Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • definir planos táticos;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • comunicar-se;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;

Atividades

  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • definir estratégias;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar dinamismo;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • desenvolver expressão escrita;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • cultivar autoconhecimento;
  • demonstrar objetividade;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • delinear visão;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • acompanhar orçamento;
  • demonstrar liderança;
  • identificar necessidades de mudança;
  • dimensionar recursos;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • participar de comitês;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • desenvolver visão holística;
  • demonstrar espírito crítico;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • definir ações de melhoria;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • definir indicadores de desempenho;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • definir missão;
  • elaborar orçamento;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • identificar fornecedores;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • representar a instituição;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • identificar fontes de financiamento;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • avaliar execução do plano tático;
  • avaliar fatores de impacto;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • desenvolver expressão verbal;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • definir portfólio de projetos;
  • facilitar a interação entre setores;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • propor orçamento;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: