Quanto ganha um Chefe de máquina - no transporte marítimo
Um Chefe de máquina - no transporte marítimo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.367,26 e R$ 4.358,78, com a média salarial de R$ 2.088,51 e o salário mediana em R$ 1.701,80 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.088,51 | 25.062,10 | 522,13 | 9,69 |
1º Quartil | 1.367,26 | 16.407,16 | 341,82 | 6,34 |
Salário Mediana | 1.701,80 | 20.421,60 | 425,45 | 7,90 |
3º Quartil | 3.324,19 | 39.890,26 | 831,05 | 15,42 |
Teto Salarial | 4.358,78 | 52.305,30 | 1.089,69 | 20,22 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Operadores de produção, captação, tratamento e distribuição (energia, água e utilidades)
- Operadores de utilidades
- Operadores de máquinas a vapor e utilidades
Cargos relacionados:
- Operador de máquinas fixas
- Operador de abastecimento de combustível de aeronave
- Foguista de caldeira de trem
- Abastecedor de caldeira
- Foguista de trem
- Operador de máquina de compressão de ar
- Foguista (locomotivas a vapor)
- Operador de bombas (estação de bombeamento)
- Operador de caldeira
- Manipulador de máquinas fixas
- Carvoeiro - no transporte ferroviário
- Técnico de abastecimento de combustível de aeronave
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Luís - MA | 1.572 - 2.190 | 1.732,04 | 1.571,52 | 1.795,55 | 1.808,15 | 2.190,09 |
São Paulo - SP | 1.660 - 3.638 | 2.385,00 | 1.659,50 | 2.513,00 | 3.003,89 | 3.638,40 |
Itajaí - SC | 1.542 - 7.964 | 4.138,36 | 1.541,53 | 4.697,77 | 6.574,85 | 7.963,65 |
Curitiba - PR | 1.500 - 2.422 | 1.674,13 | 1.500,00 | 1.500,00 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.435 - 2.462 | 1.581,98 | 1.434,83 | 1.445,74 | 2.032,35 | 2.461,64 |
Guarujá - SP | 1.200 - 2.147 | 1.364,46 | 1.199,77 | 1.242,94 | 1.772,20 | 2.146,55 |
Barcarena - PA | 1.443 - 3.688 | 1.902,53 | 1.442,52 | 1.747,04 | 3.044,77 | 3.687,91 |
Rio Grande - RS | 2.144 - 3.053 | 2.241,13 | 2.143,81 | 2.187,76 | 2.520,54 | 3.052,95 |
Nova Prata do Iguaçu - PR | 1.045 - 1.453 | 1.131,74 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.200,00 | 1.453,48 |
Macaé - RJ | 1.426 - 6.460 | 3.338,59 | 1.425,97 | 2.666,67 | 5.333,33 | 6.459,89 |
Manaus - AM | 1.045 - 4.945 | 1.479,44 | 1.045,00 | 1.045,65 | 4.082,80 | 4.945,21 |
Cáceres - MT | 1.057 - 1.476 | 1.116,61 | 1.057,16 | 1.105,90 | 1.218,90 | 1.476,37 |
Serra dos Aimorés - MG | 1.150 - 1.392 | 1.149,50 | 1.149,50 | 1.149,50 | 1.149,50 | 1.392,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.319 - 3.634 | 2.194,13 | 1.319,08 | 2.513,00 | 3.000,11 | 3.633,83 |
Maranhão | 1.572 - 2.190 | 1.732,04 | 1.571,52 | 1.795,55 | 1.808,15 | 2.190,09 |
Santa Catarina | 1.542 - 7.964 | 3.947,16 | 1.541,53 | 4.697,77 | 6.574,85 | 7.963,65 |
Paraná | 1.112 - 2.433 | 1.524,29 | 1.112,24 | 1.500,00 | 2.008,80 | 2.433,12 |
Rio de Janeiro | 1.437 - 4.472 | 2.139,71 | 1.436,99 | 1.491,38 | 3.692,36 | 4.472,30 |
Pará | 1.237 - 4.220 | 2.068,14 | 1.236,81 | 1.803,37 | 3.484,28 | 4.220,26 |
Rio Grande do Sul | 2.144 - 2.919 | 2.222,05 | 2.143,81 | 2.187,76 | 2.409,61 | 2.918,59 |
Minas Gerais | 1.144 - 1.993 | 1.317,29 | 1.144,00 | 1.149,50 | 1.645,77 | 1.993,40 |
Mato Grosso | 1.090 - 1.809 | 1.286,86 | 1.089,65 | 1.350,00 | 1.493,18 | 1.808,58 |
Amazonas | 1.045 - 4.945 | 1.479,44 | 1.045,00 | 1.045,65 | 4.082,80 | 4.945,21 |
Ceará | 1.045 - 1.272 | 1.048,00 | 1.045,00 | 1.050,00 | 1.050,00 | 1.271,79 |
Principais locais de trabalho
Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades
Para o exercício desse cargo requer-se, predominantemente, ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Para as ocupações operador de estação de bombeamento, maquinista de embarcações e operador de abastecimento de combustível de aeronave requer-se ensino médio concluído. Ao operador de estação de bombeamento e ao maquinista de embarcações, é exigido curso técnico em áreas correlatas requer- se curso básico de mais de 400 horas, curso de Brigada de Incêndio e curso MOPP para o operador de abastecimento de combustível de aeronave. O pleno desempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiência profissional, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Chefe de máquina - no transporte marítimo
Operadores de máquinas a vapor e utilidades devem:
Atividades
- interpretar normas de segurança e de meio ambiente;
- trabalhar em equipe;
- programar máquinas;
- requisitar materiais e insumos;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
- armazenar resíduos em condições seguras;
- carregar baterias com carvão;
- vistoriar tubulações da caldeira;
- verificar vazão da água;
- recolher equipamentos de abastecimento;
- efetuar descarga de fundo;
- zelar pelo patrimônio da empresa;
- armazenar amostras;
- iniciar queima de combustível na fornalha;
- inspecionar instalações fixas;
- trocar filtros de óleo;
- limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes;
- realizar testes a frio nas baterias;
- controlar demanda do ar comprimido;
- coletar amostras;
- elevar a pressão nos vasos, por meio de compressor de gás;
- conectar cabo antiestático;
- interpretar relatórios da produção;
- limpar fornalhas;
- controlar temperatura e umidade de câmaras e túneis de congelamento;
- preparar soluções de produtos químicos, conforme orientações do fornecedor e responsável técnico.;
- controlar umidade do carvão;
- estar comprometido com a preservação do meio ambiente;
- demonstrar senso de organização;
- identificar tipo de combustível;
- utilizar compressor de gás para separação de produtos (gasolina e glp);
- interpretar normas técnicas operacionais;
- identificar defeitos;
- solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos;
- drenar óleo da instalação frigorífica;
- controlar distribuição de vapor;
- identificar aeronave no pátio (prefixo, posição, destino, número do voo);
- abastecer fornalha com combustível;
- alterar configurações;
- efetuar análises granulométrica do carvão;
- receber dados de abastecimento;
- verificar nível de óleo e água dos equipamentos;
- demarcar área de risco;
- elaborar relatórios de funcionamento;
- controlar temperatura do vapor superaquecido;
- emitir comprovante de venda;
- dirigir veículos da frota abastecedora (cta / srv);
- demonstrar iniciativa;
- comunicar acidentes e incidentes no trabalho;
- inspecionar combustão da fornalha;
- controlar nível de água no tanque de alimentação;
- identificar condições inseguras;
- inspecionar máquinas e equipamentos;
- usar equipamentos de proteção individual;
- acionar máquinas e equipamentos;
- efetuar testes de millipore nos filtros dos equipamentos fixos e móveis (colorimétrico e gravimétrico);
- controlar tiragem de vapor da caldeira;
- controlar pressão de condensação e evaporação;
- inspecionar sistema de segurança do compressor de ar;
- receber autorização de abastecimento do cliente;
- contabilizar movimentações ocorridas (entrada e saída de combustível);
- limpar válvulas;
- limpar queimadores;
- anotar dados sobre sistema de bombeamento;
- revisar bombas de amônio;
- controlar entrada de ar nos queimadores;
- realizar pequenos reparos;
- adaptar-se a situações adversas;
- configurar máquinas e equipamentos;
- aplicar normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente;
- controlar a pressão e vazão de óleo nos queimadores;
- realizar controle de estoque dos tanques abastecedores;
- manusear válvulas;
- acionar compressores de ar;
- registrar dados sobre o funcionamento de compressores de ar;
- bloquear equipamentos em situação de risco;
- acionar sistema aeroportuário em caso de emergência;
- verificar estoque de combustível;
- completar nível de água e óleo;
- demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita;
- efetuar degelos em câmaras e túneis de congelamento;
- destanquear aeronave;
- conservar praça de máquinas;
- interpretar fluxograma de distribuição de utilidades;
- monitorar manutenção de máquinas e equipamentos;
- ajustar máquinas e equipamentos;
- alinhar bombeio (recebimento de combustível);
- controlar temperatura e pressão;
- preparar amostras para análise química / armazenamento;
- registrar condições de funcionamento dos equipamentos de abastecimento;
- controlar vazão do sistema de bombeamento;
- controlar vazão e pressão dos caminhões de abastecimento;
- medir densidade, temperatura e condutividade do combustível;
- demonstrar predisposição para atualização profissional;
- controlar refrigeração do compressor de ar;
- posicionar veículo de abastecimento;
- conectar cabo de aterramento;
- abastecer instalação frigorífica com amônia;
- medir ph, condutividade e índice de sílica da água;
- controlar pressão da caldeira;
- acionar bico de combustível (sobre a asa da aeronave);
- calibrar máquinas e equipamentos;
- inspecionar remoção dos equipamentos após abastecimento da aeronave;
- trabalhar com atenção;
- efetuar drenagem de equipamentos;
- controlar níveis de produtos bombeados;
- limpar tubulações da caldeira;
- conectar válvulas de abastecimento (sob a asa da aeronave);
- trabalhar sob pressão;
- avaliar condições da bateria (acumulador de energia);
- verificar pressão do ar comprimido;
- detectar presença de água e impurezas no combustível;
- ajustar dimensões;
- elevar a pressão do gás para distribuição;
- verificar disponibilidade de material de apoio (rádio comunicador, kit de controle de qualidade, comprovante de entrega, etc);
- controlar dosagem de soluções de produtos químicos;
- registrar dados sobre funcionamento da caldeira;
- trocar elementos filtrantes;
- operar painel de instrumentos da aeronave (quando previsto em contrato);
- testar o funcionamento de máquinas e equipamentos;
- realizar preaquecimento de máquinas e equipamentos;
- elaborar procedimentos operacionais;
- demonstrar capacidade de concentração;
- inspecionar carregamento de carvão nas baterias;
- trocar óleo de máquinas e equipamentos;
- conferir quantidades de carvão na torre das baterias;
- extrair ar do sistema de bombeamento;
- conectar tubulações flexíveis;
- lubrificar máquinas e equipamentos;
- realizar testes bacteriológicos;
- inspecionar válvulas e elementos filtrantes;
- avaliar tensão das correias;
- identificar redes de distribuição de utilidades;
- controlar tiragem de gases da fornalha;
- controlar quantidade de combustível na fornalha;
- auxiliar na análise preliminar de riscos;
Setores que mais contratam Chefe de máquina - no transporte marítimo no mercado de trabalho
- Navegação de apoio portuário
- Navegação de apoio marítimo
- Pesca de peixes em água salgada
- Obras portuárias, marítimas e fluviais
- Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Transporte por navegação de travessia, municipal
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos
- Transporte aquaviário para passeios turísticos
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br