Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de Áreas de apoio
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Cargos relacionados:
- Gerente de assuntos corporativos
- Gerente de departamento de vendas
- Analista de mercado
- Gerente de departamento de marketing
- Gerente de área de vendas
- Analista Big Data
- Gerente de comunicação social
- Encarregado de supermercado
- Analista de informações de mercado
- Analista de marketing
- Gerente regional de vendas
- Gerente comercial
Principais locais de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Analista de negócios
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- gerenciar recursos humanos;
- demonstrar competências pessoais;
- implementar atividades de negócios e relacionamentos;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
Atividades
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- gerir nível de satisfação do cliente;
- subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
- revisar planos;
- demonstrar capacidade de negociação;
- realizar estudo de viabilidade;
- tomar decisões;
- demonstrar flexibilidade;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- detectar expectativas e necessidades;
- pensar estrategicamente;
- detectar necessidades de capacitação profissional;
- redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
- administrar conflitos entre partes;
- demonstrar capacidade de síntese;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- identificar necessidade de recursos;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- estabelecer diálogo;
- analisar contexto;
- realizar escuta ativa;
- demonstrar capacidade de abstração;
- realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
- elaborar relatórios;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- encaminhar solicitações aos responsáveis;
- liderar pessoas;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- negociar com clientes;
- demonstrar capacidade de organização;
- negociar com partes interessadas;
- negociar condições e prioridades de projetos;
- estabelecer metas e indicadores de desempenho;
- analisar fatores econômico-financeiros;
- trabalhar em equipe;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- demonstrar habilidades comunicativas;
- estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
- analisar demanda do cliente;
- atender a auditoria interna e externa;
- demonstrar criatividade;
- agir com empatia;
- acompanhar atuação da concorrência;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- saber ouvir;
- avaliar alternativas de soluções;
- acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
- mediar conflitos;
- pesquisar mercado;
- demonstrar visão sistêmica;
Setores que mais contratam Analista de negócios no mercado de trabalho
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Administração de cartões de crédito
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Consultoria em tecnologia da informação
- Corretoras de títulos e valores mobiliários
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Bancos múltiplos, com carteira comercial
- Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Holdings de instituições não-financeiras
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde