de negócios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.609,43 e R$ 11.940,96, com a média salarial de R$ 5.074,98 e o salário mediana em R$ 3.729,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de negócios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.074,98 60.899,70 1.268,74 24,03
1º Quartil 2.609,43 31.313,14 652,36 12,36
Salário Mediana 3.729,00 44.748,00 932,25 17,66
3º Quartil 9.106,69 109.280,24 2.276,67 43,12
Teto Salarial 11.940,96 143.291,53 2.985,24 56,54


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.157 - 14.245 5.717,03 2.157,44 4.215,50 11.761,15 14.245,45
Rio de Janeiro - RJ 2.384 - 13.938 5.845,54 2.383,94 4.514,92 11.507,32 13.938,01
São Bernardo do Campo - SP 2.350 - 4.707 3.015,23 2.350,20 2.681,00 3.886,19 4.707,07
Barueri - SP 2.416 - 14.502 6.117,87 2.415,86 4.784,00 11.972,70 14.501,69
Curitiba - PR 2.150 - 10.161 4.442,13 2.149,68 3.500,00 8.389,11 10.161,15
Belo Horizonte - MG 2.015 - 11.335 4.761,62 2.014,54 3.602,00 9.358,12 11.334,84
Osasco - SP 3.625 - 15.925 7.495,60 3.624,69 6.102,00 13.147,98 15.925,23
Porto Alegre - RS 2.044 - 10.439 4.566,79 2.044,24 3.679,50 8.618,17 10.438,59
Brasília - DF 2.414 - 15.493 6.654,05 2.413,53 5.700,00 12.790,81 15.492,62
Campinas - SP 2.225 - 11.345 4.934,31 2.224,62 4.000,00 9.366,66 11.345,18
Florianópolis - SC 2.388 - 11.651 4.960,03 2.388,30 3.770,00 9.618,91 11.650,71
Goiânia - GO 1.803 - 7.747 3.597,51 1.802,92 3.000,00 6.395,63 7.746,58
Recife - PE 1.729 - 7.532 3.224,21 1.729,00 2.362,00 6.218,13 7.531,59
Vitoria - ES 2.426 - 9.484 5.186,27 2.426,50 5.881,00 7.829,85 9.483,74
Fortaleza - CE 1.885 - 7.826 3.641,19 1.885,48 3.000,00 6.460,79 7.825,51
Salvador - BA 2.042 - 10.656 4.641,58 2.042,14 3.675,00 8.797,90 10.656,29
Uberlândia - MG 1.813 - 8.678 3.955,55 1.812,63 3.321,50 7.164,23 8.677,53
Joinville - SC 1.873 - 10.118 4.226,28 1.872,51 3.282,50 8.353,83 10.118,41
Ribeirão Preto - SP 2.282 - 8.870 4.072,72 2.282,34 3.276,00 7.323,13 8.869,99
Maringá - PR 1.842 - 7.327 3.560,98 1.842,21 3.100,00 6.049,49 7.327,32


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.177 - 13.337 5.388,62 2.176,87 3.916,00 11.011,41 13.337,35
Rio de Janeiro 2.297 - 13.519 5.661,95 2.297,35 4.410,00 11.161,79 13.519,50
Minas Gerais 1.897 - 10.902 4.546,54 1.896,73 3.500,00 9.000,89 10.902,14
Paraná 2.090 - 9.788 4.341,81 2.089,74 3.500,00 8.081,18 9.788,17
Santa Catarina 2.114 - 9.772 4.331,65 2.113,93 3.500,00 8.067,88 9.772,06
Rio Grande do Sul 2.036 - 10.634 4.548,01 2.035,88 3.500,00 8.779,27 10.633,72
Goiás 1.792 - 8.366 3.721,35 1.791,63 3.000,00 6.907,36 8.366,41
Distrito Federal 2.414 - 15.493 6.654,05 2.413,53 5.700,00 12.790,81 15.492,62
Mato Grosso 1.432 - 8.067 3.283,44 1.431,71 2.495,00 6.660,20 8.067,03
Espírito Santo 2.320 - 9.791 4.958,06 2.320,15 4.737,00 8.083,20 9.790,61
Pernambuco 1.748 - 7.594 3.310,92 1.747,69 2.500,00 6.270,02 7.594,44
Bahia 1.812 - 10.100 4.271,81 1.811,75 3.276,00 8.338,68 10.100,06
Ceará 1.842 - 7.699 3.571,67 1.841,65 3.000,00 6.356,51 7.699,20
Pará 1.869 - 10.930 4.890,21 1.868,87 4.005,00 9.023,61 10.929,66
Mato Grosso do Sul 1.966 - 9.674 4.423,81 1.966,13 3.843,00 7.986,96 9.674,05
Amazonas 2.127 - 10.475 4.497,13 2.127,34 3.276,00 8.648,15 10.474,90
Maranhão 2.049 - 11.959 5.374,30 2.048,81 4.692,50 9.873,16 11.958,67
Paraíba 1.419 - 6.994 2.927,02 1.418,75 2.100,00 5.774,14 6.993,81
Rio Grande do Norte 1.586 - 8.071 3.455,78 1.586,42 2.638,00 6.663,11 8.070,55
Piauí 1.675 - 7.936 3.612,86 1.675,13 3.000,00 6.551,97 7.935,94
Sergipe 1.477 - 8.467 3.503,53 1.477,44 2.760,00 6.990,05 8.466,56
Alagoas 1.882 - 8.892 3.980,31 1.882,36 3.267,00 7.341,42 8.892,15
Rondônia 1.532 - 8.565 3.491,69 1.531,60 2.694,00 7.071,40 8.565,09
Tocantins 1.987 - 7.826 3.758,95 1.986,78 3.200,00 6.461,20 7.826,00
Acre 1.501 - 11.203 4.271,57 1.500,64 3.500,00 9.249,00 11.202,67
Roraima 1.510 - 7.977 3.270,41 1.509,80 2.445,00 6.586,00 7.977,16
Amapá 2.008 - 8.288 4.018,56 2.008,25 3.736,50 6.842,25 8.287,54


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de negócios

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • tomar decisões;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar mídias;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • pesquisar mercado;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • examinar currículos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • captar recursos;
    • liderar pessoas;
    • revisar planos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar tendências do mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer política comercial;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • pensar estrategicamente;
    • delegar atribuições;
    • formular plano de incentivos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • checar informações para divulgação;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar orçamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dimensionar equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar impacto normativo;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • mapear processo de decisão;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • cobrar ações;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar criatividade;
    • cobrar resultados da equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • gerenciar equipes;
    • gerir lucratividade;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • negociar com clientes;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • otimizar custos e recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar contexto;
    • monitorar contratos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • administrar orçamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • agir com empatia;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar cenários;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar relatórios;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • negociar com partes interessadas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerenciar remanejamentos;
    • autorizar pagamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar fatores econômico-financeiros;


    Setores que mais contratam Analista de negócios no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear