Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
- Diretores de Áreas de apoio
- Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.
Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:
- formular políticas de cargos, salários e benefícios;
- participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
- liderar atividades do departamento pessoal;
- coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
- conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
Atividades
- supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
- conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
- mostrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de empreender;
- formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
- participar de seminários, na área de recursos humanos;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
- trabalhar com pessoas;
- conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
- acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
- adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
- estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
- agir com ética profissional;
- estudar o clima organizacional da empresa em foco;
- supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
- propor desenho de fluxograma organizacional;
- aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
- aprovar campanhas sociais;
- assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
- definir políticas e planos de benefícios;
- desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
- solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
- participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
- dimensionar quadro de funcionários;
- acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
- acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
- avaliar cultura da empresa;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
- orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
- participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
- elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
- avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
- avaliar planos de benefícios;
- desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
- mostrar liderança;
- recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
- aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
- acompanhar evolução da folha de pagamentos;
- participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
- participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
- agir como facilitador;
- dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
- assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
- assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
- participar nas definições dos eventos corporativos;
- acompanhar plano e custo de treinamento;
- analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- negociar;
- elaborar estratégias de contenção de custos;
- propor políticas de responsabilidade social da empresa;
- participar na elaboração das metas orçamentárias;
- avaliar o passivo trabalhista;
- aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
- acompanhar estado da arte da remuneração variável;
- participar da aprovação do orçamento de treinamento;
- reciclar-se constantemente;
- propor políticas de movimentação de pessoal;
- trabalhar em equipe;
- promover programas de integração entre as empresas;