O Gestor de evento (CBO 3548-20) planeja eventos para diversos públicos e com diferentes finalidades - tais como social, empresarial, comunitária, acadêmica, cultural, esportiva ou educacional -, participando da concepção e coordenando organização, montagem e execução da programação. Contrata fornecedores de serviços e elabora material de comunicação. Verifica a satisfação do cliente. Cumpre legislação, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Organizador de evento · Tecnólogo de evento
Planeja o evento, analisando o público-alvo, as características propostas pelo cliente e a finalidade, que pode ser social (como casamentos e aniversários), empresarial ou de negócios (como feiras e reuniões), comunitária (como jantares beneficentes), acadêmica (como festas de formatura), cultural (como espetáculos teatrais e concertos musicais), esportiva (como jogos) ou educacional (como palestras e congressos).
Realiza pesquisas sobre o tema do evento. Propõe programação, local e data do evento. Levanta necessidade de recursos humanos, materiais e financeiros. Elabora orçamento, para aprovação do cliente.
Organiza o evento, elaborando cronograma, dimensionando leiaute, definindo programação visual e preparando cerimonial e/ou roteiro. Seleciona empresas para prestar serviços, tais como apoio a eventos, definição e preparação de alimentos e bebidas e apresentações artísticas e culturais. Prepara documentos para formalização de contratos. Solicita alvará e autorizações para realização do evento. Garante o cumprimento de normas sanitárias estabelecidas nos âmbitos local, estadual e nacional. Observa a legislação vigente em relação à participação de crianças e adolescentes no evento.
Controla o orçamento. Pode buscar patrocínio ou fomento, junto a organizações e instituições públicas ou privadas.
Realiza a divulgação do evento. Capta cadastro do público-alvo, expede convites e registra participantes.
Contrata fornecedores de serviços. Contrata atrações artísticas e culturais.
Coordena a montagem da infraestrutura do evento e a decoração do espaço. Controla o armazenamento e o manuseio de alimentos a serem servidos no evento.
Durante o evento, atende participantes, convidados, imprensa, autoridades e expositores. Monitora a recepção dos convidados e os serviços prestados pelos contratados.
Após o evento, coordena a desmontagem e libera ordem de pagamento dos serviços prestados. Realiza prestação de contas. Verifica satisfação do cliente.
Pode aplicar modelos de gestão e operar ferramentas e sistemas informatizados para realizar estudo de custos, elaborar contratos, programar e efetuar o cálculo do pagamento aos fornecedores e às equipes de trabalho, e prestar contas ao cliente.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3548-20 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Organização de Eventos, Buffets, Espetáculos e Artes Cênicas, Agências de Trabalho Temporário, Hotéis, Agenciamento de Mídia.
O exercício dessas ocupações requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício dessas ocupações. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
O curso de Eventos é a porta de entrada mais comum (tecnologo), com duração típica de 36 meses.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Leitura e interpretação de desenho técnico | 3 | 3 | 4 |
| Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - desenho de leiautes | 3 | 3 | 4 | ||
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Internet | 3 | 3 | 3 | |
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - informática aplicada a eventos | 4 | 4 | 4 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Arquitetura e organização do espaço | Organização do espaço | 3 | 3 | 3 |
| Comunicação | Outros conhecimentos de comunicação - relacionamento com clientes e fornecedores aplicado a eventos | 4 | 4 | 3 | |
| Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 3 | 3 | 3 | |
| Legislação trabalhista | 3 | 3 | 3 | ||
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 4 | 4 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 4 |
| Português instrumental | 3 | 3 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Administração e gestão | Gestão de pessoas | 3 | 3 | 3 |
| Gestão de suprimentos | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de administração e gestão - gestão de contratos de prestação de serviços | 3 | 3 | 4 | ||
| Empreendedorismo e empresas emergentes (startup) | Outros conhecimentos de empreendedorismo e empresas emergentes - startup - noções de empreendedorismo aplicado a eventos | 4 | 4 | 4 | |
| Logística | Outros conhecimentos de logística - logística aplicada a eventos | 3 | 4 | 3 | |
| Planejamento de empresa | Plano de negócios | 3 | 3 | 3 | |
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 3 | 3 | |
| Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção - pcp - processos de planejamento e controle de produção aplicado a eventos | 3 | 4 | 3 | ||
| Processos administrativos e organizacionais | Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - processos administrativos e organizacionais aplicados a eventos | 3 | 3 | 3 | |
| Processos contábeis e financeiros | Custo | 3 | 3 | 3 | |
| Outros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - processos contábeis e financeiros aplicados a eventos | 3 | 3 | 3 | ||
| Processos de recursos humanos | Rotinas de administração de pessoas | 2 | 3 | 3 | |
| Rotinas de recrutamento e seleção de pessoal | 2 | 3 | 3 | ||
| Qualidade e produtividade | Gestão da qualidade | 3 | 3 | 3 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 5 | |
| Primeiros socorros | 3 | 3 | 5 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de saúde e segurança - conceitos de saúde e segurança do trabalho aplicados a eventos | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de saúde e segurança - equipamentos de proteção individual (epis) aplicados a eventos | 4 | 4 | 5 | ||
| Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Automação na área de turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Automação em eventos | 4 | 4 | 3 |
| Eventos e lazer | Cerimonial e protocolo | 2 | 2 | 2 | |
| Comercialização de eventos | 3 | 3 | 3 | ||
| Coordenação da execução de eventos | 4 | 4 | 5 | ||
| Divulgação de eventos | 3 | 3 | 4 | ||
| Infraestrutura para realização de eventos | 4 | 4 | 5 | ||
| Planejamento de eventos | 4 | 4 | 5 | ||
| Recepção de eventos | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de eventos e lazer - avaliação de projeto de evento | 3 | 4 | 3 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Normas técnicas para eventos | 3 | 4 | 3 | |
| Robotização na área de turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Robotização na área de eventos | 3 | 3 | 3 | |
| Tecnologia em turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Tecnologia na área de eventos | 3 | 3 | 3 | |
| Turismo | Outros conhecimentos de turismo - turismo de eventos | 3 | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 3 |
| Escuta ativa | 3 | 2 | |
| Expressão oral | 3 | 2 | |
| Compreensão escrita | 4 | 3 | |
| Expressão escrita | 4 | 3 | |
| Persuasão | 3 | 3 | |
| Negociação | 3 | 3 | |
| Habilidade de orientar serviços | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 4 | 4 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 4 | 4 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Classificação de dados | 2 | 2 | |
| Compreensão numérica | 3 | 3 | |
| Expressão numérica | 3 | 3 | |
| Análise de dados | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Flexibilidade de extensão | 3 | 3 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 |
| Destreza manual | 2 | 2 | |
| Coordenação multimembros | 2 | 2 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Reconhecimento de fala | 4 | 4 | |
| Clareza de fala | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 4 | 5 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - orientação espacial | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 4 | 4 | |
| Troca de informações | 4 | 4 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 4 | |
| Cooperação | 5 | 5 | |
| Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços | 3 | 3 | |
| Orientação de pessoas | 4 | 4 | |
| Coordenação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 4 | 4 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 4 | 4 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 4 | 4 |
| Análise sistêmica | 3 | 3 | |
| Análise de riscos | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
Atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.
O Gestor de evento (CBO 3548-20) pertence à família dos Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .
O código é CBO 3548-20 (ou CBO 354820 sem o hífen), dentro da família 3548 (Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).
Planeja eventos para diversos públicos e com diferentes finalidades - tais como social, empresarial, comunitária, acadêmica, cultural, esportiva ou educacional -, participando da concepção e coordenando organização, montagem e execução da programação. Contrata fornecedores de serviços e elabora material de comunicação. Verifica a satisfação do cliente. Cumpre legislação, normas sanitárias e normas…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Organização de Eventos, Buffets, Espetáculos e Artes Cênicas, Agências de Trabalho Temporário.
A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.