Quanto ganha um Professor de arquitetura
Um Professor de arquitetura trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.799,21 e R$ 13.792,74, com a média salarial de R$ 5.756,32 e o salário mediana em R$ 4.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.756,32 | 69.075,84 | 1.439,08 | 56,52 |
1º Quartil | 2.799,21 | 33.590,53 | 699,80 | 27,48 |
Salário Mediana | 4.475,00 | 53.700,00 | 1.118,75 | 43,94 |
3º Quartil | 10.518,93 | 126.227,18 | 2.629,73 | 103,28 |
Teto Salarial | 13.792,74 | 165.512,87 | 3.448,18 | 135,42 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Belo Horizonte - MG | 2.443 - 19.790 | 6.907,61 | 2.443,47 | 4.770,00 | 16.338,56 | 19.789,75 |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.594,36 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Recife - PE | 2.473 - 7.895 | 4.556,23 | 2.472,50 | 4.504,00 | 6.518,40 | 7.895,28 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.433 - 3.473 | 2.376,66 | 1.433,00 | 2.677,47 | 2.867,00 | 3.472,60 |
Passo Fundo - RS | 1.827 - 5.772 | 2.884,33 | 1.827,00 | 2.520,50 | 4.765,00 | 5.771,51 |
Fortaleza - CE | 1.504 - 17.648 | 5.556,00 | 1.504,00 | 3.836,00 | 14.570,00 | 17.647,62 |
São Caetano do Sul - SP | 1.700 - 6.631 | 3.369,20 | 1.700,00 | 3.517,00 | 5.475,00 | 6.631,48 |
Jaguariaiva - PR | 5.478 - 7.408 | 5.605,60 | 5.478,00 | 5.478,00 | 6.116,00 | 7.407,88 |
Limeira - SP | 3.558 - 5.742 | 4.134,80 | 3.558,00 | 4.227,00 | 4.741,00 | 5.742,44 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 2.334 - 18.972 | 6.666,07 | 2.334,32 | 4.510,00 | 15.663,50 | 18.972,10 |
Rio Grande do Sul | 2.037 - 17.399 | 6.490,06 | 2.037,25 | 5.308,50 | 14.364,75 | 17.399,02 |
São Paulo | 2.035 - 11.960 | 5.011,41 | 2.035,00 | 4.227,00 | 9.874,50 | 11.960,29 |
Rio de Janeiro | 1.590 - 7.211 | 3.376,35 | 1.589,67 | 2.807,47 | 5.953,67 | 7.211,26 |
Paraná | 2.082 - 7.022 | 4.093,00 | 2.081,50 | 3.771,00 | 5.797,00 | 7.021,50 |
Santa Catarina | 9.290 - 11.703 | 9.594,36 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Pernambuco | 2.473 - 7.895 | 4.556,23 | 2.472,50 | 4.504,00 | 6.518,40 | 7.895,28 |
Ceará | 2.124 - 14.942 | 5.782,00 | 2.124,00 | 4.438,00 | 12.336,00 | 14.941,73 |
Espírito Santo | 1.904 - 9.353 | 4.251,25 | 1.904,00 | 2.901,50 | 7.721,50 | 9.352,51 |
Principais locais de trabalho
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções e atividades do Professor de arquitetura
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:
Atividades
- representar a instituição em programas institucionais;
- promover seminários e discussões;
- elaborar dossiê para obtenção de patente;
- orientar estagiários;
- chefiar departamento;
- ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
- coordenar programas de pós-graduação;
- ministrar aulas práticas (de atelier);
- discutir resultados em equipe;
- buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- elaborar plano de orientação;
- ensinar através do projeto;
- preparar aula de laboratório;
- publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- traduzir textos científicos e técnicos;
- dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- ministrar aulas de campo;
- manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- prestar consultoria;
- elaborar projeto de pesquisa;
- orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- orientar monitores;
- realizar visitas técnicas;
- ministrar aulas para ensino a distância;
- gerir órgãos de administração superior da universidade;
- atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- ministrar cursos de extensão;
- participar da avaliação de cursos;
- atender alunos no apoio à atividade didática;
- orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- montar laboratórios de ensino;
- ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- negociar direitos sobre patentes;
- ter titulação na área ou em áreas afins;
- estimular processo de ensino-aprendizado;
- orientar alunos para exames, concursos e competições;
- assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- associar ensino e pesquisa;
- ensinar a projetar espaços e ambientes;
- divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
- ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- ministrar aulas expositivas;
- participar da organização de congressos e eventos;
- publicar trabalhos em anais de congressos;
- preparar acervo técnico;
- propor novas disciplinas;
- trabalhar em equipe;
- escrever livros didáticos;
- ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
- preparar exercícios e provas;
- coordenar projetos;
- criar página na internet para disciplina;
- elaborar pareceres;
- elaborar relatório de pesquisa;
- desenvolver métodos de ensino;
- associar ensino e extensão;
- supervisionar estágios;
- processar as informações levantadas;
- buscar recursos financeiros;
- elaborar projetos institucionais;
- criar metodologia de pesquisa;
- avaliar teses, dissertações, monografias;
- realizar projetos de extensão;
- pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
- participar de bancas de concursos;
- reestruturar disciplinas;
- analisar informações coletadas;
- executar levantamento de campo;
- informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- participar de entidades de classe;
- planejar aulas de campo;
- ministrar aulas práticas (em laboratório);
- orientar alunos de graduação (tutoria);
- coordenar laboratórios;
- conhecer idiomas estrangeiros;
- dirigir associações científicas e técnicas;
- participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- preparar material multimeios;
- dar entrevistas;
- participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
- coordenar ensino e curso de graduação;
- ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- elaborar projetos de interesse social;
- participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- participar de reestruturação de currículos;
- corrigir provas, exercícios e projetos;
- assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
- divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- preparar material audiovisual;
- participar de órgãos colegiados;
- ministrar aulas práticas em plantas piloto;
- avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- ministrar palestras;
- preparar textos, apostilas;
- divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- participar de projetos sociais e comunitários;
- capacitar recursos humanos para pesquisa;
- definir linhas de pesquisa;
- dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
- estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- executar experimentos e observações;
- participar de congressos, eventos etc;
- participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- dominar o uso de recursos didáticos;
- coordenar cursos e programas de extensão;
- promover intercâmbio entre universidades;
- disponibilizar informações na internet;
- participar de comissão de seleção de docentes;
- publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- participar de associações científicas e técnicas;
- participar de exposições e mostras;
- participar de comissões;
- participar de comissões de seleção de alunos;
- coordenar convênios;
- divulgar trabalhos através da internet;
- participar em conselhos e órgãos reguladores;
- coordenar seminários de avaliação;
Setores que mais contratam Professor de arquitetura no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação superior - graduação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades associativas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br