Salário para o cargo de Analista de mercadologia (economista)
CBO 2512-05 > Economistas

Analista de mercadologia (economista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Analisam o ambiente econômico, elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ong e outras organizações. Gerem programação econômico-financeira, atuam nos mercados internos e externos, examinam finanças empresariais. Podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

Quanto ganha um Analista de mercadologia (economista)

Um Analista de mercadologia (economista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.628,75 e R$ 16.936,05, com a média salarial de R$ 7.194,29 e o salário mediana em R$ 5.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercadologia (economista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.194,29 86.331,46 1.798,57 34,11
1º Quartil 3.628,75 43.545,03 907,19 17,21
Salário Mediana 5.500,00 66.000,00 1.375,00 26,08
3º Quartil 12.916,15 154.993,82 3.229,04 61,25
Teto Salarial 16.936,05 203.232,55 4.234,01 80,31


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Economistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.478 - 19.305 8.176,05 3.478,29 6.552,00 15.938,42 19.305,09
Rio de Janeiro - RJ 3.738 - 27.411 10.696,63 3.738,28 7.890,00 22.630,97 27.411,31
Campinas - SP 2.571 - 9.783 4.564,35 2.570,88 3.893,00 8.076,52 9.782,52
Brasília - DF 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Belo Horizonte - MG 2.777 - 14.822 5.792,18 2.776,94 4.012,50 12.236,91 14.821,71
Florianópolis - SC 3.422 - 9.482 5.575,57 3.421,95 5.864,00 7.828,09 9.481,62
Curitiba - PR 2.728 - 22.052 7.215,02 2.727,67 4.000,00 18.205,89 22.051,52
Porto Alegre - RS 3.662 - 14.759 6.971,33 3.661,88 6.056,92 12.185,23 14.759,11
Manaus - AM 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Barueri - SP 3.398 - 16.512 6.624,15 3.398,20 4.660,00 13.632,30 16.511,85
São Bernardo do Campo - SP 3.026 - 15.141 7.379,77 3.025,80 7.561,00 12.500,40 15.140,86
Salvador - BA 1.969 - 21.256 6.886,85 1.969,00 4.052,50 17.549,40 21.256,36
Osasco - SP 6.552 - 22.357 11.407,38 6.551,69 10.500,00 18.457,75 22.356,58
Fortaleza - CE 1.962 - 12.022 5.118,01 1.962,25 4.956,50 9.925,25 12.021,76
Londrina - PR 1.750 - 8.056 3.817,14 1.750,00 3.026,00 6.651,00 8.055,89
Recife - PE 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Guarulhos - SP 2.883 - 7.931 3.917,09 2.882,50 3.500,00 6.547,50 7.930,53
Sertãozinho - SP 2.711 - 6.311 3.726,09 2.710,50 3.000,00 5.210,00 6.310,51
Itajaí - SC 3.250 - 12.306 5.733,70 3.250,00 5.616,50 10.160,00 12.306,10
São Luís - MA 6.197 - 12.063 8.960,89 6.197,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.995 - 17.313 7.278,15 2.995,16 5.797,00 14.293,68 17.312,94
Rio de Janeiro 3.458 - 27.090 10.442,80 3.458,04 7.890,00 22.365,61 27.089,90
Minas Gerais 2.544 - 14.607 5.751,83 2.543,97 4.000,00 12.059,58 14.606,93
Santa Catarina 2.979 - 9.625 5.151,38 2.978,74 4.658,38 7.946,36 9.624,88
Paraná 2.445 - 15.166 5.759,05 2.445,42 4.000,00 12.521,21 15.166,07
Rio Grande do Sul 3.312 - 13.571 6.333,87 3.311,64 4.784,00 11.204,06 13.570,69
Distrito Federal 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Goiás 2.428 - 10.218 4.918,39 2.427,57 4.000,00 8.435,71 10.217,59
Ceará 2.020 - 11.755 5.312,32 2.020,43 5.000,00 9.705,29 11.755,33
Amazonas 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Bahia 1.889 - 21.256 6.410,30 1.889,00 4.000,00 17.549,40 21.256,36
Mato Grosso 2.470 - 7.300 3.791,67 2.470,33 3.162,00 6.027,00 7.300,08
Pernambuco 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Maranhão 3.825 - 12.063 8.210,10 3.825,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64
Mato Grosso do Sul 2.197 - 12.010 5.136,11 2.197,00 3.500,00 9.915,50 12.009,95
Espírito Santo 1.612 - 11.915 5.700,70 1.611,92 6.629,00 9.836,71 11.914,52
Pará 6.201 - 19.827 12.158,25 6.201,00 14.259,00 16.369,60 19.827,35
Alagoas 1.521 - 5.795 2.714,78 1.520,85 2.549,50 4.784,00 5.794,52


Principais locais de trabalho

Economistas atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financeira, seguros e previdência privada, administração pública, seguridade social, empresas de consultoria econômica, na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionados com essas atividades, no comércio por atacado e intermediários do comércio. São majoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Economistas

O exercício desse cargo requer curso superior em ciências econômicas ou pós-graduação em economia e registro no Conselho Regional de Economia. O desempenho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.


Funções e atividades do Analista de mercadologia (economista)

Economistas devem:

  • avaliar políticas de impacto coletivo (governo, ongs, outras organizações);
  • elaborar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);
  • participar do planejamento estratégico e de curto prazo;
  • gerir programação econômico-financeira;
  • examinar finanças empresariais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar nos mercados internos e externos;
  • analisar ambiente econômico;
  • exercer mediação, perícia e arbitragem;
  • comunicar-se;
  • executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);

  • Atividades

    • subsidiar decisões;
    • mensurar consequências das ações;
    • coletar dados;
    • estabelecer sentença arbitral;
    • manter-se atualizado;
    • gerenciar bancos de dados;
    • realizar análises setoriais e regionais;
    • transmitir conhecimentos;
    • mostrar criatividade;
    • auxiliar em políticas de marketing;
    • estimar resultados;
    • criticar dados;
    • treinar equipe;
    • justificar projeto;
    • selecionar fontes de financiamento;
    • calcular valor de mercado da empresa;
    • coordenar projetos;
    • efetuar análise de demonstrativo financeiro;
    • verificar informações da empresa (due diligence);
    • averiguar barreiras à competição;
    • verificar execução das ações propostas;
    • processar dados;
    • analisar sustentabilidade socioeconômica e ambiental;
    • estimar impactos sociais e ambientais (externalidades);
    • escrever artigos, livros, boletins econômicos e relatórios;
    • identificar oportunidades e ameaças no ambiente e na organização;
    • fiscalizar cumprimento de normas;
    • demonstrar capacidade de uso de recursos de informática;
    • propor ações;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • definir produtos e resultados;
    • valorar patrimônio;
    • aferir adequação das ações ao problema;
    • apresentar comunicações em eventos;
    • delimitar objeto;
    • dialogar com a mídia;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • desenvolver indicadores;
    • recrutar equipe;
    • definir cronograma;
    • representar interesses em negociações nacionais e internacionais;
    • gerir fluxo de caixa;
    • elencar alternativas de ação;
    • analisar tendências de longo prazo;
    • indicar fusão, aquisição, parceria etc;
    • levantar bibliografia;
    • auxiliar na formulação de políticas comerciais;
    • orçar projetos;
    • recomendar políticas;
    • aplicar métodos quantitativos;
    • averiguar vantagens comparativas;
    • negociar projetos;
    • administrar carteira de cliente (portfólio);
    • dimensionar recursos humanos e físicos;
    • sugerir adoção de tecnologia;
    • estimar custos privados;
    • administrar riscos;
    • ministrar cursos;
    • construir cenários;
    • definir metodologia;
    • emitir laudos e pareceres;
    • criar produtos financeiros;
    • interpretar resultados;
    • acompanhar indicadores de mercado;
    • subsidiar formulação de normas, regulamentos e contratos;
    • adaptar linguagem ao público;
    • confrontar com custos alternativos;
    • estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira;
    • analisar ambiente político-institucional;
    • trabalhar em equipe;
    • prever atuação dos concorrentes;
    • determinar fontes;
    • efetuar análise de crédito;
    • proferir palestras;
    • desenvolver instrumentos de coleta;
    • estimar demanda;
    • detectar novos mercados;
    • mediar conflitos de interesse;
    • demonstrar capacidade verbal línguas estrangeiras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • revelar julgamento crítico;
    • planejar investimentos (orçamentos de capital);
    • precificar produtos e serviços;
    • identificar estrutura de mercado (concorrência);
    • analisar conjunturas;
    • formular conceitos abstratos;
    • gerar parâmetros de avaliação;
    • delinear problema;


    Setores que mais contratam Analista de mercadologia (economista) no mercado de trabalho

    • Atividades de contabilidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de engenharia
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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