Salário para o cargo de Técnico em masterização de áudio
CBO 3741-15 > Técnicos em áudio

Técnico em masterização de áudio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Técnico em masterização de áudio

Um Técnico em masterização de áudio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,44 e R$ 2.327,80, com a média salarial de R$ 1.402,25 e o salário mediana em R$ 1.355,17 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em masterização de áudio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.402,25 16.827,00 350,56 6,79
1º Quartil 1.172,44 14.069,27 293,11 5,68
Salário Mediana 1.355,17 16.262,04 338,79 6,56
3º Quartil 1.775,28 21.303,37 443,82 8,59
Teto Salarial 2.327,80 27.933,62 581,95 11,27


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.173 - 1.641 1.260,91 1.172,85 1.188,57 1.355,17 1.641,42
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Mauá - SP 1.991 - 2.877 2.100,69 1.991,25 2.027,89 2.375,27 2.877,00
Porto Velho - RO 1.077 - 1.979 1.357,61 1.077,00 1.500,00 1.633,91 1.979,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.175 - 2.168 1.383,38 1.175,47 1.355,17 1.790,06 2.168,17
Rondônia 1.052 - 1.898 1.222,41 1.052,42 1.092,90 1.566,96 1.897,94
Rio de Janeiro 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Pará 1.203 - 2.657 1.539,42 1.203,37 1.221,42 2.193,47 2.656,80
Mato Grosso 1.045 - 1.650 1.118,40 1.045,00 1.050,00 1.362,00 1.649,70


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em masterização de áudio

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • tratar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar concentração;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • cumprir roteiro do evento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • mapear pistas de gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • definir mapa de palco e input list;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • conduzir a pista;
    • selecionar estilos musicais;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar iniciativa;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • gerar master;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • interagir com o público;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • lidar com imprevistos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • equalizar registros sonoros;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • adequar repertório ao público;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar ambiente de gravação;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • organizar repertório;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • selecionar registros sonoros;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • embalar equipamentos;
    • discutir briefing do evento;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • gerenciar repertório;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • definir padrões de sincronismo;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • mixar banda musical;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • orçar evento;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar com precisão;
    • operar equipamentos específicos;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • orientar microfonista e assistente;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • editar registros sonoros;
    • interagir com áreas afins;
    • inserir áudio descrição;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • trabalhar em equipe;
    • mixar músicas;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • selecionar repertório;
    • limpar equipamentos;
    • divulgar trabalho;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • configurar sistemas de gravação;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • trabalhar sob pressão;
    • analisar sinais de áudio;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar paciência;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;


    Setores que mais contratam Técnico em masterização de áudio no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Casas de festas e eventos
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Produção musical
    • Telecomunicações por satélite
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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