Salário para o cargo de Analista de mercadologia (economista)
CBO 2512-05 > Economistas

Analista de mercadologia (economista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Analisam o ambiente econômico, elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ong e outras organizações. Gerem programação econômico-financeira, atuam nos mercados internos e externos, examinam finanças empresariais. Podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

Quanto ganha um Analista de mercadologia (economista)

Um Analista de mercadologia (economista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.628,75 e R$ 16.936,05, com a média salarial de R$ 7.194,29 e o salário mediana em R$ 5.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercadologia (economista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.194,29 86.331,46 1.798,57 34,11
1º Quartil 3.628,75 43.545,03 907,19 17,21
Salário Mediana 5.500,00 66.000,00 1.375,00 26,08
3º Quartil 12.916,15 154.993,82 3.229,04 61,25
Teto Salarial 16.936,05 203.232,55 4.234,01 80,31


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Economistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.478 - 19.305 8.176,05 3.478,29 6.552,00 15.938,42 19.305,09
Rio de Janeiro - RJ 3.738 - 27.411 10.696,63 3.738,28 7.890,00 22.630,97 27.411,31
Campinas - SP 2.571 - 9.783 4.564,35 2.570,88 3.893,00 8.076,52 9.782,52
Brasília - DF 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Belo Horizonte - MG 2.777 - 14.822 5.792,18 2.776,94 4.012,50 12.236,91 14.821,71
Florianópolis - SC 3.422 - 9.482 5.575,57 3.421,95 5.864,00 7.828,09 9.481,62
Curitiba - PR 2.728 - 22.052 7.215,02 2.727,67 4.000,00 18.205,89 22.051,52
Porto Alegre - RS 3.662 - 14.759 6.971,33 3.661,88 6.056,92 12.185,23 14.759,11
Manaus - AM 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Barueri - SP 3.398 - 16.512 6.624,15 3.398,20 4.660,00 13.632,30 16.511,85
São Bernardo do Campo - SP 3.026 - 15.141 7.379,77 3.025,80 7.561,00 12.500,40 15.140,86
Salvador - BA 1.969 - 21.256 6.886,85 1.969,00 4.052,50 17.549,40 21.256,36
Osasco - SP 6.552 - 22.357 11.407,38 6.551,69 10.500,00 18.457,75 22.356,58
Fortaleza - CE 1.962 - 12.022 5.118,01 1.962,25 4.956,50 9.925,25 12.021,76
Londrina - PR 1.750 - 8.056 3.817,14 1.750,00 3.026,00 6.651,00 8.055,89
Recife - PE 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Guarulhos - SP 2.883 - 7.931 3.917,09 2.882,50 3.500,00 6.547,50 7.930,53
Sertãozinho - SP 2.711 - 6.311 3.726,09 2.710,50 3.000,00 5.210,00 6.310,51
Itajaí - SC 3.250 - 12.306 5.733,70 3.250,00 5.616,50 10.160,00 12.306,10
São Luís - MA 6.197 - 12.063 8.960,89 6.197,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.995 - 17.313 7.278,15 2.995,16 5.797,00 14.293,68 17.312,94
Rio de Janeiro 3.458 - 27.090 10.442,80 3.458,04 7.890,00 22.365,61 27.089,90
Minas Gerais 2.544 - 14.607 5.751,83 2.543,97 4.000,00 12.059,58 14.606,93
Santa Catarina 2.979 - 9.625 5.151,38 2.978,74 4.658,38 7.946,36 9.624,88
Paraná 2.445 - 15.166 5.759,05 2.445,42 4.000,00 12.521,21 15.166,07
Rio Grande do Sul 3.312 - 13.571 6.333,87 3.311,64 4.784,00 11.204,06 13.570,69
Distrito Federal 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Goiás 2.428 - 10.218 4.918,39 2.427,57 4.000,00 8.435,71 10.217,59
Ceará 2.020 - 11.755 5.312,32 2.020,43 5.000,00 9.705,29 11.755,33
Amazonas 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Bahia 1.889 - 21.256 6.410,30 1.889,00 4.000,00 17.549,40 21.256,36
Mato Grosso 2.470 - 7.300 3.791,67 2.470,33 3.162,00 6.027,00 7.300,08
Pernambuco 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Maranhão 3.825 - 12.063 8.210,10 3.825,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64
Mato Grosso do Sul 2.197 - 12.010 5.136,11 2.197,00 3.500,00 9.915,50 12.009,95
Espírito Santo 1.612 - 11.915 5.700,70 1.611,92 6.629,00 9.836,71 11.914,52
Pará 6.201 - 19.827 12.158,25 6.201,00 14.259,00 16.369,60 19.827,35
Alagoas 1.521 - 5.795 2.714,78 1.520,85 2.549,50 4.784,00 5.794,52


Principais locais de trabalho

Economistas atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financeira, seguros e previdência privada, administração pública, seguridade social, empresas de consultoria econômica, na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionados com essas atividades, no comércio por atacado e intermediários do comércio. São majoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Economistas

O exercício desse cargo requer curso superior em ciências econômicas ou pós-graduação em economia e registro no Conselho Regional de Economia. O desempenho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.


Funções e atividades do Analista de mercadologia (economista)

Economistas devem:

  • atuar nos mercados internos e externos;
  • exercer mediação, perícia e arbitragem;
  • gerir programação econômico-financeira;
  • analisar ambiente econômico;
  • examinar finanças empresariais;
  • elaborar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento estratégico e de curto prazo;
  • avaliar políticas de impacto coletivo (governo, ongs, outras organizações);
  • executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);

  • Atividades

    • treinar equipe;
    • valorar patrimônio;
    • dialogar com a mídia;
    • verificar execução das ações propostas;
    • identificar estrutura de mercado (concorrência);
    • analisar conjunturas;
    • auxiliar na formulação de políticas comerciais;
    • interpretar resultados;
    • verificar informações da empresa (due diligence);
    • estimar resultados;
    • desenvolver instrumentos de coleta;
    • representar interesses em negociações nacionais e internacionais;
    • detectar novos mercados;
    • desenvolver indicadores;
    • propor ações;
    • demonstrar capacidade verbal línguas estrangeiras;
    • estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira;
    • efetuar análise de crédito;
    • efetuar análise de demonstrativo financeiro;
    • mensurar consequências das ações;
    • sugerir adoção de tecnologia;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • mediar conflitos de interesse;
    • prever atuação dos concorrentes;
    • orçar projetos;
    • administrar riscos;
    • dimensionar recursos humanos e físicos;
    • determinar fontes;
    • selecionar fontes de financiamento;
    • analisar ambiente político-institucional;
    • ministrar cursos;
    • revelar julgamento crítico;
    • emitir laudos e pareceres;
    • delimitar objeto;
    • adaptar linguagem ao público;
    • gerar parâmetros de avaliação;
    • elencar alternativas de ação;
    • analisar sustentabilidade socioeconômica e ambiental;
    • definir produtos e resultados;
    • averiguar barreiras à competição;
    • coletar dados;
    • acompanhar indicadores de mercado;
    • formular conceitos abstratos;
    • delinear problema;
    • justificar projeto;
    • calcular valor de mercado da empresa;
    • administrar carteira de cliente (portfólio);
    • trabalhar em equipe;
    • subsidiar decisões;
    • definir cronograma;
    • estimar custos privados;
    • escrever artigos, livros, boletins econômicos e relatórios;
    • gerir fluxo de caixa;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • processar dados;
    • gerenciar bancos de dados;
    • subsidiar formulação de normas, regulamentos e contratos;
    • definir metodologia;
    • estimar impactos sociais e ambientais (externalidades);
    • estabelecer sentença arbitral;
    • estimar demanda;
    • identificar oportunidades e ameaças no ambiente e na organização;
    • manter-se atualizado;
    • construir cenários;
    • transmitir conhecimentos;
    • planejar investimentos (orçamentos de capital);
    • recrutar equipe;
    • criar produtos financeiros;
    • demonstrar capacidade de uso de recursos de informática;
    • confrontar com custos alternativos;
    • aferir adequação das ações ao problema;
    • analisar tendências de longo prazo;
    • negociar projetos;
    • realizar análises setoriais e regionais;
    • recomendar políticas;
    • aplicar métodos quantitativos;
    • precificar produtos e serviços;
    • apresentar comunicações em eventos;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • proferir palestras;
    • averiguar vantagens comparativas;
    • mostrar criatividade;
    • fiscalizar cumprimento de normas;
    • coordenar projetos;
    • criticar dados;
    • auxiliar em políticas de marketing;
    • indicar fusão, aquisição, parceria etc;
    • levantar bibliografia;


    Setores que mais contratam Analista de mercadologia (economista) no mercado de trabalho

    • Atividades de contabilidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de engenharia
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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